Criar uma Loja Virtual Grátis

Partilhe esta Página



Total de visitas: 15687
Lições para Célula
Lições para Célula

LIÇÃO FÉ X INCREDULIDADE – Lucas 1:5-38

 

  INTRODUÇÃO

 Leia, com os presentes, o texto-base desta lição: Lucas 1:5-38

 • O texto apresenta-nos duas histórias: a predição do nascimento de João Batista e a predição do nascimento de Jesus.

 • São duas histórias semelhantes. Gabriel, anjo de Deus, em ambas as histórias, fez visitas com o objetivo de anunciar a concepção e o nascimento de dois grandes homens. Nas duas histórias, não havia a possibilidade de a gravidez ocorrer: na primeira, por causa da esterilidade e idade de Isabel e, na segunda, por causa da virgindade de Maria.

 • Porém há um diferencial entre essas duas histórias: na primeira, Zacarias reagiu ao anúncio do anjo com incredulidade, enquanto que, na segunda, Maria respondeu com fé. Baseado nisso vamos extrair desse texto algumas lições práticas.

 As impossibilidades humanas

 Repita a leitura dos seguintes versículos: Lucas 1:6 e 7 e Lucas 1:26 e 27. De acordo com os textos, era impossível que Isabel e Maria ficassem grávidas. Posto isso, gere um bate-papo a partir das seguintes perguntas:

 1. Quais são, hoje, as suas impossibilidades? Quais são os problemas e desafios que você tem enfrentado e considera impossíveis de serem solucionados e superados?

 2. Isabel e Maria receberam promessas da parte de Deus. A partir da sua vida, existe alguma promessa que Deus feito e que você considera impossível que se cumpra?

 Sempre nos deparamos em nossas vidas com impossibilidades. Em ambas as histórias as impossibilidades estavam presentes. A diferença está na reação perante elas.

 Fé x Incredulidade

 Repita a leitura dos seguintes versículos: Lucas 1:18-20 e Lucas 1:34-38. A partir de ambos os textos, podemos perceber que ambos, Zacarias e Maria, tinham consciência de suas impossibilidades.

 3. O que diferenciou a atitude de Maria da de Zacarias?

 Vejam que Zacarias e Maria olharam para suas impossibilidades. O diferencial foi que Maria também contemplou o poder de Deus e creu que seria possível sua gravidez, ainda mais porque o próprio Deus o estava dizendo.

 4. Pense nas promessas de Deus. Você crê que Ele é poderoso e fiel para cumpri-las?

 5. Pense em seus problemas e desafios impossíveis. Você crê que Deus é poderoso para solucioná-los e supera-los?

 Após anunciar a promessa de Deus a Maria, o anjo Gabriel lhe diz: “nada é impossível para Deus” (Lc 1.37). Diante disso e de sua impossibilidade, Maria optou por crer.

 CONCLUSÃO:

 • Todos nós enfrentamos e enfrentaremos impossibilidades em nossas vidas. A grande questão, então, está em que resposta daremos diante das impossibilidades: fé ou incredulidade.

 DESAFIOS:

 1. Pense sobre as impossibilidades de sua vida e na reação que você tem tido diante delas.

 2. Na próxima semana, fique atento e procure responder com fé nessas situações.

 

 

 

LIÇÃO CÉLULA – RENOVAÇÃO DA MENTE - Romanos 12.1 e 2

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

  INTRODUÇÃO

 Ser como Jesus Cristo é um dos propósitos de Deus para o cristão. A Bíblia afirma que a vontade do Pai é ter muitos filhos à imagem e semelhança de Cristo. Romanos 8.28 e 29 diz que o destino que Deus traçou para aqueles que o amam e foram por Ele chamados é “serem conformes à imagem de seu filho, afim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Em 1Coríntios 11.1, Paulo chama os cristãos a serem seus imitadores, assim como ele tem imitado a Cristo (1Co 4.16 e Ef 5.1).

 Para sermos como Jesus, é necessário termos o nosso caráter transformado, afinal, a imagem de Deus em nós foi corrompida pelo pecado. Paulo ensina que essa transformação é operada pelo Espírito Santo na medida em que vamos experimentando a presença de Deus em nossas vidas. Ele diz em 2Coríntios 3.18: “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Em Romanos 12.2, o apóstolo também trata sobre esse assunto, dando algumas diretrizes claras como o cristão pode ser transformado e qual é a finalidade disso. O texto da lição de hoje fala sobre o processo de transformação pelo qual o crente de vê passar, objetivando, como dito na introdução, ser como Jesus é. Para uma melhor assimilação do seu conteúdo, ele pode ser dividido em três partes. São elas:

 1ª. E não vos conformeis com este século

 1. O verbo grego traduzido por “conformar” tem o sentido de moldar a mente e o caráter de alguém ao padrão de outra pessoa. A palavra grega traduzida por “século” representa o sistema de ideias e valores opostos a Deus. O que Paulo está dizendo é que o cristão não deve ter a sua mente e o seu caráter moldados conforme as ideias e valores do mundo. Para um melhor entendimento, segue uma ilustração: para se fazer bolos, é necessário o uso de uma forma. Quando a massa não assada é despejada na forma, ela logo toma para si o seu formato. Após ser assado, o bolo, mesmo que retirado da forma, terá exatamente os seus contornos, o que pode se dar de maneiras variadas. Paulo adverte que isso não aconteça com o cristão conforme os moldes do mundo.

 a) Quais as ideias e valores contrários a Deus que estão infestando o mundo atualmente?

 2ª. Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente

 1. O verbo grego correspondente a transformar é de onde vem a palavra metamorfose do português. Essa palavra nos leva a pensar na borboleta. Em biologia, estuda-se que a borboleta não vem ao mundo como geralmente a vemos, com belas asas coloridas, voando graciosamente entre as flores de um jardim. Antes de chegar a essa forma, a borboleta é uma lagarta com oito pares de patas, que se alimenta principalmente de folhas, pode, por isso, causar prejuízos a plantações e provoca nojo em algumas pessoas. Para ser borboleta, a lagarta passa por um processo de mudança de forma, o que é chamado de metamorfose. Durante um determinado tempo, ela fica em um casulo, onde se transforma em borboleta. Após esse período, ela rompe o casulo e passa, então, a voar, alimentando-se do néctar das flores e embelezando o ambiente com suas cores. Que transformação! É exatamente isso que Paulo ordena aos romanos e a nós.  Que nós mudemos de uma forma mundana para outra conforme os princípios de Deus.

 2. Como isso pode acontecer? A resposta é: através da renovação da mente. Renovando a mente seremos transformados de um padrão mundano para outro segundo a vontade de Deus. A palavra grega traduzida por renovação tem também o sentido de restauração e de completa mudança para melhor. Mente diz respeito à sede dos pensamentos, a partir da qual percebemos, entendemos e avaliamos a realidade. Com renovação da mente, então, Paulo está querendo dizer que é necessário que o cristão passe por um processo de troca de pensamentos.

 3. Os pensamentos do mundo devem ser trocados por outros, melhores, de acordo com a mente divina, os quais produzirão uma nova vida. De maneira prática, isso poderia se dar assim: um homem, apesar de casado, tem relações extraconjugais com outras mulheres e não julga ser isso um erro. Ao receber Jesus em sua vida e iniciar sua caminhada cristã, ele lê em Êx 20.14 o imperativo “não adulterarás” e se percebe confrontado em sua maneira de pensar e agir. Ele passa, então, a ter diante de si um desafio de renovação da mente, ou seja, de troca de um pensamento pecaminoso por outro santo. A assimilação da verdade bíblica começará a gerar no homem uma nova atitude. Os pensamentos que preenchem nossas mentes formam nosso caráter e determinam nossa conduta.

 b) Você está aberto a sofrer uma metamorfose?

 3. Para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus

 1. Essa última parte trata a respeito da conseqüência ou da finalidade da transformação do cristão, qual seja, experimentar a vontade de Deus. É da vontade de Deus e do seu inteiro agrado que seus filhos sejam transformados à imagem e semelhança de Jesus. Assim sendo, quando caminhamos nessa direção, estamos experimentando a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nós, o que gerará alegria e paz. Viver conforme os princípios de Deus faz com que desfrutemos de uma história abençoada e feliz. Diz a Bíblia: Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos” (Sl 112.1).

 c) Você realmente quer uma vida abençoada e feliz? Uma vida boa, agradável e perfeita?

 Conclusão:

 A renovação da nossa mente é o ponto central da transformação do nosso caráter e da nossa conduta a imagem e semelhança dos de Jesus e, assim, usufruirmos de uma vida feliz. É necessário, então, decidirmos firmemente em nossos corações não nos conformarmos com este mundo e nos transformarmos pela renovação da nossa mente. Isso nos fala de abrirmos mão das nossas opiniões e conceitos e abraçarmos o que Deus pensa. Isso diz respeito a nos humilharmos diante de Deus, nos rendermos a Ele e nos submetermos à nossa vontade. Isso fala de agirmos conforme a palavra de Cristo: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16.24).

 

  

LIÇÃO: ESCOLHAS ETERNAS - Lucas 23.32-33 e 39-43.

 INTRODUÇÃO:

 John e Edwin eram irmãos e atores nos Estados Unidos. Em uma noite de abril de 1865, enquanto o presidente americano Abraham Lincoln assistia um espetáculo no Teatro Ford, motivado por divergências políticas, John entrou pela parte de trás do camarote onde Lincoln estava e atirou contra o presidente, assassinando-o. A vergonha pelo crime de seu irmão fez com que Edwin se afastasse dos palcos, decisão que talvez nunca tivesse sido revertida não fosse por um fato inusitado ocorrido em uma estação de trem em Nova Jersey tempos depois. Edwin aguardava pelo trem quando um jovem bem vestido, desequilibrou-se e caiu entre a plataforma e o trem em movimento. Sem hesitar, Edwin colocou seu pé no trilho, agarrou o homem e o puxou, salvando-o da morte. Após a emoção do momento, o jovem reconheceu o famoso Edwin. O ex-ator, entretanto, não sabia quem era o jovem. Tal conhecimento só veio a acontecer algumas semanas mais tarde, através de uma carta do então general Adams Budeau. Nessa carta, o general agradecia a Edwin por ter salvo a vida de Robert Lincoln, filho do ex-presidente americano assassinado por seu irmão.

 O que vocês acharam da história que acabamos de ouvir? Quais lições ela nos ensina?

 Edwin e John: os mesmos pais, uma mesma profissão, mas destinos tão diferentes. Qual a causa das diferenças? As escolhas. Um optou pela morte; o outro, pela vida. As escolhas que fazemos, não as nossas origens, determinam nossos destinos. A Bíblia contém uma história semelhante em Lucas 23.32-33 e 39-43.

 Quais as semelhanças entre as duas histórias? O que elas nos ensinam?

 1. DESENVOLVIMENTO:

 1.1. A história bíblica nos apresenta dois homens com origens iguais. Ambos eram criminosos e estavam sendo punidos com a morte por crucificação. Além disso, de acordo com Mateus 27.44, os dois insultavam a Jesus enquanto estavam com Ele crucificados. Entretanto, tiveram destinos diferentes. Um deles permaneceu insultando Jesus. O outro, caiu em si e se arrependeu, chegando até mesmo a repreender o primeiro.

 1.2. Os irmãos Booth e esses dois criminosos representam escolhas que cada um de nós pode fazer. Todos nós temos origens comuns: fomos criados por Deus, mas nos rebelamos contra Ele. Entretanto, podemos ter destinos diferentes, o que dependerá de nossas escolhas. Podemos escolher entre a morte ou a vida; permanecermos contrários a Jesus ou nos arrependermos; nos mantermos rebeldes a Deus ou nos reconciliarmos com Ele. Qual a sua escolha?

 1.3. Contudo, alguém poderia dizer: “Mas eu já fiz muitas escolhas erradas em minha vida. Meu destino já está traçado. Não há como mudá-lo”. Isso não é verdade! O criminoso que se arrependeu escolheu estar com Jesus pouco antes de sua morte. Naquele momento, ele ainda teve uma oportunidade de escolha que mudou seu destino. Uma boa escolha para a eternidade compensa milhares de escolhas erradas na terra.

 Quais as escolhas erradas que você fez?

 1.4. Hoje temos uma grande oportunidade de escolha que poderá mudar nosso destino. O próprio Deus disse: “Hoje invoco os céus e a terra como testemunhas contra vocês, de que coloquei diante de vocês a vida e a morte, a bênção e a maldição. Agora escolham a vida, para que vocês e os seus filhos vivam” (Deuteronômio 30.19). Como dos irmãos Booth, diante de você está a morte e a vida. Como dos dois criminosos crucificados. Qual a sua escolha? Permanecer rebelde a Deus ou se reconciliar com Ele?

 DESAFIO:

 Peça aos presentes para que fechem seus olhos. Peça àqueles que desejarem que repitam a seguinte oração: Jesus, nesta noite, eu ouvi a sua voz. Eu reconheço que tenho feito muitas escolhas erradas e que meu destino tem sido a morte eterna. Por isso, decido me arrepender dos meus pecados e aceitá-lo em minha vida. Me perdoe e me reconcilie com Deus. Amém!

 Agora, peça àqueles que fizeram a oração que se manifestem e ore por eles. Além disso, ministre também àqueles que, apesar de convertidos a Cristo, têm feito escolhas erradas que levam à morte. Convide-os a se arrependerem.

  

  

LIÇÃO: BÍBLIA, O MANUAL DE DEUS – Salmos 119:105

 INTRODUÇÃO:

 A Bíblia é o manual de Deus. Ela nos apresenta quem Deus é e como podemos nos relacionar com Ele. Por outro lado, ela também nos mostra quem nós somos e como podemos ter uma vida de acordo com a vontade de Deus. Portanto, podemos dizer que, além de ser o manual de Deus, a Bíblia também é o manual do ser humano. Como o fabricante de um equipamento eletrônico, Deus, como nosso criador, providenciou a Bíblia para que fôssemos instruídos sobre como viver de maneira bem-sucedida e feliz.

 DESENVOLVIMENTO:

 1. As pessoas em geral estão infelizes. Por isso, querem descobrir os segredos para uma vida feliz. A Bíblia contém todos os verdadeiros segredos para isso.

 Quem tem o hábito de ler a Bíblia? Alguém teria uma história para contar sobre um verdadeiro segredo do sucesso e da felicidade que a Bíblia lhe ensinou e como isso transformou a sua vida?

 1.2. O objetivo da leitura bíblica não é a mera obtenção de informações. Devemos ler a Bíblia com a intenção de conhecer o caráter e a vontade de Deus, para construirmos um relacionamento íntimo e correto com Ele e uma vida bem-sucedida e feliz. De nada adiante saber o que o manual de instruções diz e não praticar;

 1.3. Ao ler a Bíblia, devemos buscar ouvir a voz de Deus. A Bíblia não é um mero registro do que Deus falou e fez. Ela é um livro vivo (Hebreus 4.12), ou seja, Deus fala e age através dela no presente (Hebreus 4.12).

 1.3. Sendo a Bíblia a Palavra de Deus, não podemos ter acesso ao seu conteúdo divino sem a ação do Espírito Santo, o qual ilumina a leitura que dela fazemos, revelando-nos a mensagem de Deus que ali está.

 2. A leitura da Bíblia pode ser comparado ao da alimentação. Três, então, podem ser as suas etapas:

 2.1. Ingestão: É o ato de se comer um alimento. No que se refere à Bíblia, diz respeito ao ato de se ler a Bíblia, apropriando-se de seu conteúdo. Assim como comer depressa é algo que não faz bem, já que não se mastiga direito o alimento, ler a Bíblia com pressa também não é algo bom. Deve-se ler a Bíblia com calma e atenção, observando-se os detalhes do texto.

 2.2. Digestão: É o processo pelo qual o organismo decompõe o alimento ingerido, de modo a proporcionar a sua absorção. No que se refere à Bíblia, diz respeito ao ato de se meditar sobre o que texto lido, refletindo-se sobre a sua mensagem. Quanto mais meditarmos na mensagem do texto bíblico, melhor será a sua absorção e, conseqüentemente, maior será o seu impacto sobre nós;

 2.3. Absorção: É o processo pelo qual o organismo se apropria dos nutrientes do alimento ingerido e digerido. No que se refere à Bíblia, diz respeito à assimilação do texto bíblico no coração, o que provoca um impacto transformador no leitor. Quanto mais absorvermos a Palavra de Deus, mais impactados seremos e mais nutridos e fortalecidos estaremos para vivermos conforme a vontade dele.

 Tendo entendido o processo de leitura da Bíblia, sugerimos um método passo a passo:

• Ore a Deus, pedindo ao Espírito Santo para te orientar e iluminar a leitura que você fará;

• Escolha um texto. De preferência, escolha um livro e leia-o do início ao fim;

• Leia o texto mais de uma vez, de preferência três;

• Sublinhe o que você achar interessante e faça anotações sobre isso em um diário;

• Procure pela principal mensagem do texto ao seu coração e registre-a no diário;

• Busque as aplicações da mensagem encontrada à sua vida e registre-as no diário.

 DESAFIO:

 Escolham um livro da Bíblia para colocar em prática as instruções acima.

 CONCLUSÃO:

 Como você pretende começar ou melhorar sua prática de leitura da Bíblia? Qual seu plano?

 

  

 

LIÇÃO: O QUE ESTOU FAZENDO NESTE MUNDO, AFINAL?

  INTRODUÇÃO:

 Certa ocasião, um catedrático do departamento de filosofia de uma universidade escreveu e enviou uma carta para 250 filósofos, cientistas e intelectuais de todo o mundo, perguntando-lhes “Qual é o significado da vida?” Alguns admitiram que haviam inventado um propósito para a vida, especialmente para si mesmos. Outros disseram que não tinham a menor ideia e que, caso o doutor soubesse, que lhes dissesse.

 Qual seria a sua resposta para o significado da vida?

 o profeta Jeremias fez a si mesmo essa pergunta. Ele se queixou a Deus, dizendo: “Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” (Jeremias 20.18). A depressão tem assolado muitas pessoas e, por isso, tem sido chamada de “o mal do século”. Da resposta à pergunta pelo significado da vida depende a motivação para viver. Os que não têm essa resposta, não têm essa motivação. Os que têm uma resposta errada, têm uma motivação errada.

 DESENVOLVIMENTO:

 A pergunta pelo significado da vida pode ser desdobrada em três questões. E para cada uma delas, a Bíblia Sagrada tem uma resposta. São elas:

 1. POR QUE ESTOU VIVO?

 • “O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo” (Provérbios 16.4);

 • “Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos, por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual ele nos deu gratuitamente no Amado” Efésios 1.4-6);

 EU ESTOU VIVO POR CAUSA DO AMOR DE DEUS! EU FUI CRIADO PARA SER AMADO POR DEUS!

 2. EU TENHO VALOR?

 • “Eu, o Senhor, sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo, não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu” (Isaías 44.2);

 O MEU VALOR É ETERNO! EU FUI FEITO PARA VIVER PARA SEMPRE!

 3. QUAL É O MEU PROPÓSITO?

 • “Para ser sábio é preciso primeiro temer a Deus, o Senhor. Se você conhece o Deus Santo, então você tem

compreensão das coisas” (Provérbios 9.10);

 • “Pois tudo, absolutamente tudo, acima e abaixo, visível e invisível e todas as hierarquias dos anjos - tudo começou nele e nele encontra propósito” (Colossenses 1.16);

 • “Foi em Cristo que descobrimos quem somos e por que vivemos” (Efésios 1.11).

 DEUS É O MEU PROPÓSITO! EU DESCUBRO MEU PROPÓSITO CONHECENDO A DEUS!

 CONCLUSÃO:

 O que você está fazendo neste mundo, afinal? Deus te colocou neste mundo para se relacionar com Ele. Você não é obra do acaso! Você foi criado com um propósito e isso lhe dá muito valor.

 - Você sabe, agora, qual é o significado da vida?

 - Como sua vida pode ser transformada a partir disso?

 - Descubra e aceite os propósitos de Deus para a sua vida!

 

 

  

LIÇÃO: DEUS É O NOSSO BOM PASTOR - Salmo 23

  INTRODUÇÃO:

 1. Você acha que a maioria das pessoas pensa em Deus como um Deus bom? Porque muitos tem medo de Deus? Do que estariam fugindo?  

 Muitos dos que não se aproximam de Deus tem uma ideia distorcida do caráter de Deus. A maioria das pessoas não conhece a Deus realmente. Então, como vamos segui-lo, amá-lo e obedecer se não o conhecemos. O Rei Davi conhecia a Deus profundamente e escreveu um famoso salmo enaltecendo o caráter de bondoso e cuidadoso de Deus. Vamos ler este salmo juntos.

DESENVOLVIMENTO:

Davi era um pastor de ovelhas e sabia bem o que significa ser um bom pastor. Ele afirma que Deus era seu bom pastor. O texto afirma que “se o Senhor é meu bom pastor, então nada me faltará!”. O Senhor já é mesmo o seu pastor? Somos ovelhas do Senhor Jesus? Somos seus seguidores? Na verdade, a Bíblia revela que Deus é bom e tem sempre boas coisas para aqueles que são d’Ele. Precisamos nos posicionar firmemente como seguidores e ovelhas pertencentes ao rebanho de Deus para podermos usufruir de todo o cuidado e de cada promessa que Deus tem para os seus filhos. Vejamos algumas coisas boas que Deus tem para nós:

1. DEUS TEM PLANOS BONS PARA NÓS

“Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais” (Jeremias 29.11). Este é um bom exemplo do que Deus tem para nós. Neste texto, Deus está, através do profeta Jeremias, dando ao seu povo uma palavra de ânimo numa hora difícil, pois nesta época os judeus eram escravos na Babilônia. O que Deus está pensando, planejando a nosso respeito é o melhor. O diabo, as circunstancias e até nosso negativismo tenta dizer o contrario, mas podemos estar seguros de uma coisa: Deus pensa, planeja o melhor para nós. Foi assim quando o homem pecou. Deus planejou lá no Éden a nossa redenção em Cristo Jesus. Quem sabe você está vivendo um momento de desânimo, preocupação com o futuro. Saiba que, ainda que isto esteja acontecendo momentaneamente com você, Deus, o seu Bom Pastor, está pensando algo bom, lindo, maravilhoso a seu respeito.

2. DEUS PREPARA COISAS BOAS PARA NÓS

“mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2.9). Deus prepara coisas lindas e muito boas para aqueles que são d’Ele. O salmo 23 diz que Ele prepara uma mesa de banquete para nós (Salmo 23.5). Outros versos: “Vinde porque tudo já está preparado” (Lucas 14.17). “Vou preparar-vos lugar” (João 14.2). O que Deus tem preparado são coisas que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e nem subiram ao nosso coração..

3. DEUS NOS DÁ BOAS COISAS

“Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.11). Jesus está usando a figura de um pai em relação ao filho para mostrar o interesse de Deus em nos dar as coisas boas. Quantas coisas boas Deus tem para nos dar: sua paz, sua graça, seu amor, sua força, sua proteção, seu alento, sua igreja, sua esperança, sua vida. As mãos de Deus estão cheias e estendidas para nós. Não precisamos viver de migalhas, Deus tem muitas coisas boas para nos dar. Por isto, o apóstolo Paulo escreveu: “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo” (Efésios 1.3). Vale a pena ser ovelha do rebanho de Jesus. Vale a pena nos relacionarmos com Ele.

DESAFIOS:

• Convide sua célula para participar dos cultos de domingo. 

 

 

 

LIÇÃO: A VIDA POR UM TOQUE - Lucas 8.43-48

INTRODUÇÃO:

 O texto de Lucas 8.43-48 mostra uma mulher e também uma multidão ao redor de Jesus. A maioria era de curiosos que queriam ver algum milagre. Mas, aquela mulher queria algo mais: queria tocar em Jesus, porque cria que se o fizesse seria curada. Hoje, também muitos se reúnem em cultos ou reuniões de células, mas quantos tocam realmente em Jesus? Estão ao redor e próximos do Senhor, mas será que estão recebendo o poder de Jesus? Precisamos aprender que há um toque que faz a diferença. Qual foi o segredo daquela mulher? Qual a chave para tocar no Senhor e receber o milagre?

DESENVOLVIMENTO:

1. A MULHER NÃO PERMITIU OBSTÁCULOS EM SUA BUSCA

Este é um dos segredos da benção dela e pode ser o nosso também. O Senhor falou: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jeremias 29.13). Muitos não recebem porque não procuram realmente, não aplicam o coração e não se empenham em buscar a Deus. Aquela mulher tinha uma hemorragia terrível, que consumia sua vida e sua alma. Ela encarou todos os obstáculos e decidiu tocá-LO. Tinha tudo contra, mas não retrocedeu.  Muitos não têm uma experiência mais intima e profunda com Deus porque não tem atitude decisiva de tocá-LO pela fé. Cristo deseja ver até onde estamos dispostos a ir para tocá-LO, porque não há nada que o poder de Deus não possa resolver.

2. ELA ENFRENTOU A MORTE PARA TER VIDA

Aquela mulher perdia sangue diariamente. Parecia morrer aos poucos de anemia e fraqueza. E segundo a lei judaica, a mulher com fluxo de sangue não podia se aproximar ou se relacionar com ninguém. Deveria viver confinada, em isolamento, quase como uma leprosa. Se fosse solteira, nunca poderia se casar; se fosse casada, não poderia jamais se relacionar com seu esposo. Também não podia entrar no templo nem na sinagoga para adorar. Era considerada imunda. Em tais condições, não poderia jamais se misturar à multidão sob a pena de ser apedrejada até a morte. 

3. ELA NÃO SE CONFORMOU EM SER INFELIZ

A atitude dela mostrou sua imensa indignação com aquela condição de vida. Ë impressionante como a maioria das pessoas se acomoda com coisas ruins e aceitam a infelicidade. Parece que muitos creem ser este o seu destino e acreditam que nasceram mesmo para sofrer. Muitos não recebem de Deus porque se acostumam com a infelicidade e aceitam um emprego ruim, uma saúde ruim, uma vida derrotada e espiritualmente fraca. Aquela mulher tentara tudo com os médicos, e, apesar de doze anos sofrendo, não se acostumou com aquela situação e lutou para mudar de vida. Dia após dia não se conformava com sua situação. Entendia que não nasceu para ser assim. Deu um basta e se levantou para buscar Jesus e tocá-lo com intensidade e fé.

4. ELA TOCOU COM FÉ

Há muitos que se aproximam de Deus por curiosidade e outros por emocionalismo. Hebreus 11.6 diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que Ele existe e que recompensa aqueles que o buscam”. Ela se aproximou de Jesus crendo que Ele poderia curá-la e mudar por completo a sua história tão triste e difícil, Precisamos aprender com ela, que somente o toque da fé libera o poder de Deus sobre nós. A fé genuína desconsidera os obstáculos e dificuldades e insiste em buscar a Deus. Há um poder disponível para mudar a sua vida. A sua história pode ser completamente mudada por causa de um único toque. Muitos estarão apenas observando Jesus à distância, apenas curiosos e interessados em vê-LO, mas ao se aproximar d’Ele pela fé, reconhecendo sua necessidade real e extrema de salvação, cura e mudança, você poderá toca-LO e receber o poder para mudar. Precisamos decidir firmemente buscá-LO e ter uma forte determinação de nos aproximarmos a ponto de tocá-LO. .

 

 

 

LIÇÃO: AS 4 LEIS ESPIRITUAIS

INTRODUÇÃO:

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

DESENVOLVIMENTO:

1. Primeira Lei: DEUS AMA VOCÊ E TEM UM PLANO MARAVILHOSO PARA SUA VIDA.

a) O AMOR DE DEUS: “Pois Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

b) O PLANO DE DEUS: Cristo afirma: “Eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” (João 10.10). Por que a maioria das pessoas não tem experimentado essa vida plena? A razão está na segunda lei espiritual.

2. Segunda Lei: O HOMEM É PECADOR E ESTÁ SEPARADO DE DEUS; POR ISSO NÃO PODE CONHECER NEM EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA.

a) O HOMEM É PECADOR: “Pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3.23). O homem foi criado para ter um relacionamento perfeito com Deus, mas por causa de sua desobediência e rebeldia, seguiu um caminho próprio e seu relacionamento com Deus desfez-se.

b) O HOMEM ESTÁ SEPARADO: “Pois o salário do pecado é a morte” (Romanos 6.23). Morte, aqui, significa separação espiritual de Deus. O homem está continuamente procurando alcançar a Deus através dos seus próprios esforços: boas obras, religião, filosofias, etc. A terceira lei nos mostra a única resposta para o problema dessa separação.

3. Terceira Lei: JESUS CRISTO É A ÚNICA SOLUÇÃO DE DEUS PARA O HOMEM PECADOR. POR MEIO DELE VOCÊ PODE CONHECER E EXPERIMENTAR O AMOR E O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA.

a) ELE MORREU EM NOSSO LUGAR: “Mas Deus demonstra seu amor por nós pelo fato de ter Cristo morrido em nosso favor, quando ainda éramos pecadores” (Romanos 5.8).

b) ELE RESSUSCITOU DENTRE OS MORTOS: “Cristo morreu pelos nossos pecados (...) foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (...) e apareceu a Pedro e depois aos Doze. Depois disso apareceu a mais de quinhentos” (1Coríntios 15.3-6).

c) ELE É O ÚNICO CAMINHO: “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim” (João 14.6). Deus tomou a iniciativa de nos ligar a Ele ao enviar seu Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz em nosso lugar, pagando o preço dos nossos pecados.

4. Quarta Lei: PRECISAMOS RECEBER A JESUS CRISTO COMO SALVADOR E SENHOR.

a) PRECISAMOS RECEBER A CRISTO: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus” (João 1.12).

b) RECEBEMOS A CRISTO PELA FÉ: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie” (Efésios 2.8-9).

c) RECEBEMOS A CRISTO POR MEIO DE UM CONVITE PESSOAL: Cristo diz “Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei” (Apocalipse 3.20). Receber a Cristo implica arrependimento e deixar de confiar em nós mesmos para nos salvar, crendo que Cristo é o único que pode perdoar pecados. Não é suficiente saber que Jesus é o Filho de Deus e morreu na cruz pelos nossos pecados ou ter uma experiência emocional. Temos que recebê-Lo pela fé por meio de uma decisão pessoal.

 

 

 

LIÇÃO: CONFIANÇA E PAZ INTERIOR - 1 João 5.13

INTRODUÇÃO:

Ao escrever o versículo: “Escrevi-lhes estas coisas, a vocês que creem no nome do Filho de Deus, para que vocês saibam que têm a vida eterna.” (1 João 5.13) o apóstolo João queria que seus leitores tivessem certeza e confiança na salvação eterna. Na vida espiritual, se vivermos cheios de dúvidas, com nossa consciência nos acusando e se não tivermos certeza do perdão de Deus, nunca poderemos desfrutar da paz de espírito, um dos maiores benefícios de uma genuína conversão a Cristo. Deus quer que tenhamos certeza de nossa salvação. Primeiro, porque a salvação já começa a ser desfrutada em nossa vida diária, e como podemos gozar algo que não sabemos possuir? Além disso, como podemos ajudar pessoas, mostrando-lhes o caminho, se nós mesmos não temos certeza dele? Como podemos ter esta confiança e esta paz interior? Nossa paz com Deus e confiança de salvação decorrem da obra completa de Cristo na cruz, da Palavra de Deus e do testemunho do Espírito Santo em nossos corações.

DESENVOLVIMENTO:

1. A obra completa de Jesus Cristo

Se cremos que fomos perdoados, se esperamos ir para o céu, em que se baseia nossa certeza? Se respondermos: “Bem eu levo uma vida decente, eu vou à igreja, não faço mal a ninguém, etc”. Se a primeira palavra da resposta foi “eu”, fica muito evidente que ainda estamos confiando em nós mesmos. Se respondermos: “Jesus Cristo, o Salvador morreu por mim e é minha única esperança”, então podemos saber que fomos resgatados, curados, restaurados e perdoados. A primeira base para a nossa certeza é a obra consumada e completa de Cristo! Sempre que a nossa consciência nos acusar e nos sentirmos sobrecarregados de culpa e duvida, temos que afastar o nosso olhar de nós mesmos e voltá-lo para Jesus crucificado. Teremos paz novamente!

2. A Palavra de Deus

Podemos ter certeza que, ao nos convertermos a Jesus Cristo, recebemos perdão total e uma nova vida, simplesmente porque a Palavra de Deus afirma isto. Sabemos que temos a vida eterna por que Deus diz que a temos. Leiam 1 João 5:10-13. Se a nossa certeza estiver baseada no que Deus diz acerca da obra de Jesus, ela não dependerá de nossos sentimentos que sempre variam e flutuam tanto, mas “A Palavra de Deus permanece para sempre” (1Pe 1:25)

3. O testemunho do Espírito Santo

Como o Espírito Santo habita em nós, ele faz uma obra interior fundamental. Ele nos dá uma prova interior de que já somos salvos. Leiam Romanos 5:5 e 8:15,16. Se o testemunho interior se dá em nossos corações, o testemunho exterior se manifesta no nosso caráter e conduta. É chamado na Bíblia de “os frutos do Espírito Santo” (Gálatas 5:22,23). Paulo compara o Espírito Santo a um jardineiro e nós a um jardim. Se o jardim tem ervas daninhas é sinal de que o jardineiro esta ausente. Se dá bons frutos de mudança de vida e santidade, é sinal de que o jardineiro está presente e que os esta produzindo. Por isso Jesus disse: “Pelos frutos os conhecerão” (Mateus 7.16). Ou seja, podemos ter confiança e paz por que mudanças têm tomado lugar em nossa vida desde que nos tornamos cristãos. “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que coisas novas surgiram!” (2 Coríntios 5:17). Estas podem ser pequenas mudanças. No princípio, elas podem nem ser notadas pelos outros. Mas, se nos tornamos uma nova pessoa quando aceitamos a Cristo e mudanças em nossas vidas são inevitáveis. “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente...” (Tito 2:11-12). Podemos ter certeza de nossa salvação baseando-nos num tripé firme e seguro: a obra suficiente e eficaz de Jesus Cristo na cruz, a Palavra clara e segura de Deus e o testemunho do Espírito Santo. Esta certeza produzirá em nós: paz interior. Cheios de segurança e confiança, encontramos as condições para prosseguir crescendo no relacionamento com Deus e numa nova vida madura e frutífera.

 

 

 

LIÇÃO: A CONDUTA DO CRISTÃO NOS ÚLTIMOS DIAS - Romanos 13.11-14

INTRODUÇÃO:

Nas últimas semanas, temos visto notícias sobre os conflitos entre Israel e Palestina no Oriente Médio e os diversos assassinatos cometidos na cidade de São Paulo, o que pode nos despertar, ainda mais, sentimentos de insegurança e alerta. Acerca de fatos como esses, Jesus disse: “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares; porém tudo isto é o princípio das dores” (Mt 24.6-8). A orientação dada por Jesus para seus discípulos é: – Não se assustem! Certamente isso irá acontecer, pois é necessário que assim seja. Pode-se afirmar que esses são sinais que antecedem a volta de Cristo. Assim, os últimos dias, ao invés de provocar medo, devem gerar uma tomada de atitude. Uma das preocupações que o cristão deveria ter não é com quando acontecerá a volta de Cristo, mas, sim, em viver uma vida segundo os padrões do Reino que já está presente e que há de vir em plenitude. É sobre isso que Paulo fala em Romanos 13.11-14, o que abordaremos na lição de hoje.

DESENVOLVIMENTO:

Leiam o texto de Romanos 13.11-14. Paulo inicia esse texto dizendo que os cristãos conheciam o tempo em que estavam vivendo. Que tempo era esse? Um momento da salvação futura cada vez mais próximo na medida em que o tempo passa. Outra questão a se observar é sobre o que diz o texto: “a noite está terminando, e o dia vem chegando” (Rm 13.12). Na chamada Igreja primitiva, havia a crença de que Jesus não tardaria a voltar. Nessa frase, Paulo utiliza-se de uma metáfora para afirmar esse entendimento. Assim como a noite (marcada pelas trevas) antecede o dia (iluminado pelo sol), havendo, durante a noite, uma certeza e expectativa pela chegada do dia, assim também, a história humana, manchada pelo pecado, está para dar lugar a uma época de plenitude do Reino de Deus entre os homens. Paulo chama os romanos (e também a nós) a se despertarem do sono. – Acordem e estejam alerta para o fato de que estamos cada vez mais próximos da volta do Senhor. Essa chamada tem o objetivo de fazer com que os cristãos abandonem uma atitude de comodismo, passividade e sonolência quanto à vida cristã e assumam uma postura de mudança, ação e vitalidade. A busca por santidade deveria ser uma constante em suas vidas. Se os cristãos serão os cidadãos do Reino que há de vir em plenitude, o qual é comparado ao dia, eles devem abandonar o que compete às trevas, ou à era atual (pecado), e se apropriarem do que diz respeito à luz, ou seja, uma vida digna do Reino e de seu Senhor. O que, na prática, significa “viver na luz”? Viver na luz é não agir conforme o padrão do mundo (o que é vergonhoso e desonroso), mas procurar viver segundo o modelo de Cristo.

A volta de Cristo e os últimos dias não devem provocar em nós temor e preocupação, mas, sim, uma busca mais intensa por uma vida conforme os valores do Reino de Deus. Devemos estar atentos ao tempo em que estamos vivendo e nos despertar para uma vida de mais seriedade e compromisso com o Senhor.

1. Como está sua vida cristã: estagnada e adormecida ou em uma busca intensa pelos valores do Reino de Deus?

2. Você tem estado comprometido com práticas que não estão de acordo com o caráter de Jesus ou tem vivido na luz?

 

 

 

LIÇÃO: AGINDO COMO JESUS NAS TENTAÇÕES – Parte 2 - Mateus 4.1-11

INTRODUÇÃO:

Na lição anterior iniciamos uma conversa sobre a tentação de Jesus e vimos o 1º teste e a resposta dada por Cristo. Hoje, vamos ver quais foram os outros 2 testes e respostas Leiam Mateus 4.1-11.

DESENVOLVIMENTO:

2.1.A segunda tentação/teste:“Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra”. Agora o diabo tira Jesus do deserto e o leva à parte mais alta do templo de Jerusalém. Duvidando mais uma vez de sua filiação divina, desafia Jesus a testar o cuidado de Deus por sua vida e cita um texto das Escrituras com o sentido distorcido. A confiança de Jesus na proteção e cuidado do Pai é atacada. O diabo tenta semear dúvida e orgulho em seu coração.

2.2. A resposta – “Também está escrito: Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus”. Jesus não se deixa enganar e responde com a mesma moeda, desmascarando a interpretação incorreta que o tentador havia feito do texto bíblico. Não era necessário testar o Pai para saber que Ele o amava como Filho.

3.1. A terceira tentação/teste:“Tudo isto te darei, se te prostrares e me adorares”. Desta vez o diabo leva Jesus para um monte muito alto e lhe mostra a glória dos reinos do mundo e os oferece a Cristo em troca de adoração. Em sua última tentativa, o diabo não faz uma provocação, mas oferece a facilidade de uma troca: Cristo não precisaria morrer na cruz para ter a posse da terra. Isso lhe seria dado em troca de uma simples adoração.

3.2. A Resposta:“Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus, e só a Ele preste culto”. Jesus rejeita a proposta e ordena que o tentador se retire. Citando mais uma vez as Escrituras, Ele diz que apenas o Senhor é digno de culto. Cristo não tomaria atalhos para cumprir a vontade de Deus. Satanás se retira e o Pai dá ordem aos anjos para servirem Seu Filho.

3.3. A tentação de Jesus, no deserto, foi um grande teste de preparação para o seu ministério. Ele foi aprovado e, por causa disso, nós também podemos vencer e concluir que:

a) Quando nos tenta, o diabo ataca:

• Nossas fragilidades e a nossa identidade de filhos de Deus;

• Instigando-nos ao orgulho, à vaidade, à autonomia e à ganância;

• Tentando nos tornar egocêntricos, desviando nossos olhos para necessidades pessoais;

• Utilizando-se das Escrituras e distorcendo-lhes o significado;

• Nossa confiança em Deus e em sua Palavra;

• Oferecendo-nos atalhos.

b) Como Jesus, devemos contra-atacar:

• Ungidos e cheios do Espírito Santo;

• Utilizando as Escrituras, a partir de uma interpretação e aplicação corretas;

• Valorizando mais a comunhão com Deus do que as necessidades pessoais;

• Reconhecendo a soberania de Deus e se submetendo à sua autoridade.

 

  

 

LIÇÃO: A OFERTA QUE DEUS ESPERA – Joel 2.12-14

EDIFICAÇÃO: O livro de Joel relata um momento dramático da nação de Judá. A infidelidade do povo atraiu o mais terrível de todos os ataques que uma nação pode sofrer. Porque tocou na economia da nação e deixou a terra completamente assolada. E no meio daquele cenário de dor e desespero, Deus levanta o profeta Joel para levar o povo ao arrependimento. Por 3 vezes Deus fala das ofertas do povo: a oferta de manjares e a oferta de libação. Que tipo de oferta Deus espera de nós hoje? 

I – UMA OFERTA DE AMOR:

1.1. Por 3 vezes o profeta Joel faz menção a oferta de manjares (alimentos). Mas, o que era uma oferta de manjares? A base dessa oferta era a flor de farinha (trigo pisado). Todas as ofertas de manjares eram feitas com azeite e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservam, enquanto o mel e fermento estragam). O ofertante também traria uma porção de incenso.

1.2. As ofertas de manjares eram trazidas a um dos sacerdotes que levava ao altar e lançava uma "porção memorial" ao fogo e faziam o mesmo com o incenso. Um dos propósitos da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, o que evocava uma vida de generosidade e de amor a Deus

· Por isso, quando o coração do povo se apartou do Senhor, a primeira coisa que fizeram foi cortar as ofertas de manjares. As ofertas pelo pecado eram obrigatórias, mas as ofertas de manjares eram voluntárias com o objetivo apenas de fazer algo que agrada a Deus. É esse tipo de oferta que Deus espera de nós, como oferta das primícias. Uma oferta que expresse o nosso amor, a nossa devoção, o nosso desejo de dar algo que Deus gosta de receber.

II - UMA OFERTA DE GRATIDÃO:

2.1. Além do propósito de dar por amor, por generosidade, para agradar ao Senhor, as ofertas de manjares também faziam parte da consagração de voto. Era uma oferta preparada, que queimada fazia surgir um cheiro suave. Então o povo quando era abençoado na colheita, pelo nascimento de um filho, por vitórias recebidas, em reconhecimento pela benção de Deus, cuidadosamente preparava essa oferta.

2.2. Faça um balanço e veja se ao longo desse ano Deus fez alguma coisa na sua vida que merece a sua gratidão e reconhecimento: casamento, nascimento de filhos, conquista de um imóvel, troca de carro, início de um empreendimento, uma cura, uma oração respondia, etc.

III - UMA OFERTA DE DESPERDÍCIO:

3.1. Deus também reclama que o povo havia cortado a oferta de libação. Que era uma determinada quantidade de vinho derramado sobre uma oferta que já existia. Em virtude dessa oferta ser derramada sobre outra, havia uma ideia de desperdício. Pelo fato do vinho ser inflamável era uma oferta consumida rapidamente e ao ser derramada sobre o altar ajudava a queimar o holocausto produzindo um cheiro agradável. Mas, o que para muitos era desperdício, para Deus era algo que Ele gostava de receber. Veja exemplos: Jacó (Gn.35); Davi (2 Sm. 23.6); Maria de Betânia (Mt.26.6.13) e Paulo (2 Tm. 4.6).

COMPARTILHAMENTO

1) Você já preparou os seus alvos para 2013. Gostaria de compartilhar alguns?

  

 

 

 

LIÇÃO: CHAVES PARA A FRUTIFICAÇÃO - João 15.1-8 – Parte 2

EDIFICAÇÃO: Esse ano o Senhor nos deu para frutificarmos. Veremos mais algumas chaves que vão desabrochar o processo de frutificação em nossas vidas.

I – TUDO QUE PRECISAMOS PARA FRUTIFICAR DEUS COLOCOU EM NOSSA VIDA EM FORMA DE SEMENTES

1.1.    Em João 15, Jesus deixa claro que o desejo de Deus é a nossa frutificação. No dia em que fomos ligados à videira e começamos a receber a seiva, fomos também habilitados por Deus para frutificar. Por isso, Jesus não vê razão para alguém que está n’Ele não frutificar. Muitos não frutificam por esperarem árvores prontas. Mas, Deus nos dá sementes.

II – MUITAS BÊNÇÃOS EM SUA VIDA SÃO RETIDAS POR FALTA DE RECONHECIMENTO

2.1. Existem muitas bênçãos em nossa vida que ainda não se manifestaram porque não fomos capazes de reconhecê-las como bênçãos. Temos que pedir a Deus “olhos de fé” para enxergá-las!

2.2. Entenda: Tudo aquilo que precisamos já faz parte da nossa vida e está aguardando apenas ser reconhecido. Talvez não estamos enxergando porque nos falta reconhecer AS CHAVES DA FRUTIFICAÇÃO. Como: Oportunidades; portas abertas; pessoas para nos ajudar; dons e habilidades, etc.

  • Quem reconhece ganha! Quem reconhece é abençoado! Quem reconhece frutifica! Tem muita coisa de Deus em nossas vidas aguardando para ser reconhecida. Quando fizermos isto vamos desenvolver um processo de frutificação sem limites. Portanto reconhecer o poder de Deus e aquilo que Ele nos oferece é uma chave para avançarmos!

III – MANTENHA A MOTIVAÇÃO DE UMA PESSOA QUE TERMINA O QUE COMEÇA

3.1. A frutificação também está ligada a questão da permanência. Permanecer é algo chave para a frutificação. Começar algo e ir até o final faz uma grande diferença.

3.2. No início do ano, muitos fazem resoluções: estudar uma nova língua, começar a malhar, fazer dieta, ler a Bíblia, passar mais tempo com a família, ler um livro ou mais por mês, economizar 10% do que ganha, etc.

3.3. À medida que o ano avança, muitos ficam pelo meio do caminho. Portanto, precisamos pegar essa chave hoje. É uma chave pequena, mas, pode abrir grandes portas. Desenvolva o hábito de concluir tudo o que você começa.

3.4.     Campeões são pessoas que terminam as coisas. São pessoas que vão até o fim. Jesus fez muitos milagres e tocou muitas vidas, mas o ponto máximo de seu ministério está nesta frase proferida na cruz: “Está consumado!”. Paulo também foi um finalizador, por isso pode declarar: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé!”E com relação a sua vida? Será que você tem levado uma vida de vencedor? Você é um bom finalizador? Você quer romper em Deus? Então vá até o final com o Senhor. Não desista dos projetos que Deus tem colocado em seu coração. Não desista dos alvos que você tem semeado em Deus! Não desista! Vá até o final!

Hoje o Senhor nos deu mais três chaves que são importantes para a nossa frutificação. O que é maior: A Chave ou a porta? A porta pode ser grande, mas ela é aberta pela chave. Deus agora está nos oferece as chaves de acesso.

COMPARTILHAMENTO

2) Você tem concluído aquilo que você começou? O que você pretende concluir neste ano?

 

 

LIÇÃO: EVANGELISMO – Parte 1

Introdução

Nos dias 8, 9 e 10 de março acontece o 1º Encontro com Deus do ano de 2013 e cremos que teremos muitas vidas alcançadas. Para isso, contamos com você na divulgação desse Encontro. O desafio é que cada um leve uma pessoa ao encontro. As inscrições podem ser feitas na sua célula.

O estilo de vida de Jesus exige que sejamos como “sal e luz” no mundo. Não podemos ser salgados e insossos ao mesmo tempo. Não podemos ser luz e sombra. Não podemos ser discípulos sem que exerçamos a influência de Cristo sobre as pessoas, seja em casa, nos estudos, no trabalho ou entre amigos. Isto é, devemos transformar o mundo por meio da evangelização. Muitos alegam despreparo, falta de conhecimento da Palavra, porém não é desculpa. Todo cristão deveria estar apto para levar uma alma a Cristo. Sabemos, portanto, que o conhecimento é apenas parte do processo de evangelismo; o nosso estilo individual é o outro componente.

Paulo explica em I Tessalonicenses 1:5: “ Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós”. A missão de falar de Cristo recai sobre cada cristão..

Conversem e completem junto com o grupo as frases:

1. A primeira palavra que me vem à mente quando penso em evangelizar é ................................................

2. ........................................................... é meu sentimento quando sou desafiado ao evangelismo pessoal.

3. Para que eu possa evangelizar de maneira mais eficaz, preciso ...............................................................

4. Penso que o principal aspecto de um evangelista eficaz é ......................................................................

5. Minha experiência mais marcante de evangelização foi ..........................................................................

Desenvolvimento

1ª. PARTE: EU, UM EVANGELISTA?

Deus quer usar sua vida e sua célula para trazer a transformação às pessoas que os cercam. Mas, como podemos obedecer à ordem de pregar o evangelho sem correr o risco de ofender as pessoas que não concordam com o nosso estilo de vida? E como evangelizar sem que nossa fé pareça tolice?

• Pergunta 1: O que você sente que é necessário para que Deus possa usá-lo(a) como um evangelista eficaz? Quais os primeiros passos a serem tomados para que isso aconteça?

Pergunta 2: Existem muitas maneiras de se evangelizar. Cite algumas que você pode usar. Como podemos criar “pontes” para conduzir uma pessoa a Cristo?

Desafio

• Planeje com sua célula algumas maneiras para conduzir mais pessoas a reunião da célula. Cristo.

• Faça uma lista com os nomes de 10 pessoas “alvo” que vocês querem alcançar e comentem as estratégias para alcançá-los.

 

 

LIÇÃO: EVANGELISMO – Parte 2

 Introdução

Nos dias 8, 9 e 10 de março acontece o 1º Encontro com Deus do ano de 2013 e cremos que teremos muitas vidas alcançadas. Para isso, contamos com você na divulgação desse Encontro. O desafio é que cada um leve uma pessoa ao encontro. As inscrições podem ser feitas na sua célula. Na lição anterior compartilhamos sobre o papel do EVANGELISTA. Hoje veremos os benefícios e o custo do Evangelismo.

Desenvolvimento

I. OS BENEFÍCIOS DO EVANGELISMO

Evangelizar é um grande privilégio. Consequência de nosso relacionamento com Cristo. A razão de muitos relutarem em compartilhar sua fé, é que não conseguem enxergar em que isto pode beneficiá-los. Para eles, evangelismo é como um remédio de gosto ruim - sabem que é necessário, mas não sentem prazer em experimentar. Contudo, o evangelismo pode produzir benefícios significantes. Há custos também, mas eles são, em muito, superados pelas bênçãos.

a. Quais os benefícios para nossa vida?

1. Alegria (Leiam I Tessalonicenses 2:13, 19-20) - Paulo estava extremamente grato a Deus pelos tessalonicenses. Eles estavam sendo considerados como sua alegria e coroa. Da mesma forma, as pessoas que alcançamos para Cristo serão uma alegria hoje e também no dia da vinda de Jesus.

Pergunta 3: Você já se sentiu feliz por compartilhar sua fé?

2. Crescimento (Atos 9:19-22)O conhecimento de Paulo das Escrituras e a forma como a divulgava fortaleceu sua condição espiritual.

3. Confiança (Romanos 1:16) - Paulo adquiriu total confiança no evangelho que pregava.

b. Quais os benefícios para a vida de outros?

1. Salvação (Romanos 10:13-14)

2. Vida plena (João 10:10)

3. Uma nova família (Efésios 2:13)

Pergunta 4: Pense agora no mundo (criminalidade, violência, imoralidade, aumento dos divórcios, vícios,  fome espiritual do homem) compartilhe por que é tão necessário evangelizar?

c. Benefícios para Deus

1. Sua glória (João 15:8)

2. Sua alegria (Lucas 15:7,10)

3. Realização de Sua vontade (Mt 28: 18-20; I Tm 2:4)

II- O CUSTO DO EVANGELISMO

A Bíblia diz que “quem ganha almas é sábio” (Pv 11:30). Mas exige muita oração, dedicação, amor e criatividade. Envolve principalmente:

1. Tempo e esforço (Colossenses 1:28-29)

2. Possibilidade de rejeição (Mateus 5:11-12; 2 Timóteo 3:12)

• O evangelismo produz benefícios que superam, em muito, os custos!

Desafio

• Compartilhe e planeje com sua célula algumas maneiras para conduzir mais pessoas a Cristo.

• Faça uma lista com os nomes de 10 pessoas “alvo” que vocês querem alcançar

 

 

 

LIÇÃO: DISTANTE DE DEUS E DE SUA VONTADE - Lucas 15.11-32

Introdução

Um dos maiores atributos dados por Deus ao homem é a liberdade. O ser humano é livre andar com Deus ou para distanciar-se de Deus. Foi isto mesmo que o filho mais moço decidiu fazer. Veja os versos 11-13. E Deus respeita essa liberdade, e por isso o pai reparte os bens, mesmo sem ser esta a sua vontade. Mas, ao distanciar-se de Deus, o ser humano desperdiça todo seu potencial e caminha na vida aprofundando carências e somando perdas e mais perdas (verso 13-14).

Desenvolvimento

1. A tentativa equivocada de resolver o problema

Em vez de se arrepender e voltar, o jovem da parábola, como a maioria de nós, fica tentando encontrar soluções paliativas (verso 15-16). Às vezes, precisamos chegar ao fundo do poço, para nos rendermos aos propósitos de Deus para nossa vida e experimentarmos um genuíno arrependimento.

2. O que é arrependimento?

É mudança de mente: é cair em si e reconhecer o erro, como vemos no verso 17. Quando pensava que podia viver bem e feliz separado do pai, estava “fora de si”, por isso precisou “cair em si”.

É mudança de atitude: decidir pelo certo e tomar atitude corretiva, como ele fez nos versos 18 e 19. Quando alguém está verdadeiramente arrependido, sabe que não tem mais direitos ou mérito, e que depende da graça de Deus. O jovem saiu de casa exigindo tudo, agora volta abrindo mão de tudo.

É demonstrar fruto de arrependimento. O filho pródigo falou que voltaria e pediria perdão e realmente fez isto (verso 21). Arrependimento não é apenas intenção, envolve atitude diferente.

3. Como Deus trata o arrependido?

Com misericórdia. Veja o verso 20. O pai o abraçou e o beijou!

Com perdão restaurador. O pai dá ordens para que lhe sejam trazidas roupas novas e muito mais. Veja o verso 22. Roupa nova significa que o amor perdoador de Deus cobre multidão de pecados de alguém sinceramente arrependido. O anel no dedo significa a restauração da autoridade de filho e as sandálias significam a reafirmação de que ele é filho e não escravo

Com restauração plena da comunhão e do relacionamento. No verso 23 diz que o pai manda preparar um novilho e oferece uma festa. Isto é símbolo de Deus oferecendo ao arrependido a sua comunhão e da festa que há no céu quando um pecador se arrepende. Deus trata o arrependido que volta pra Ele como um verdadeiro filho, porque o Pai nunca terá filhos de segunda categoria.

Conclusão

1. Nunca fuja dos propósitos de Deus para sua vida. Os planos de Deus para nós são perfeitos e conduzem à vida abundante. Longe dos propósitos de Deus encontramos sofrimento e perdas.

2. Se você já está num processo de fuga, não busque soluções paliativas, porque Deus tem o melhor para sua vida, e ele está torcendo por sua volta.

3. Decida hoje voltar para Deus, Seus planos e propósitos para sua vida. Mas volte quebrantado e arrependido, reconheça o erro, decida pelo certo e mude de atitude.

4. Creia que Deus trata o arrependido com misericórdia, afirmando sua paternidade, reavendo sua dignidade, oferecendo sua comunhão.

Desafio

Qual será a sua atitude quanto à vontade de Deus para a sua vida? Ele está de braços abertos. Sua vontade é boa, agradável e perfeita.

 

 

  

LIÇÃO: Características dos discípulos de Jesus–Parte 1–Mat 5

Introdução

Toda nação tem sua constituição, suas leis, cultura e valores. Quando Jesus proferiu o Sermão do Monte Ele estabeleceu a constituição do seu Reino. São os princípios fundamentais para aqueles que são seus discípulos e querem viver de acordo com a vontade de Deus.. Ele deseja e espera que proclamemos esta mensagem em todo lugar. Quebra-gelo: Quais são as características mais marcantes dos: ingleses; alemães; italianos; japoneses? E o povo de Deus? Como você pensa que deveria ser um verdadeiro cristão? Quais seriam as principais características dos discípulos de Jesus?

Desenvolvimento

Nesta lição e nas próximas nosso foco serão os princípios práticos de vida cristã ensinados por Jesus no Sermão do Monte. Hoje, veremos 8 características dos verdadeiros cristãos. A primeira seção do Sermão (Mateus 5.1-11) trata da natureza do povo de Deus. Assim, como podemos facilmente diferenciar um japonês de um alemão, ou um americano de um brasileiro, devemos ser capazes de identificar um legítimo cristão por seu comportamento e características bem evidentes. Leiamos Mateus 5.1-11 e veremos que os cristãos:

1. SÃO POBRES EM ESPÍRITO (v. 3). Não significa pobreza material. Significa ser livre de orgulho e reconhecer sua absoluta necessidade diante de Deus. É ter um coração contrito e quebrantado (Is 57.15) e reconhecer suas limitações. É ter o espírito vazio de si mesmo, das coisas do mundo e de suas paixões e procurar ser cheio de Deus.

2. ELES CHORAM (v. 4). Este chorar não é por coisas naturais, mas estar sempre clamando por mais de Deus. Feliz é aquele que tem este desejo de crescer e se aprofundar mais no conhecimento de Deus. Os verdadeiros crentes não são felizes com pouco de Deus, mas se entristecem porque anseiam por mais de Deus. Também choram pela situação das pessoas, de compaixão por tantos que ainda estão perdidos. Você chora?

3. SÃO HUMILDES (v. 5). Significa que começam a ser exatamente como Jesus, que era manso e humilde de coração. Mesmo sendo o Rei Eterno, se tornou homem pequeno, vazio, praticou o que neste verso está ensinando e nos convida à humildade, a ser como Ele. Quanto mais influência, poder e posição alguém tem, aí é que tem que se curvar e se abaixar para servir a todos com humildade. É isto que Jesus gosta.

4. ELES TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA (v. 6). É necessário haver fome por mudança e transformação na vida, família e em todas as circunstâncias. Precisamos ter fome do próprio Senhor Jesus, não de bênçãos. O discípulo de Jesus será feliz se matar sua fome com a busca de Deus. Nossa fome e sede de justiça devem incluir todos estes três níveis de justiça: para com Deus, para conosco mesmo e para com o próximo. 

5. SÃO MISERICORDIOSOS (v. 7). O cidadão do Reino é misericordioso. Sabe oferecer perdão e misericórdia. O cristão pode ter oportunidade de vingar-se e ferir pessoas que o feriram, mas não o fará. Mesmo que tenha condições e até poder para fazê-lo, sempre estenderá misericórdia para todas as pessoas. Porque a misericórdia se manifesta no perdão. Aquele que é misericordioso sempre perdoa.

6. SÃO LIMPOS DE CORAÇÃO (v. 8). Ser limpo de coração não é ser limpo por fora, mas no íntimo, no caráter. São limpos de coração quando rejeitam a hipocrisia e a falsidade e, não têm nada a esconder. Não é mais limpo quem nunca se suja, mas sim quem sempre se limpa através do arrependimento e da confissão. Só os limpos de coração conseguem enxergar a Deus por trás de tudo e percebem Sua mão conduzindo-os.

7. SÃO PACIFICADORES (v. 9). Jamais promovem o conflito, ao contrário, onde estão promovem a paz e a reconciliação. A Bíblia diz: “Façam todo o possível para viver em paz com todos” (Rm 12.18). Somente será um pacificador aquele que coloca Jesus, o Príncipe da Paz dentro de si, pois só há paz onde Ele reina.

8. SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA E POR CAUSA DO SENHOR (v. 10). Em geral, quem vive como verdadeiro discípulo, será perseguido por causa da justiça. Não porque faz algo errado, mas exatamente porque a integridade e a santidade incomodam. Felizes são estes, porque não aceitam fazer concessões para agradar as pessoas e sim a Deus. Seu estilo de vida incomoda?

Desafio

Você se encaixa no perfil de um discípulo de Jesus?

 

 

 

LIÇÃO: CARACTERÍSTICAS DOS DISCÍPULOS DE CRISTO - Parte 5

Introdução:                                                                  

A lição de hoje sempre despertou admiração de muitas pessoas, pelo ensino radical de Jesus sobre o amor. Leiamos o texto bíblico: Mateus 5.38-48

Desenvolvimento:

I - Como se aplica em nossa vida o ensino de Jesus para não resistirmos ao perverso? Diz respeito ao comportamento do cristão em seus relacionamentos pessoais. Jesus também considera nossa relação conosco mesmo. Ele está interessado é em lidar com o nosso “eu” e com nossa atitude interior. Ele quer:

1. Que tratemos o espírito de autodefesa que aflora quando alguém me faz alguma injustiça;

2. Que aprendamos a lidar com o desejo de vingança e retaliação;

3. Alertar que nosso “eu” tenta ocupar o primeiro lugar em nossa vida o tempo todo. Jesus quer que percebamos que para sermos seus discípulos, temos que fazer morrer nosso “eu”.

4. Ensinar que se alguém quer ser seu discípulo, deve negue-se a si mesmo, tomar a Sua cruz e o seguir em seu estilo de amor radical, perdoador e doador.

II - Em Romanos 12.17-21 Paulo nos ajuda a entender o que Jesus queria ensinar: “Não retribuam a ninguém mal por mal. Procurem fazer o que é correto aos olhos de todos. Façam todo o possível para viver em paz com todos. Amados, nunca procurem vingar-se, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: “Minha é a vingança; eu retribuirei” diz o Senhor. Ao contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem”.

1. Um discípulo que deve ser conhecido por demonstrar um amor semelhante ao de Jesus, não paga o mal com o mal. Pagar o bem com o mal é maligno. Pagar o bem com outro bem é apenas humano, mas pagar o mal com o bem é divino, e somente os filhos de Deus são capazes de fazê-lo. Quando agimos assim, Paulo diz que estamos amontoando brasas vivas na cabeça de nosso inimigo. Isto significa que uma atitude tão inesperada e incomum levará nosso agressor a uma forte reflexão, um grande incômodo e desconforto em sua consciência e à vitória do bem sobre o mal.

2. Este tipo de comportamento é uma marca de um verdadeiro discípulo porque é impossível agir assim apenas por meio do esforço humano. Somente quem nasceu de novo e tem a vida e o poder de Deus em seu coração é capaz de observar este padrão de relacionamento de Jesus. Somos chamados a seguir o seu exemplo (1Pedro 2.21-23)

Conclusão

• Devemos fazer diferença. Somente o amor radical quebra os ciclos de violência e agressividade em todos os nossos relacionamentos. Somente o amor radical revela ao mundo que somos discípulos de Jesus (João 13.35) e crescemos na comunhão com Deus.

• Existe situações que nos impedem de perdoar um agressor, mas a vontade de Deus é que não sejamos apegados a nada, nem ao dinheiro, nem aos bens e nem àquilo que consideramos ser o mais certo. Observe nesse texto de Mateus 5.38-48 nove degraus da paciência e do autocontrole:

1. Não tomar qualquer iniciativa má ou perversa / 2. Não se vingar do mal / 3. Ficar quieto / 4. Buscar ao Senhor no sofrimento / 5. Conceder ao malfeitor mais do que a lei exige / 6. Não odiá-lo / 7. Antes, amá-lo / 8. Fazer o bem / 9. Orar a Deus em benefício de quem nos ofende.

Desafio

• Se somos filhos e temos a mesma natureza do Pai, isso se torna possível. Retribuir o bem com o mal é maligno; retribuir o bem com o bem é humano, mas retribuir o mal com o bem é divino. Esse é o nosso padrão e o nosso desafio. Assim, vamos transformar a nós mesmos desde o mais íntimo de nosso coração e vamos mudar o mundo.

 

 

LIÇÃO: A HORA DE PASSAR PARA O OUTRO LADO

 "E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel - Josué 1:1,2

Introdução

O que vemos no Livro de Josué é Deus motivando o povo à conquista. Reacendendo a chama que parecia estar se apagando. Uma geração tinha morrido. Moisés, o grande líder tinha passado. É nesse contexto que Deus fala a Josué: “dispõe-te, agora, passa este Jordão”. O que podemos aprendemos aqui?

Desenvolvimento

I – TEMOS QUE ATIVAR UMA MENTALIDADE DE CONQUISTA

1.1. Quando Deus diz: DISPÕE-TE E PASSA O JORDÃO, está dizendo: “Josué se posicione diante de mim.” “Levanta-te!” “Manifesta-te!” “Tenha iniciativa!”.

1.2. Josué foi um dos dois espias, que deu relatório positivo da terra da promessa. Quando ele não era o líder atiçou o povo para conquista. Mas, com o passar do tempo o sonho adormeceu dentro dele. Muitos vivem um estilo de vida onde sempre esperam que no futuro algo vá acontecer. É para estes que Deus diz: “dispõe-te. Não olhe para as dificuldades, porque Eu Sou Deus de Palavra e vou Te dar a VITÓRIA”.

 Às vezes, tudo o que Deus está esperando para agir em nossa vida é um posicionamento nosso. Deus não faz aliança com quem NÃO tem PALAVRA, NÃO tem POSTURA, NÃO tem COMPROMISSO. Precisamos nos posicionar e nos dispor a sermos usados por Deus para cumprir seus propósitos.

II – TEMOS QUE RECONHECER O TEMPO DAS OPORTUNIDADES

2.1. Veja o verso 2: “dispõe-te AGORA...”. Significa que não podemos mais esperar. Ele disse a Josué: “chegou o momento”. Você precisa tomar posse da terra prometida.

2.2. Existem 3 palavras para conceituar “TEMPO” na língua grega:

a) KRONOS: É o tempo do homem. Um dia, dois dias, uma hora, duas horas.

b) AIONIOS: É o tempo da eternidade. Um tempo que não tem começo nem fim.

c) KAIRÓS: Esse é o tempo da oportunidade. O tempo apropriado para Deus operar.

III – PRECISAMOS VISUALIZAR UM TEMPO DE MILAGRES

3.1. Veja o que Deus falou a Josué: “dispõe-te, agora, passa este Jordão...”. O primeiro milagre que o Senhor operou por meio de Josué foi a travessia do rio Jordão, quando o povo atravessou a pés enxutos. Portanto, atravessar o Jordão, fala de experimentar o sobrenatural de Deus e de viver um tempo de milagres.

3.2. A visão natural é sempre limitada. O natural diz que não pode, mas, o espiritual nos mostra que é possível fazer grandes coisas para Deus, mesmo se nos considerarmos pequenos ou mesmo não dispormos de muitos recursos.

Conclusão

* Deus estabeleceu Sua igreja para não conhecer limites. Para viver no sobrenatural. Portanto, saia do lugar que limita sua vida. Vamos clamar e crer por um tempo de muitos milagres. Isso é passar o Jordão.

* Vamos marcar nosso tempo. Vamos mostrar para o mundo que podemos fazer algo grande com o que temos, deixando o legado de uma vida que fez diferença na vida de outras pessoas. Esse é o nosso chamado!

COMPARTILHAMENTO

1) Você crê que hoje se encontra no lugar e no tempo que Deus preparou para sua vida? Então esse é o seu tempo da oportunidade! Não desperdice!

 

                                     

LIÇÃO: A IMPORTÂNCIA DE UM ENCONTRO COM DEUS - Mateus 17:1-9

 Introdução

Nesta semana muitas pessoas estão sendo convidadas a ir ao ENCONTRO COM DEUS. Porque isso é importante? Porque é necessário às vezes deixarmos toda a agitação da vida para termos um tempo de qualidade com o Senhor. O que acontece quando tiramos um tempo para nos encontrar com Jesus? 

Desenvolvimento

1) Nos desligamos da agitação do dia a dia para estarmos em particular com Jesus – (Mt 17:1)

1.1. Pedro, Tiago e João foram convidados pelo Senhor para um tempo em particular com Ele. Como isso é precioso e pode mudar nossas vidas! Na agitação muitas vezes não conseguimos ouvir Deus. Muitas vezes sentimos que precisamos de algo e não sabemos o que é. Pensamos que necessitamos de algum tipo de alimento diferente, roupa diferente, passeio a lugar interessante e acabamos fazendo algumas dessas coisas, mas descobrimos que a sensação de vazio, continua. É aí que devemos perceber que esse sentimento de falta é provocado pelo Espírito Santo, querendo nos levar para mais perto de Jesus. Só ao encontrarmos com o Senhor é que nos virá a satisfação completa.

2) Temos a oportunidade de conhecer a glória do Senhor de perto – (Mt 17:2)

2.1. Embora aqueles três discípulos já conhecessem a Jesus, havia algo que eles precisavam conhecer e para isto era necessário separar um tempo particular de busca e qualidade. Quando levamos nosso carro para abastecer em um posto de combustível, o frentista costuma examinar alguns itens como, água, óleo, pressão dos pneus, etc., mas, quando levamos a um mecânico, o exame é mais detalhado e defeitos são encontrados e corrigidos. Certas coisas de nosso caráter apenas serão reveladas quando tivermos um pouco mais de intimidade com Deus. No dia a dia nossa comunhão com Deus é apenas o suficiente para manter nossa amizade com Ele, mas quando nos reunimos por um tempo maior e em lugar adequado, podemos tocar em áreas que precisam ser examinadas com mais atenção e dedicação.

3) A Palavra nos é ministrada num nível mais revelador e profundo – (Mt 17:3)

3.1. Eles viram Elias e Moisés (que representavam a Lei e os Profetas, ou seja, o Antigo Testamento) conversando com Jesus (que representa o Novo Testamento). No Encontro (ou num tempo particular de busca), podemos compreender muito mais da Palavra e vemos ampliado nosso nível de revelação. 

4) Deus fala conosco e aprendemos temer sua presença – (Mt 17:5,6)

4.1. Quando Deus fala profundamente conosco, o arrependimento nasce e um temor (respeito, medo de pecar) é gerado em nosso coração. Assim, passamos a viver uma vida santa. Deus gosta de falar conosco, mas para que possa haver esse diálogo é necessário que haja local e tempo adequados. Há muita coisa que precisamos aprender com Deus e Ele está disposto a nos revelar no momento que lhe dermos atenção.

5) Recebemos paixão pelos perdidos e poder para libertá-los – (Mt 17:14, 15 e 18)

5.1. Os discípulos que não subiram ao monte para aquele "encontro" não tiveram poder para libertar um jovem endemoninhado. Quando, porém, Jesus chegou com os três discípulos, a libertação aconteceu. Para que um celular possa ser usado é necessário que sua bateria tenha carga suficiente. Assim também, para que o Espírito Santo possa nos usar para ser bênção na vida de alguém, é preciso que nos conectemos por um tempo na fonte que gera esse poder – a presença de Deus.

6) Temos experiências que marcarão nossas vidas – (Mt 17:9)

6.1. Há coisas que Deus não quer que ouçamos da boca de outros, mas que as experimentemos pessoalmente. Por isso, esta oportunidade fará toda diferença, muitas pessoas tem testemunhado o que eram e o que são depois do encontro, como Deus renovou e transformou suas vidas. Se você ouvir alguém falando do quanto estava gostosa a comida de um certo restaurante isso não vai matar a sua fome. Você tem que ir e comer o seu bocado, então, vença as adversidades e desfrute deste maravilhoso encontro.

 

 

LIÇÃO – AS CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SOLDADO

 "Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus. E o que de mim, ouviste, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensinarem os outros. Sofre, comigo as aflições como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra - II TM 2.1-4

EDIFICAÇÃO: Na Bíblia encontramos a história de homens que receberam investimento para servirem ao Senhor. Como o investimento de Jesus em seus 12 discípulos e o de Paulo em Timóteo. Vemos também outros, como Jacó pai de José e Jessé pai de Davi. Homens que tiveram filhos que foram poderosamente usados pelo Senhor, porém, não souberam desenvolver o potencial de seus filhos. Então, Deus teve que enviar outros para que Seu propósito se cumprisse na vida de José e Davi. Vivemos dias decisivos na vida de muitos, que talvez, não possuem grandes perspectivas de vida, mas que tem seus corações voltados para Deus, que os têm chamado para servi-lo. Veremos hoje 4 atitudes decisivas de um bom soldado(a) de Cristo:

I - PREPARA-SE PARA O COMBATE

1.1. Uma academia militar é lugar de disciplina. O soldado precisa estar preparado para a guerra e esse preparo ocorre fora da batalha. Muitos sofrem derrotas diárias por achar que sabem como lutar, mas entram na guerra despreparados. Soldado destreinado é alvo fácil para o inimigo, com quem travamos lutas diárias. Devemos saber que o Senhor está conosco e que nos dará vitória. A nossa parte é confiar n’Ele e nos sujeitarmos a sua autoridade e disciplina, através da Palavra, da oração, do jejum.

II - TEM CAPACIDADE PARA SUPORTAR AS AFLIÇÕES

2.1. Um soldado sabe que o seu papel é de suportar tudo o que vier: dificuldades, angústias, solidão, tristezas. Ele não abandona o seu posto jamais, mas permanece firme haja o que houver. Se passarmos por aflições, na guerra ou no treinamento, está tudo normal, pois temos suprimento, respaldo de Deus e armas poderosas, mas não estamos isentos de sofrer. Ou decidimos sofrer como conquistadores, ou sofrer como perdedores. 

III - TEM CONCENTRAÇÃO NA SUA MISSÃO

3.1. Geralmente as coisas passageiras são as que ocupam maior espaço na nossa vida. Devemos priorizar aquilo que é valioso para o Senhor, o que é eterno. Áreas de nossa vida podem ser um grande embaraço para sermos bons soldados: lembranças do passado; amizades. Estar embaraçado com negócios dessa vida tem sido a causa do fracasso de muitos, pois permitem que seus corações estejam presos com ambição, dívidas,  paixões, más influências, etc.

IV – TEM MOTIVAÇÃO CORRETA

4.1. A última verdade a que Paulo se refere é a principal de todas: Porque lutamos? Para agradar a homens ou a Deus? Alguns soldados vão para a guerra por que são convocados; outros porque são remunerados (mercenários). Mas, têm aqueles que vão por causa de uma paixão. Não estamos no exército de Deus por escolha própria. Fomos convocados por Ele. Precisamos entender que a obediência que prestamos aos nossos líderes é obediência ao Senhor. Quem quer agradar a Deus, reconhece a autoridade d’Ele delegada sobre alguém e obedece.

CONCLUSÃO: De fato, somos o Exército de Deus, e a cada dia conquistamos o território do inimigo e marchamos para prevalecer. Precisamos ser um exército organizado, que ouve a voz de comando e que obedece às ordenanças e que caminha como um exército unido, enfileirado e em marcha. Hoje Deus ainda recruta pessoas para o Seu exército.

COMPARTILHAMENTO: Você está pronto para se alistar?

  

  

LIÇÃO - DEUS A PROCURA DO HOMEM! – Gênesis 3:1-10

EDIFICAÇÃO: Onde estás? É a pergunta que Deus faz a Adão após o seu pecado. Adão tentava esconder-se entre as árvores. Esta pergunta revela que Deus está procurando o homem. E porque Deus procura o homem?

I – PORQUE O HOMEM ESTÁ DISTANTE DO SENHOR

1.1.    Muitos dizem que tem Deus dentro de si. Porém a Bíblia diz que o homem está desesperadamente distante de Deus. Não é uma distância geográfica, mas de natureza. Quando Adão foi criado e colocado no Éden era inocente e sem maldade, porém não era pecador, nem possuía natureza pecaminosa.

1.2. Adão desobedeceu e morreu. O pecado de Adão mudou sua natureza e sua descendência então herdou sua natureza pecaminosa. Logo, todos são pecadores e estão longe de Deus. Adão e Eva, atormentados por sua consciência, tentam se esconder de Deus. Mas o Senhor os chama: “Onde vocês estão?”

1.3. O homem foge de Deus porque se sente culpado. Entretanto, Deus procura o homem e quer restabelecer um relacionamento de amor mútuo. É Deus que faz tudo o que é necessário para tornar isso possível novamente. A Bíblia, do primeiro ao último livro mostra essa busca de Deus pela comunhão com o homem.

  • Muitos se escondem de Deus. Adão se escondeu atrás da árvore e hoje as pessoas se escondem atrás de uma “fachada” comportamental e em atitudes religiosas. Criam suas próprias barreiras. Estão separados pelo orgulho ou pela arrogância. Mas, Deus sempre pergunta: “onde estás?” 

 II - PARA LHE DAR A OPORTUNIDADE DA CONFISSÃO

2.1. Quando Deus chega no Éden grita como uma mãe em busca do filho a quem perdeu de vista: “Adão, onde estás?” Mas será que Ele não sabia onde estava Adão? Sim! Deus sabia tudo que Adão tinha feito. Mas não acusa e nem se aproxima do homem de surpresa. Apenas pergunta (onde estás?) e dá ao homem a oportunidade de responder e sair de trás da árvore. Aprenda com o Senhor: Nunca acuse sem dar antes ao outro a oportunidade de confessar.

 2.2. Deus é onisciente. Sabe todas as coisas. Porém, nunca nos expõe antes de dar a oportunidade de confessar. Deus sempre procura falar conosco pela Sua Palavra, por um Pastor, ou de tantas outras formas. Ele oferece todas as chances possíveis. Hoje Deus pergunta: Por onde tem andado? O que tem feito? O que tem assistido? O que tem acessado na internet? O que você tem falado?  O que você tem pensado? 

 2.3. O pecado de Adão causou-lhe vergonha, medo e fuga. Essa é a 1ª atitude de todo homem quando peca: “se esconder”. É como uma criança quando faz algo errado, ela procura se esconder da mãe e do pai. A 2ª atitude é tentar “Transferir sua culpa”. Tenta justificar seu pecado transferindo a culpa.

  “Eu sou assim porque a vida é difícil”; “pequei porque ninguém me ajudou”. “O culpado de eu viver é assim é meu pai, minha mãe, minha esposa, meu marido, meu filho, meu patrão...”. Pecado não se explica, Pecado se confessa e abandona.

III – PARA LHE DAR A OPORTUNIDADE DA SALVAÇÃO

3.1. Uma das características mais marcantes do caráter de Deus é essa perseverança. Ele nunca desiste de nós. Deus poderia ter matado Adão e formado outro homem. Mas escolheu salvá-lo. O apóstolo João também não conseguiu explicar esse amor e concluiu: “Porque Deus amou ao mundo DE TAL MANEIRA que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).

3.2. A Bíblia diz que debaixo do pecado, o homem se acha morto espiritualmente, sob maldição, dominado e controlado por Satanás, sem Deus e sem esperança. A GRAÇA é a resposta de Deus à necessidade do homem. Logo após o pecado de Adão, Deus manifesta e revela a sua Graça:Deus promete enviar a Cristoque esmagaria a cabeça da serpente (venceria o pecado).

  • Onde estás? Essa pergunta revela a graça o amor e a determinação de Deus de buscar o homem e de resgatá-lo. Tome uma decisão hoje! Pare de se esconder de Deus.

 COMPARTILHAMENTO

 2) Uma das características de Deus é não desistir do homem, você já desistiu de alguém?

  

 

 

 

 

LIÇÃO CÉLULA - FÉ X INCREDULIDADE – Lucas 1:5-38

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

 

  • Ø Terça-Feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h, 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Leia, com os presentes, o texto-base desta lição: Lucas 1:5-38

 

• O texto apresenta-nos duas histórias: a predição do nascimento de João Batista e a predição do nascimento de Jesus.

 

• São duas histórias semelhantes. Gabriel, anjo de Deus, em ambas as histórias, fez visitas com o objetivo de anunciar a concepção e o nascimento de dois grandes homens. Nas duas histórias, não havia a possibilidade de a gravidez ocorrer: na primeira, por causa da esterilidade e idade de Isabel e, na segunda, por causa da virgindade de Maria.

 

• Porém há um diferencial entre essas duas histórias: na primeira, Zacarias reagiu ao anúncio do anjo com incredulidade, enquanto que, na segunda, Maria respondeu com fé. Baseado nisso vamos extrair desse texto algumas lições práticas.

 

As impossibilidades humanas

 

Repita a leitura dos seguintes versículos: Lucas 1:6 e 7 e Lucas 1:26 e 27. De acordo com os textos, era impossível que Isabel e Maria ficassem grávidas. Posto isso, gere um bate-papo a partir das seguintes perguntas:

 

1. Quais são, hoje, as suas impossibilidades? Quais são os problemas e desafios que você tem enfrentado e considera impossíveis de serem solucionados e superados?

 

2. Isabel e Maria receberam promessas da parte de Deus. A partir da sua vida, existe alguma promessa que Deus feito e que você considera impossível que se cumpra?

 

Sempre nos deparamos em nossas vidas com impossibilidades. Em ambas as histórias as impossibilidades estavam presentes. A diferença está na reação perante elas.

 

Fé x Incredulidade

 

Repita a leitura dos seguintes versículos: Lucas 1:18-20 e Lucas 1:34-38. A partir de ambos os textos, podemos perceber que ambos, Zacarias e Maria, tinham consciência de suas impossibilidades.

 

3. O que diferenciou a atitude de Maria da de Zacarias?

 

Vejam que Zacarias e Maria olharam para suas impossibilidades. O diferencial foi que Maria também contemplou o poder de Deus e creu que seria possível sua gravidez, ainda mais porque o próprio Deus o estava dizendo.

 

4. Pense nas promessas de Deus. Você crê que Ele é poderoso e fiel para cumpri-las?

 

5. Pense em seus problemas e desafios impossíveis. Você crê que Deus é poderoso para solucioná-los e supera-los?

 

Após anunciar a promessa de Deus a Maria, o anjo Gabriel lhe diz: “nada é impossível para Deus” (Lc 1.37). Diante disso e de sua impossibilidade, Maria optou por crer.

 

CONCLUSÃO:

 

• Todos nós enfrentamos e enfrentaremos impossibilidades em nossas vidas. A grande questão, então, está em que resposta daremos diante das impossibilidades: fé ou incredulidade.

 

DESAFIOS:

 

1. Pense sobre as impossibilidades de sua vida e na reação que você tem tido diante delas.

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: EU POSSO SER USADO POR DEUS - II Reis 7:3-9

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

  • Ø Terça-Feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h, 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

Vamos ler juntos o texto de II Reis 7:3-9. Ele nos fala da cidade de Samaria quando estava cercada pelo exército da Síria e seus moradores não tinham alimento. A fome e o desespero haviam tomado conta de todos. Hoje, vamos aprender como Deus usa situações e pessoas de uma maneira que para nós não tem muita lógica.

 

I - HÁ UMA GRANDE FOME NA TERRA

1.1 – Os leprosos estavam do lado de fora da cidade por causa de sua doença. Dentro da cidade, pessoas já estavam morrendo de fome e sabiam se ficassem ali, também poderiam morrer de fome. Quantos a nossa volta estão morrendo de fome pela falta de Deus. Precisamos admitir que devemos fazer alguma coisa!

 

II - DEUS QUER NOS USAR APESAR DAS NOSSAS LIMITAÇÕES

2.1 - Ele usou quatro leprosos, homens doentes e rejeitados pela sociedade. Se fossemos escolher provavelmente não escolheríamos aqueles homens, mas Deus escolheu. Você se sente fraco e sem condições? Pois Deus quer usar você! Queira ser usado por Deus!

 

III - PRECISAMOS NOS DISPOR

3.1 - Os leprosos fizeram uma pergunta sábia: "Para que ficarmos aqui assentados até morrer?" Se dispuseram a fazer alguma coisa para mudar a situação. Precisamos ter a mesma atitude. Cultive essa disposição em seu coração.

 

3.2 - Se começarmos a ir ao terreno do inimigo para buscar vidas, Deus vai abrir as portas diante de nós, e o milagre vai acontecer. Os famintos ficarão saciados. Os cativos serão libertos pelo poder sobrenatural de Deus.

IV - QUANDO SERVIMOS A DEUS, SOMOS OS PRIMEIROS A SEREM ABENÇOADOS 

4.1 - Os leprosos experimentaram a fartura num tempo de escassez porque foram corajosos e ousados. É isso que vai acontecer conosco, seremos os receptores da benção para depois transbordar sobre outras pessoas.

V - NÃO PODEMOS SER EGOÍSTAS E GUARDAR A BENÇÃO SÓ PARA NÓS

5.1 - Deus tem prazer em abençoar aqueles que desejam ser abençoadores. Não podemos ficar pensando só em nós, nos alimentando na igreja, na célula, enquanto tanta gente está morrendo de fome espiritual, sem Cristo. A satisfação que Deus coloca em nossos corações não tem como ser descrita. Só mesmo sentindo a alegria de ser útil nas mãos de Deus.

 

CONCLUSÃO: Deus sempre tem uma bênção e livramento para seu povo, mas quer usar alguém para ser canal para essas bênçãos. Aqueles que se dispuserem a ser esse canal, serão os primeiros a receberam as águas abençoadoras, os primeiros a receberem a fartura de alegrias e soluções para seus problemas. Devemos ter essa disposição de sermos úteis para o Reino de Deus.

 

 

COMPARTILHAMENTO

 

 

1. Sua vida foi um canal de bênçãos na vida de outros?  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: DEUS PODE E DEUS QUER - Marcos 1.40-45

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

  • Ø Terça-Feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h / 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Leiam juntos Marcos 1.40-45. Deus sempre usa as circunstâncias para nos aproximar d’Ele. Diz um sábio que a vida de um homem é mudada por um grande amor ou por uma grande dor. Observamos que alguns só ficam perto de Deus quando tudo está bem, quando a família está ajustada, quando está ganhando dinheiro, todos com saúde. Outros, só se aproximam de Deus, quando as coisas estão muito ruins. A situação está “preta”. Tem pessoas que pensam que milagre é uma queda de braço entre o homem e Deus, mas o texto de Marcos mostra que Jesus é um grande facilitador de milagres, por quê?

        

I – ELE SE COLOCA NO CAMINHO DAS PESSOAS (v. 40)

 

  • Ø Naquele tempo, um leproso não podia chegar muito perto das pessoas. Se ele chegasse a pessoa poderia apedrejá-lo. Mas Jesus permitiu que fosse diferente na vida daquele homem. Uma das coisas importantes na vida e no ministério de Jesus é que Ele sempre se colocava no caminho das pessoas.

 

  • Ø Muitos dizem que vivem em busca de Deus. Mas, quantas vezes Jesus já se colocou em nosso caminho e evitamos ou nos fizemos indiferentes para com Ele. Nesta noite, Deus está se pondo novamente em nosso caminho. Temos a oportunidade de nos entregarmos a Ele. De pedir a cura, libertação e salvação.

 

II – ELE SE IDENTIFICA COM AS NECESSIDADES DAS PESSOAS (v. 41)

 

  • Ø O texto diz que Jesus se compadeceu. Compaixão é uma identificação profunda, é um desejo de fazer alguma coisa para mudar a situação daquela pessoa.

 

  • Ø O mundo sempre estabelece relacionamentos interesseiros. “O que você pode me dar ou me oferecer?”

 

  • Ø Mas Jesus sempre se aproximava das pessoas que possuíam necessidades a serem supridas. Ele disse: “Os sãos não precisam de médico, mas os doentes. Eu não vim para os são, mas para os doentes”.

 

  • Ø Muitas vezes, pensamos que Deus não se importa com nossas dores, crises e dificuldades. Muitas vezes, seu cônjuge, seus filhos, seus pais, seus colegas de trabalho, não conseguem entender você. Mas, existe um que nos entende, porque Ele já passou por tudo o que você passou. (Is. 53.3-4).

          

III – ELE TOCA AS PESSOAS (v. 41)

 

  • Ø A coisa mais fantástica nessa passagem é que Jesus tocou o leproso. Ninguém podia se aproximar de um leproso, nem o leproso de alguém. Quando uma pessoa fica leprosa, ela é obrigada a sair de casa, abandonar a família e ir para o vale dos leprosos do lado de fora da cidade.

 

  • Ø Quando um leproso ia caminhado, se encontrasse alguém, deveria cobrir-se com um pano e gritar: leproso, leproso. Por isso, aquele homem não era apenas leproso, mas também rejeitado, humilhado, inferiorizado e carente de amor. Jesus poderia simplesmente dizer a ele: “Sê curado”. Mas, Jesus fez questão de tocá-lo.

 

CONCLUSÃO

Até hoje Jesus continua tocando as pessoas através da Palavra. Mas, Ele também usa as mãos dos seus servos para tocar na vida das pessoas e ministrar a sua graça e o seu poder. Como podemos colocar nossas vidas para abençoar outros?

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: FUGA IMPOSSÍVEL! – Salmo 139: 1-24

 

 

PROGRAMAÇÕES DA IGREJA (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

  • Ø Terça-Feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h /18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Leiam juntos o texto de Salmo 139: 1-24 Você já ouviu falar de Alcatraz? É uma ilha formada por um enorme bloco de rocha do tamanho de cinco campos de futebol localizada na cidade de São Francisco nos EUA. Alcatraz ficou famosa pelo seu presídio de segurança máxima e seu sistema de segurança inviolável. Dizia-se que nenhum preso jamais conseguiria fugir de lá. Porém, conta-se que mesmo com toda esta segurança houve fugas. Um homem pode fugir de Alcatraz, mas ninguém consegue fugir de Deus! É isso que o salmista Davi nos mostra neste salmo.

 

I – UM DEUS ONISCIENTE (v.1-6)

1.1.    Nos versículos de 1 a 6 Deus diz que nos conhece. Cada movimento que fazemos: “sentar e levantar”.  Os sentimentos do nosso coração: “sondas o coração” e também nossos pensamentos: “penetras os meus pensamentos”. Davi o autor deste Salmo sabia que Deus é ONISCIENTE! Isso significa que Ele sabe exatamente tudo o que fazemos desde o momento que levantamos até o momento em que vamos deitar.

 

1.2. O homem divide o tempo em três etapas: passado, presente e futuro. Mas Deus não está preso ao tempo. Porque Ele é eterno. Para Ele o futuro e o passado são a mesma coisa. Ninguém jamais surpreende a Deus. Não há nada que você possa dizer sobre sua vida que vai pegá-Lo de surpresa.

 

  • Por isso, um homem pode enganar todo mundo e a si próprio, mas, jamais conseguirá enganar a Deus! Porque Deus conhece todas as coisas, inclusive os segredos do seu coração.

 

  • É verdade que o homem não pode ver dentro do seu coração. Mas, para Deus o seu coração está completamente descoberto. E apesar de já saber de tudo, ainda assim Ele espera que tomemos a iniciativa de ir até Ele e confessemos nossos pecados e falarmos de nossas necessidades.

 

II – UM DEUS ONIPRESENTE (v. 7-12)

2.1. Davi tinha plena consciência de que Deus é um Deus ONIPRESENTE. Isso significa que Ele está em todos os lugares ao mesmo tempo. Satanás não tem os mesmos atributos de Deus. Satanás é um ser espiritual, mas não é onipresente. Deus é muito maior do que Satanás. Deus pode estar em muitos lugares ao mesmo tempo. Onde a sua presença for necessária, onde o seu nome é invocado, Ele se manifesta pessoalmente. O que isso significa? Significa que jamais poderemos nos esconder da presença de Deus.

 

  • Saber que Deus está presente muda nossas atitudes, nossas conversas e nossos relacionamentos.

 

     

III – UM DEUS ONIPOTENTE (v. 13,14)

3.1. É impossível fugir da presença de Deus, porque foi Ele quem nos criou. E por isso nos conhece perfeitamente. Ele sabe que há limitações e imperfeições que fazem parte de nossa natureza. O homem foi feito à imagem e semelhança de Deus. Por isso há dentro de cada ser humano um vazio do tamanho de Deus e que provoca em nós a necessidade de buscá-Lo e adorá-Lo.  

 

3.2. Deus não nos criou para vivermos distante d’Ele. Longe do Senhor todo homem é infeliz! Longe de Deus o homem se afunda em pecado e atrai consequências terríveis pra sua vida. Portanto, temos que orar como o salmista Davi nos versículos 23, 24.

 

3.3. Vai chegar o dia em que nos cansaremos de viver sempre assim fugindo e se escondendo. E quando esse dia chegar, vamos dizer: “Senhor eu me rendo”. Nesse momento seremos amarrados a Ele pelo sangue de Jesus. Então nada mais nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus. (Rm.8.35-39).

 

COMPARTILHAMENTO

 

3)    O que você acha do ditado popular “pau que nasce torto, morre torto”? Você crê que qualquer pessoa pode mudar de vida?

 

 

 

 

 

 

 

 LIÇÃO: O VALOR DO REINO DE DEUS – Mt 13:44:51

 

 

PROGRAMAÇÕES DA IGREJA (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  • Ø Terça-Feira 19h30  – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h/ 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Leiam juntos o texto deMt 13:44-51. Se Deus fosse cobrar o ingresso nos céus, quanto Ele deveria cobrar? Quanto vale a salvação? Quanto vale uma alma? Um certo jornal veiculou a notícia da venda de uma alma pela internet por poucos dólares, por uma quantia insignificante. O vendedor ficou surpreso que alguém pudesse comprar a sua alma. Temos visto a pouca importância que as pessoas estão dando a sua vida, a sua alma e consequentemente não se interessam pelo Evangelho, pela Salvação em Jesus, pelo Reino de Deus. Você se importa com o Evangelho, com o Reino de Deus? Você valoriza a sua vida, a sua alma? No texto lido acima, vemos Jesus contar três parábolas sobre o valor do Reino dos Céus:

 

I- O REINO DOS CÉUS, UM TESOURO ESCONDIDO – Mt. 13:44

1.1. Nos dias de Jesus, a lei determinava a compra da terra para que pudesse ser explorada nela algum tesouro. E assim havia um procedimento nada ético de esconder o tesouro para evitar a sua supervalorização. Concentremo-nos no tesouro em si, a fim de compreendermos essa parábola.

 

1.2. Você descobriu a existência de um grande tesouro que é Jesus, agora a grande questão é saber o quanto você está disposto a pagar para adquirir esse tesouro? Para muitos, apegados às riquezas, aos prazeres carnais, aos compromissos com o mundo corrupto e perverso, torna-se muito difícil “se desfazer”, “vender tudo” para adquirir o ingresso no Reino dos Céus! O Tesouro do Reino dos Céus foi revelado a você e agora é comprar ou perder, qual será sua decisão?

 

II- O REINO DOS CÉUS, UMA PÉROLA VALIOSA – Mt. 13:45-46

2.1. Jesus comparou o Reino de Deus a uma pérola de grande valor disponível ao homem que entendesse de “pérola” e que sabendo reconhecer o valor de uma pérola rara, se esforçaria para adquiri-la.

 

2.2. Hoje você encontrou essa “pérola rara de grande valor”! Essa Pérola é Jesus, é o Reino de Deus! E ela está a sua disposição por um preço acessível. Ela é oferecida gratuitamente. Você precisará “vender tudo o que possui”, isto é, colocar essa “Pérola Rara” como superior a tudo o que você tem, a tudo o que você conseguiu juntar até hoje.

 

2.3. Quando o apóstolo Paulo encontrou essa pérola, considerou tudo o que possuía como sem valor (Filipenses 3:8). Você precisa fazer o mesmo para adquirir essa pérola que é Jesus e assim entrar no Reino dos Céus, pois tudo o que possuímos, não tem valor diante do Reino dos Céus e não compram a nossa salvação! Devemos, portanto, colocar esta pérola em nosso coração, pois “onde estiver o nosso tesouro, aí deve estar o nosso coração” (Mt. 6:21)

 

III- O REINO DOS CÉUS, UMA BOA PESCARIA – Mt. 13:47

3.1. O Reino dos Céus é finalmente comparado a uma grande pescaria, uma rede lançada ao mar e isto faz referência ao julgamento final, onde os anjos de Deus separarão os salvos dos não salvos.

 

3.2. Através dos Núcleos de Base Missionária, anunciamos o Valor do Reino dos Céus e lançamos as Redes do Evangelho. “Entendestes todas estas coisas” (Mt. 13:51)? Então chegou a hora de colocar em prática: Adquira este tesouro, esta pérola.

 

 

COMPARTILHAMENTO

 

a)    Qual das três parábolas acima chamou mais sua atenção?

b)    Na sua opinião qual a maior dificuldade para seguir a Jesus?

 

 

 

 

  

 

 

LIÇÃO: TORNANDO-SE BOCA DE DEUS – Lucas 6.45

 

PROGRAMAÇÕES (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

  • Ø Terça-feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira: 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h/ 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

O que falamos, é muito mais do que palavras, é fruto do nosso coração. É no coração que precisa haver a principal mudança. Foi isso que Jesus falou: “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.” (Lc. 6.45). A palavra que sai da nossa boca, tem o poder de levantar ou de abater uma pessoa. Dependendo do que falamos, a pessoa pode sair alegre ou triste, cheia de esperança ou desacreditada. Portanto, precisamos aprender a ser boca de Deus. Para isso é necessário:

 

I – TER UMA MENTE RENOVADA - “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente” - Rm 12.1.

 

1.1.    O apóstolo Paulo diz que quando nos convertemos a Cristo nossa mente passa por um processo de renovação. Isso significa que há muitas coisas que foram plantadas em nós e que precisam ser removidas. O espírito é novo, mas a mente ainda tem muita coisa velha que precisa ser jogada fora.

 

1.2.    Crescemos cheios de fantasmas e monstros. Uma geração com medo do escuro, que dormia e brincava movida pelo medo, pelas ameaças e palavras negativas, muitas vezes entoadas nas cantigas de ninar: “bicho papão sai de cima do telhado, deixa o fulano dormir sossegado”; boi, boi, boi, boi da cara preta pega essa criança que tem medo de careta” ou “nana nenê que a cuca vai pegar”, e tantas outras.

 

  • A consequência disso é que nos tornamos adultos a manifestar todos esses conceitos que foram implantados dentro de nós, muitas vezes sem maldade, mas criando uma mentalidade cheia de bloqueios. Se não renovarmos nossa mente pela Palavra, repetiremos os mesmos erros das gerações passadas. 

 

II – TER UM CORAÇÃO BENIGNO - Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade” - Gal. 2.22

 

2.1. Benignidade está relacionada com a essência do nosso coração, com nossa motivação.

 

2.2. Aquele que tem o coração maligno sempre espera o pior dos outros e sempre interpreta as ações dos outros com base no seu coração. O resultado é que vai ter uma fala sempre negativa em relação ao outro.

 

2.3. Talvez a melhor definição de benignidade é interpretar as ações do outro sempre de forma positiva, partindo do pressuposto da boa intenção do outro. Nossas palavras são portanto o retrato do nosso coração.

 

2.4. Muitos tentam ler a mente dos outros, chegando a dizer: “Eu sei o que você está pensando”. Só Deus é capaz de ler nossos pensamentos. É absolutamente vital termos um coração benigno para com os outros.

 

  • Se você tem tido problemas de relacionamento por causa daquilo que fala. Podemos presumir que isto poderá ser decorrência da visão negativa que temos dos outros. A cura é ter um coração benigno.

 

III – TER UMA FÉ POSITIVA

 

3.1. O que é o agouro? Um presságio, ou seja, anúncio de que algo ruim vai acontecer. Poderíamos considerar que o agouro é uma fé negativa. Uma expectativa acerca de algo ruim.

 

3.2. Se temos um relacionamento e começamos a ter expectativas negativas, terminamos conspirando para que ele seja cheio de problemas e no final haja o rompimento pelo problema que não existia, mas que nós mesmos criamos. 

 

  • Tem gente que possui uma fé negativa. Crê sempre na desgraça, na derrota, na doença, no pior. Ficam agourando os outros, ou seja, desenvolvendo uma fé negativa acerca do cônjuge, dos irmãos, e até mesmo acerca de si próprio. Para sermos boca de Deus, precisamos desenvolver uma fé positiva. A fé de quem crer que tudo é possível.

 

 

COMPARTILHAMENTO

 

1) Como você pode se tornar BOCA DE DEUS?

 

 

 

 

 

 

                                             

LIÇÃO: RESTAURANDO A VIDA DE ORAÇÃO - “Orai sem cessar” – I Ts 5.17.

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  

  • Ø Terça-feira 19h30– CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h/ 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

A oração é a chave para o sucesso em cada área da vida. É o segredo da vitória na obra de Deus e na vida pessoal. Mas lembre-se: Oração é um relacionamento com Deus e uma arma poderosa para desfazer as obras do diabo. É também uma chave tremenda para abrir os tesouros dos céus. Se queremos experimentar o suprimento dos céus precisamos aprender a orar. O diabo sabe disso, por isso faz tanta oposição à oração. Quando decidimos viver uma vida de oração as resistências espirituais se levantam: o telefone toca, nos lembramos de coisas para fazer, alguém nos chama, a criança chora, alguém bate na porta ou toca o interfone. Para restaurar a vida de oração precisamos entender alguns princípios:

 

I - A ORAÇÃO É O NOSSO DEPENCIÔMETRO:

1.1. O alvo de Deus não é que oremos três vezes ao dia, mas é que vivamos uma vida de oração. Assim como respiramos, devemos orar a todo tempo. 

 

1.2. Aoração é um instrumento de Deus para medir o quanto dependemos d’Ele. A dependência de uma pessoa a Deus é medida pelo tempo de oração que ela dedica ao Senhor. Quem depende ora. Quem não ora é porque não depende. Por isso, o primeiro requisito para uma vida de oração é a necessidade. Quando estamos num momento difícil, não apenas oramos mais, como também oramos com mais intensidade? Porque entendemos que se Deus não intervir vai ser um caos. Nossa vida de oração é restaurada quando entendemos que nada podemos fazer sem a direção de Deus. 

 

II – A ORAÇÃO É COMUNHÃO COM DEUS:

2.1. Nosso espírito foi unido ao Espírito do Senhor. A maneira de desfrutarmos dessa comunhão é a oração. Precisamos conectar nosso espírito para perceber a presença do Senhor. Por isso, independentemente de termos ou não necessidade de pedir algo, a oração é um desejo do nosso espírito de estar permanentemente conectado no Senhor. Perceber a presença de Deus é vital. Quando não desenvolvemos uma vida de oração, perdemos a capacidade de perceber essa presença. E quando isso acontece a sensação de estarmos sozinhos nos leva a ceder a tentação e ao pecado.

 

III - ORAÇÃO É COMUNICAÇÃO COM UM DEUS QUE NOS ENTENDE:

3.1. Deus é confiável porque nos entende. Ele se fez homem para nos entender e ser nosso advogado. Ele é uma pessoa acessível e se alegra quando colocamos n’Ele nossa confiança. Por isso, Ele mesmo providenciou os meios para se relacionar conosco. Por isso podemos nos aproximar d’Ele confiadamente.

 

3.2. Quando oramos, há uma pessoa (Cristo) que está ao lado do Pai e que intercede por nós. Muita gente não ora porque não sabe que Deus o entende. Ore com ousadia. Ele está esperando a sua oração, para responder a você!

 

IV - ORAÇÃO É O MEIO DE INVOCARMOS A JESUS:

4.1. “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13). O homem vai a Jesus pela oração e todo o seu andar com Ele é firmado na oração. Observe que para ser salvo, já começamos orando. É uma oração que envolve apenas um grito de socorro: “Oh, Jesus, salva-me!”.

 

4.2. Comece o seu dia aquecendo o seu espírito pela manhã. O nosso espírito tem que ser exercitado. Durante o dia crie o hábito de falar expressões como: “Glória a Deus!”, “Aleluia”, “Senhor Jesus!”. Essas coisas têm o poder de liberar algo no reino do Espírito. Quando o dia amanhecer aqueça o seu espírito! Levante a sua voz dê um grito de glória a Deus. Isso vai ativar sua vida de oração!

 

V - ORAÇÃO É A CHAVE PARA O MILAGRE:

5.1. Em Cristo temos a necessidade de viver o sobrenatural. Quando permitimos a Ele tocar em cada área na nossa vida. Se queremos ter uma vida vitoriosa, precisamos orar. Deus deseja que oremos. Existem muitos milagres que vão acontecer em nossas vidas, quando ativarmos uma vida de oração. Hoje você está desafiado(a) a fazer isso! Você pode começar agora mesmo!

 

 

 

 

 

 

 LIÇÃO - ALCANÇADOS PELO FAVOR DO PAI! Gênesis 8.1-12

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  • Ø Terça-feira 19h30 – CTEC, centro de treinamento em excelência cristã
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h/18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

Existem 3 pessoas na Bíblia de quem se diz que Deus se lembrou: Abraão, Raquel e Noé. Sempre que o Senhor lembra de alguém isso mostra favor e graça sobre a pessoa. Vejamos, em Noé, o que marca a vida de alguém que foi alcançado pelo favor do Pai:

 

I – VENCE O MUNDO

1.1.   Leiam Gênesis 8.1-12. Lembrem-se que o dilúvio foi o juízo de Deus sobre uma terra que estava saturada pelo pecado (leiam Gen. 6.11-13 e 7.1). Deus livrou Noé e sua família porque eles apesar de viverem no mundo daquela época, não se contaminaram. Não absorveram os valores daquele povo nem o estilo de vida pecaminoso, profano e afastado da vontade de Deus.

n Quem está debaixo do favor do Pai vence o mundo. E quem vence o mundo se coloca debaixo do favor do Pai.

 

1.2. Antes de sair da arca, Noé solta duas aves: o corvo e a pomba. Podem representar dois tipos de cristãos.

n O corvo é aquele que vai e não retorna porque ama mais o mundo do que a Deus. Provavelmente havia ainda muitos corpos em decomposição boiando sobre as águas. Por isso, é que o corvo não voltou. Isto nos faz lembrar as pessoas que se envolvem demasiadamente com os afazeres deste mundo. O diabo assediou a Jesus com este tipo de proposta. Sua resposta foi: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as outras coisas vos serão acrescentadas”.

 

n A pomba também saiu, mas enquanto havia apenas podridão, ela voltou para a arca. E mesmo lá fora ela se alimentou do ramo da oliveira que representa o Espírito Santo. A pomba representa os cristãos fiéis ao Senhor.

 

II – TEM UMA VIDA DE ALTAR (Gen 8:20)

2.1. Depois que Noé saiu da arca a primeira coisa que fez foi edificar um altar. O altar significa consagração a Deus. Pelo menos 3 consequências vêm quando agradamos a Deus com o altar:

a) Satisfazemos a Deus.

b) Afastamos a maldição - O segredo de afastar a maldição é obedecer a Deus. Deus mesmo disse que nunca mais iria amaldiçoar a terra por causa do homem.

c) Trazemos a bênção de Deus – Frio e calor, chuva e sol, verão e inverno, sementeira e colheita. Tudo isso são expressões da bênção de Deus na nossa vida.

 

III – ANDA NO PRINCÍPIO DA ALIANÇA (Gn 9: 8-13)

3.1. As pessoas poderiam temer um novo dilúvio cada vez que o céu escurecesse. Para tirar todo temor, Deus cria um sinal: o arco íris. Somos o povo que está debaixo da aliança. Não precisamos temer coisa alguma. Deus é absolutamente fiel à sua Palavra.

 

n Não podemos viver atemorizados. Deus deseja que desfrutemos de vida e de paz. Portanto, quando os céus começam a enegrecer, quando começa a trovejar, quando os relâmpagos vêm, nos lembramos do arco-íris. Ficamos seguros porque sabemos que uma aliança foi selada. Da mesma forma quando vêm as lutas, as dificuldades nos relacionamentos o que nos sustenta é a aliança. 

COMPARTILHAMENTO

 

4) Você já fez uma aliança com Deus?

 

 

                        

 

 

LIÇÃO: A COMUNHÃO DA FAMÍLIA DE DEUS!

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  • Ø Segunda 19h30 – INTENSIVÃO DO CTEC, no Auditório.
  • Ø Terça-feira 19h30 – “NAÇÃO DAS CAUSAS IMPOSSÍVEIS” - NCI.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Sábado 19h – 3ª Eliminatória do GOT TALENT QG do JC, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 17h e 19h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sexta 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

O cristianismo não é para ser vivido sozinho. A vida em comunidade é a forma bíblica de vivermos a vida cristã. Quanto mais crescemos e alcançamos intimidade com Deus, mais próximo estaremos das pessoas. Sem comunhão você é um tijolo fora da construção, um soldado perdido no campo de batalha, uma brasa fora do braseiro, uma vida sem propósito. Vejamos alguns motivos pelos quais a comunhão é importante:

 

I – VOCÊ NÃO PODE CRESCER SOZINHO

 

1.1. Assim como uma criança aprende com seus pais e com os irmãos mais velhos, você também precisa de irmãos mais velhos e pais espirituais, para crescer em Deus. Negligenciar isso só trará prejuízos.

 

1.2. Existem Igrejas onde as pessoas vão apenas para fazer campanhas temporárias. Isto não é errado, mas isto não é Igreja. E também apenas isso, não faz ninguém crescer. Precisamos ser ensinados, corrigidos, motivados, algumas vezes carregados, encorajados e provavelmente, muitas vezes perdoados.

 

* A salvação é individual, mas você não pode crescer isolando-se do irmão. A comunhão é muito mais do que ir ao culto e sentar-se ao lado de alguém que muitas vezes não sabemos nem qual o seu nome. Por isso, também nos reunimos em célula. Para que possamos ter comunhão com todos nos cultos de celebração, mas ao mesmo tempo, podemos ter comunhão individualmente uns com os outros através das células nos lares. Uma pessoa que chega depois que o culto começa e sai correndo para casa no final, ela pode ser abençoada por Deus? Pode. Mas ela vai crescer? Não! Veja o que diz a Bíblia não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns; antes, admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele Dia (Hb. 10.25)

 

II – CRISTO SE MANIFESTA NA COMUNHÃO

2.1. Nosexpressamos por meio do próprio corpo. O mesmo princípio se aplica a Cristo e à Igreja. A Igreja é o corpo de Cristo, assim a forma de Cristo se expressar é por meio da Igreja. E a Igreja é um membro vinculado a outro membro, vinculado a um outro e assim sucessivamente.

 

III – HÁ PODER QUANDO ESTAMOS JUNTOS

3.1. A Igreja reunida em oração é a maior concentração de poder na face da terra – Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” (Mt.18.19). Existem orações que necessitamos orar juntos, em concordância, em comunhão. muitas coisas que poderemos fazer sozinhos, mas as maiores e mais importantes faremos em equipe, seja na célula ou na Igreja. 

 

IV – A COMUNHÃO CONVENCE O MUNDO DE QUE JESUS É DEUS

4.1. A nossa comunhão nos ajuda a expressarmos o amor de Deus ao mundo Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim;para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” - João 17. 20, 21)

 

* Na igreja primitiva as pessoas foram atraídas para Cristo por causa da comunhão dos primeiros cristãos. Eles estavam sempre juntos. A vida de comunhão na Igreja é algo belíssimo. O mundo vê isso e passa a crer no Senhor Jesus. Talvez alguém diga: Mas eu já me decepcionei muito. Há pessoas cheias de defeitos na Igreja, mas mesmo assim você precisa delas para crescer. Mesmo que sejam uma lixa em sua vida, que vão ajudá-lo a se tornar mais polido para Deus.

 

V – A COMUNHÃO É SEGURANÇA PARA SUA VIDA:

5.1. Não é difícil imaginar o que acontece com uma brasa sozinha fora do braseiro. Nem tão pouco é preciso discutir a inutilidade de ir para a guerra sozinho. Por isso, a comunhão da Igreja é segurança espiritual para nós.

 

COMPARTILHAMENTO

 

 

1) Como tem sido para você a experiência de estar conosco em célula? 

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: MAIS UM PRA JESUS

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  

  • Ø Terça-feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI / 16h/ 18h e 19:30h – Celebração no Templo e Culto infantil no Auditório.
  • Ø Segunda a sábado 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Vamos nos desafiar a iniciar este 2ª semestre de 2013 em nossas células levando pessoas a conhecer Jesus. Para isso, temos que nos preparar para acharmos quem será este nosso + 1 pra Jesus. Leiamos o texto do evangelho de Lucas 15:8-10. Nele, aprenderemos algumas lições neste sentido.


1. PRECISAMOS AGRADAR A DEUS

1.1 - Não há nada que produza mais alegria no céu do que a salvação de uma pessoa. Se queremos agradar a Deus, precisamos estar dispostos realmente a levar vidas a conhecerem Cristo, para que sejam salvas. Estaremos sempre orando com este propósito e sabemos que isto agrada a Deus.


2. A ORAÇÃO FUNCIONA COMO UMA LAMPARINA ACESA

2.1 - Para levar as pessoas até Cristo precisamos acender a lamparina da oração. Sem oração não vamos ter sucesso na colheita. É como procurar uma moeda no escuro. Em Lucas 11:9-10 lemos:Eu vos digo: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á”.


3. PRECISAMOS FAZER NOSSA PARTE PARA LEVAR + 1 PRA JESUS

3.1 – Aquela mulher procurou com muito cuidado, com insistência "até encontrar". As casas em Israel não tinham janelas, então mesmo durante o dia, para se procurar alguma coisa era necessário acender a lamparina, pois não havia a facilidade que temos hoje com lanternas e outros recursos. Precisamos dessa determinação e entusiasmo. Ela varreu a casa e procurou com muito cuidado. E fez isto por causa do valor da moeda, que valia por um dia de trabalho. Temos que ir atrás das pessoas, fazer o convite, buscá-las, ajudar nas suas lutas, pois possuem um valor inestimável para Cristo, que morreu por cada uma delas. 


4. QUANDO AS CÉLULAS FRUTIFICAM COM NOVAS VIDAS, HÁ UM AMBIENTE DE ALEGRIA

4.1 - A mulher da parábola alegrou-se com suas amigas porque achou o que estava perdido. Isso vai acontecer em nossas células também.Vamos pedir, e Deus que é fiel, vai nos dar a vitória. Cada um trazendo + 1 pra Jesus, teremos muita alegria em ver os milagres que Deus tem reservado a nós.


CONCLUSÃO:

Façamos como aquela mulher, que não mediu esforços para achar sua moeda. Vamos assumir o compromisso de levar + 1 pra Jesus. Coloque no seu coração um grande numero de pessoas que você trará a célula e ao culto de celebração no domingo. Façamos como diz em Lucas 11:9-10, peça e recebereis. Estabeleça sua meta agora: quantas pessoas trará nas próximas semanas? E vamos colocar cada alvo diante de Deus. Deus é fiel e vai fazer a parte d’Ele. E nós? Estamos dispostos a fazer a nossa?

 

 

 

 

  

 

                                                        

LIÇÃO: DE OSSOS SECOS A UM PODEROSO EXÉRCITO

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

  • Ø Terça-feira 19h30 – CTEC - Centro de Treinamento em Excelência Cristã.
  • Ø Quarta-feira 19h30 – Culto da Excelência, no Templo e Treinamento para os juvenis na Sala da Rede Kids.
  • Ø Sexta-Feira 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.
  • Ø Domingos 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.
  • Ø Culto de Celebração – 16h30 / 18h15 e 19h40 – Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.
  • Ø Segunda a sábado 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Deixe o Espírito Santo ter liberdade para selecionar o louvor e celebrem ao Senhor!!

 

 

INTRODUÇÃO

 

Leiamos juntos o livro de Ezequiel 37:1-14. Esse é um texto profético, onde Deus dá uma visão ao profeta Ezequiel de que a partir do que restou da nação de Israel ele vai levantar um poderoso exército. Mas o que é preciso fazer para levantar esse exército? 

 

I – TEMOS QUE NOS CONECTAR COM A REALIDADE DO MUNDO

1.1.    O Senhor levou Ezequiel a uma vale de ossos secos. Aqui há um princípio para a igreja dos nossos dias! Não vamos formar um exército, trancados dentro do prédio de uma igreja! Deus não nos quer trancados em quatro paredes de um lugar de reunião. A visão da formação do exército só acontece quando entramos em contato com a realidade do mundo.

 

1.2. É preciso descer no vale. Lá onde estão os ossos sem vida. Onde estão as pessoas que sofrem, os pais alcoólatras, casamentos arruinados, pessoas enfermas, depressivos, desesperados, sem esperança, sem Deus, sem salvação. Precisa enxergar a realidade que vivemos, para que sejamos impactados pelo Senhor a agir em favor daqueles que Deus quer salvar.

 

II – TEMOS QUE TER UMA FÉ ATIVA

 

2.1. Nos versos 2 e 3, Deus confronta a fé do profeta: “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Existe esperança? Você crê que dessa ossada posso levantar um forte exército?”

 

2.2. Ezequiel não responde o que seus olhos estão vendo. Sua resposta é: Eu não sei nada! Eu não opino nada! Eu não acho nada. Senhor Tu sabes. Porque se o Senhor está falando é porque o Senhor vai fazer. E para o Senhor não há limites! Ative sua fé para crer no sobrenatural! Pois se levantará um povo que romperá limites e que tem fé capaz de fazer coisas que nunca foram feitas!

 

III – TEMOS QUE SEGUIR AS INSTRUÇÕES DIVINAS

3.1. A formação do exército é resultado de uma ação divina e humana. Deus diz que vai fazer, mas Ele manda Ezequiel fazer duas coisas:

 

a)     Profetiza a Palavra: Só a Palavra de Deus ressuscita ossos. Ela transforma o caos, faz o deserto florescer! Tudo que Deus fez, Ele o fez pela Palavra. Ezequiel começou a profetizar e veja o que acontece:

 

a.1 - OSSO SE JUNTOU A SEU OSSO - Isso aponta para a missão de GANHAR! Nosso alvo é formar um exército poderoso! Enquanto o exército não se levantar, não podemos parar.

 

a.2. – VIERAM TENDÕES SOBRE OS OSSOS - Tendões são ligamentos e fala do trabalho de CONSOLIDAÇÃO. Para que o corpo possa se colocar de pé tem que haver ligamento. Primeiro você ganha. Depois tem que consolidar. Tem que dá consistência! A gente ainda precisa avançar muito nessa área de consolidação. Porque a palavra que junta o osso desconjuntado é uma e a palavra que consolida é outra.

 

a.3. E CRESCEU CARNE E SE ESTENDEU PELE - Aponta para o DISCIPULADO. Você dá palavra a ele, dá forma do caráter de Cristo. Agora não é apenas osso com nervo... Tem aparência de algo. Não é mais um projeto, já está em estado de corpo feito. Mas ainda não temos um exército. Existe uma aparência bonita, mas não existe vida. Então vem a segunda orientação de Deus para levantar um exército.

 

b)    Profetiza o Espírito

  • Tudo o que Deus faz, Ele o faz pela Palavra e pelo Espírito. Se você tem só palavra. Você gera um povo cheio de conceitos, mas que continua sem comunhão intima com Deus. Porque a Palavra dá a formação. Mas, o Espírito dá a vida. A Palavra organiza, mas o Espírito vivifica. O propósito de Deus só está completo quando a vida está fluindo do corpo.

 

COMPARTILHAMENTO

 

3)  Você crê que é possível levantar um exército poderoso a partir de nossa célula?

 

 

 

 

 

 

 

Lição: Chamados para Fora

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Louvor e Adoração: Celebrem ao Senhor!!

 

Quebra-Gelo:Quais os convites mais comuns que você recebe?

 

INTRODUÇÃO

 

Recebemos convites diversos para sairmos para os mais variados tipos de lugares. Deus e o inimigo também nos chamam todos os dias para fora. Hoje, veremos alguns.

 

1. O inimigo nos chama para fora da obra de Deus

 

. Somos dia após dia convidados para vivermos uma vida relaxada. E o principal motivo para que isso aconteça são as mentiras do inimigo lançadas sobre as nossas vidas e os acontecimentos do dia-a-dia. Abaixo algumas desculpas para esta acomodação:

 

a) "Não tenho como me integrar na obra da Deus, pois meu dia é muito cheio”

 

b) "Ainda não estou capacitado para a obra"

 

c) "Ainda não senti Deus falar ao meu coração. O dia em que eu sentir coloco minha casa a disposição para uma célula e me torno um líder". Cuidado!! O ócio pode produzir pecados! Lembremos daquela frase popular: "mente vazia é oficina do diabo". Vejamos o que aconteceu com Davi: 2 Samuel 11:1-4.

 

2. Deus nos chama para fora da zona de conforto

 

. A zona de conforto nos lembra as desculpas/justificativas para não somarmos na obra de Deus. Vejamos as respostas de Deus para elas: a) Mateus 6:33; b) Juízes 6:14-16 e c) João 14:23.

 

. É para fora destas desculpas/justificativas que Deus, dia após dia, nos chama. Interessante é que Ele nos recompensa quando tomamos a atitude de cumprir Sua vontade. (Atos 7:2-7).

 

. Abraão foi chamado para fora da sua terra para receber as promessas de Deus. Abraão poderia usar desculpas, mas optou por obedecer. Hoje, servimos ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.  

 

. Deus nos chama para fora das 4 paredes: Marcos 16:15-20

 

3. O inimigo nos chama para fora de uma vida de santidade

 

. Dinheiro, falsas amizades, relacionamento, doenças, preocupações, impulsos, vícios, status,... é isso que o inimigo nos apresenta todos os dias em busca de nos desviar de uma vida de Santidade. Ele nos oferece o melhor que ele tem na tentativa de nos fazer pecar. Ele lança mentiras sobre as nossas vidas:

a) Para agradar a Deus, basta que você seja um frequentador de cultos e célula;

b) Para que você possa abençoar a vida dos outros, é necessário que sua vida esteja nos eixos primeiro.

 

4. Deus nos chama para fora da religiosidade

 

. Não devemos viver de saudosismo, nem de tradições. O tempo de Deus é Agora! (Mateus 15:1-6). Assim como os fariseus anulavam a Palavra de Deus por causa de uma tradição, nós, como povo de Deus, também fazemos o mesmo por causa de uma vida religiosa/de tradições.

 

5. O inimigo nos chama para fora dos valores eternos

 

. O diabo é o Pai da Mentira e sabe nos enganar melhor do que ninguém para nos causar destruição e morte. Olhe a sua volta e veja quantos entretenimentos existem que podem tirar o seu foco do que é eterno: Relacionamentos, TV, Internet, Redes Sociais e etc. E o que podemos falar das responsabilidades então? (Trabalhe muito, estude muito, ganhe muito dinheiro...).

 

Conclusão:

 

. Assim como Deus chamou Lázaro para fora da morte física (João 11:38-44), Ele nos chama para fora da morte eterna. Ainda que estejamos presos e digam que não tem mais jeito. Ele quer nos trazer à vida. Ainda que estivermos enrolados, o Senhor dará ordem aos que já estão vivos para ajudar a desenrolar.

 

Desafio:

. Saia da zona de conforto e traga sua célula para o Culto de celebração de domingo!!

 

 

 

 

 

 

                    

LIÇÃO: Chamados para um Propósito - Jeremias 1:4-10

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Leiamos o texto de Jeremias 1:4-10. Deus nos criou com um propósito claro e definido. Neste texto vemos que o desejo de Deus era usar Jeremias e estas palavras são para nós também. Deus anela usar nossa vida para influenciar outros e não ser influenciado pelo mal. Mas muitos, como Jeremias, pensam em recusar este chamado. Ao perceber a seriedade do chamado, Jeremias buscou uma saída fácil: "sou uma criança!", ele estava dizendo: "não estou preparado; não sou capaz; sou convertido há pouco tempo e não posso me comprometer". Jeremias se via assim. Mas Deus não vê como vê o homem! Ele o via como um profeta às nações, capaz de cumprir seu chamado. Nosso chamado é para fazer discípulos (Mt. 28:18-20). Deus nos vê como aqueles que levarão Sua Palavra que transformará vidas, cidades e nações. Vejamos algumas afirmações que Deus fez a Jeremias e o faz para você também.

 

Desenvolvimento

 

1. O Senhor nos livrará do medo

1.1. Devemos enfrentar o medo, que é como um gigante que tenta deter o cumprimento do chamado. O medo deposita pensamentos negativos em nossa mente e nos debilita na conquista, não permitindo que alcancemos o nosso objetivo. O medo é duvidar da bondade e cuidado de Deus e isso, muitas vezes é consequência da nossa falta de intimidade com o Senhor, pois quando estamos em Sua presença nos sentimos protegidos, cuidados e amados. Muitos têm medo de se comprometer, de ser líder de células, casa anfitriã. Quando somos livres do medo novas forças vêm e aquilo que antes parecia impossível agora é possível. Deus diz que nunca nos deixará e estará conosco sempre (Mt. 28.20).

 

2. O Senhor porá em nossa boca as Suas Palavras

2.1. Deus estava afirmando a Jeremias que não era com suas palavras, talentos ou capacidade que ele seria usado, mas com as Palavras de Deus. É a capacidade que vem de Deus que nos permite cumprir o chamado, por isso não se preocupe, o Senhor te capacita. Quando passamos tempo na presença do Senhor, Sua Palavra é plantada na nossa vida e do fruto dessa palavra logo compartilhamos com aqueles que nos rodeiam, porque o Espírito Santo nos fará lembrar de todas as coisas. Ao compreender que quem te chama é o Senhor do universo, tua confiança crescerá, sabendo que é o Senhor quem vai te fazer apto e capaz de cumprir Seu chamado e Sua missão.

 

3. O Senhor nos dará da Sua autoridade e da Sua força

3.1. As palavras do versículo 10 do texto que lemos declaram que Deus estava delegando Sua autoridade ao profeta. Quando Deus nos chama Ele dá autoridade para falar em Seu nome. Deus já tem nos dado autoridade para falar às pessoas, para orar pelos enfermos e vê-los sarados, para transformar as circunstâncias. Creia, declare, confesse e verás vida e bênção, não só naqueles que te rodeiam, mas na tua cidade e nação, pois este é o desejo de Deus.

 

3.2. Para cumprir o propósito de Deus temos que nos esforçar, mas só conseguiremos com a força de Deus. Ele nos chama para arrancar e derrubar todo o pecado e suas influências; para edificar uma nova geração, uma grande descendência para Deus; e para plantar o Reino de Deus na terra. Tudo isso você poderá fazer, mas somente com a força de Deus.

 

CONCLUSÃO E DESAFIO

 

Deus deseja que cada um de nós cumpra com o propósito para o qual fomos chamados. O que você vai fazer com o teu chamado? O teu futuro depende da decisão que você toma hoje. O tempo não para. Não deixe o tempo passar, decida hoje aceitar o chamado de Jesus. Deus tem te dado Sua própria vida para que você gere outras vidas n’Ele. Se hoje você soubesse quanto tempo ainda teria de vida, será que você viveria da forma como estás vivendo hoje? O que realmente é importante para você? O que temos feito com o tempo e a vida que Deus nos deu? Aceitar o chamado de Deus muda nossa vida.

 

 

 

 

 

 

             

LIÇÃO -  VENCENDO O EU

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Na lição de hoje veremos que nossa maior luta é contra alguém que pensamos ser nosso maior aliado, mas que, na verdade, está todos os dias querendo tomar o controle da nossa vida, o nosso EU.

 

1. O diabo já está derrotado

 

1.1. Vamos ler Hebreus 2:14-15. Neste texto aprendemos que:

a) Jesus derrotou o diabo!

 

b) Como então perder para alguém que já é um derrotado?

R= Podemos perder para nós mesmos.

 

c) O quê isto significa?

R= Então, ao perder para nós mesmos estamos dizendo que perdemos não por aquilo que o inimigo é ou fez, mas sim pelo que fizemos de errado!

 

d) A prova disso é como encaramos as mais variadas situações de nossas vidas:

1) Problemas = Oportunidades de crescimento ou oportunidades de jogar a toalha (...não passar no vestibular ou concurso; demissão; fechamento de uma célula; surto de esfriamento dos membros da célula; término de um relacionamento)

 

2) Tentações = Oportunidade de mostrar fidelidade ao Senhor ou oportunidade de saciar prazeres carnais

. Uma das maiores comprovações de que o inimigo está derrotado está Romanos 8:28

 

2. Não é a isca que morde o peixe. É o peixe que morde a isca

 

2.1. Vamos ler Tiago 1:13-15. Neste texto aprendemos que:

 

a) Somos tentados por causa dos nossos maus desejos!

 

b) Como seriamos convencidos a pecar contra Deus se isto não fosse algo agradável a nossa carne?

 

3. Como podemos dizer NÃO a tentação?

 

3.1. Vamos ler Jeremias 17:9. Neste texto aprendemos que:

 

a) Pecar ou não pecar é decisão que tomamos. Mas será que podemos fazer isto por nós mesmos?

 

b) Antes de decidirmos não pecar, precisamos tomar uma decisão mais importante ainda!

R= Entregar nosso coração para a única pessoa capaz de sondá-lo/esquadrinhá-lo.

 

4. Como Deus pode nos ajudar a dizer não a tentação?

 

4.1. Vamos ler Hebreus 2:14-18.

 

5. Então... quem sentará no trono do seu coração: Deus ou o seu EU?

 

5.1. Vamos ler Êxodo 3:13, 14 e Isaías 42:8

 

CONCLUSÃO

Quais as situações de sua vida que gostaria de mudar?

 

DESAFIOS

Planeje com sua célula

a) Como levar pessoas ao Encontro com Deus

b) Como trazer convidados na próxima reunião

c) Como levar pessoas ao culto de celebração do domingo

 

 

 

 

 

 

 

Lição: APROFUNDANDO-SE EM DEUS - Lucas 5:1-11

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 7h30 – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h00 / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Diga não à superficialidade?

A superficialidade é contentar-se com um nível raso de conhecimento de Deus; é descompromisso com a obra de Deus; é comprar um livro pela capa; é ver um filme pelo trailler; é comprar um carro fazendo apenas um test drive; é comprar algo apenas por um comercial de TV; são a maioria das postagens no facebook; é a falta de discipulado; é pouca ou nenhuma leitura da Palavra e oração; é ser influenciado por modismos (músicas, comportamentos, gírias, filmes, etc.); são pessoas voltadas para satisfazer os desejos de seu coração; é quando não nos arriscamos para Deus; é chegar atrasado no culto e na célula; é dizer que ama a Deus, mas não transmitir isto com atitudes.

 

INTRODUÇÃO

 

Lendo o texto de Lucas 5:1-11, vemos percebemos o desejo de Jesus em quer nos levar a níveis mais profundos.

 

1. DEIXE DE SER MULTIDÃO – (Leiam novamente Lucas 5:1-3)

1.1. A multidão se contentava apenas a ter um relacionamento superficial com Cristo, não assumindo um compromisso mais sério, o que significaria renúncia. Observe que Cristoaproveitava qualquer situação como palco para ensinar a quem quisesse o escutar e buscar a mudança

 

2. O CONVITE A NIVEIS MAIS PROFUNDOS – (Leiam novamente Lucas 5:4)

2.1. Nas horas que Jesus passava a sós com um número menor de pessoas (discípulos), Ele desvendava alguns dos mistérios mais profundos da vontade de Deus.

 

3. RENUNCIAR AOS PADRÕES - (Leiam novamente Lucas 5:5-6)

3.1. Pedro, André, Tiago e João eram pescadores profissionais, ganhando as suas vidas na carreira que aprenderam e praticaram neste mesmo lago. Afinal, quem era este carpinteiro para ensinar quatro pescadores como pescar?

 

3.2. Quando Pedro deixou de confiar na sua própria experiência e na sua própria sabedoria, ele escutou a Jesus, e o resultado foi surpreendente!

 

4. RESULTADO DA PROFUNDIDADE - (Leiam novamente Lucas 5:7-9)

4.1. Os 4 vivenciaram o que em toda a vida de pescaria e experiências nunca tinham alcançado. Buscar um nível mais profundo em Deus provocará em nossas vidas o contato direto com o sobrenatural, com o milagre e uma pescaria de almas sem limites e surpreenderá a todos.

 

5. PROFUNDIDADE EM DEUS GERA MUDANÇAS RADICAIS - (Leiam novamente Lucas 5:10-11)

5.1. Da mesma forma que haviam sido treinados para pescar peixes, aqueles homens, se seguissem as instruções de Jesus iriam ser treinados para “pescar” homens e se tornarem “discípulos”.

 

DESAFIOS

 

. Marque abaixo os níveis de profundidade que você decide alcançar em Deus?

(   ) orar diariamente pela célula

(   ) jejuar pela célula

(   ) discipular uma pessoa

(   ) buscar um(a) discipulador(a)

(   ) visitar semanalmente pessoas e convidá-las à célula

(   ) levar minha célula ao culto

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO – CHEGA DE DESCULPAS!! – Gn 3:1-6

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 07h30 – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

1. Top 10 de nossas desculpas

 

1) Só sou discípulo de Jesus. E o quer dizer das palavras de Cristo: Ide e fazei discípulos.

 

2) Na minha época não era assim. Você usa hoje máquina datilográfica ou computador?

 

3) Só me relaciono com pessoas não cristãs porque não tem ninguém interessante na igreja

 

4) Primeiro me ajeito e depois eu me converto. A conversão é o 1º passo para darmos jeito na vida!

 

5) Nasci assim, cresci assim e vou morrer assim. O único que é o mesmo ontem, hoje e eternamente é Deus! Nós fomos projetados para inúmeras atualizações. Fomos projetados para a Renovação da nossa mente (Rm 12:2) e para sermos aperfeiçoados dia após dia (Fp 1:6)

 

6) As amizades são o meu problema. Fomos chamados para sermos influenciadores (Dt 28:13)

 

7) Não tenho tempo. Saiba qual trabalho se dedicar aqui na terra! Num deles você terá direito a férias, sua jornada de trabalho será de, no máximo, 8h por dia, nos feriados você não trabalhará, receberá por aquilo que você produziu para a empresa e até terá direito a 13º salário, mas, tudo o que você ganhar com esse trabalho, aqui mesmo ficará. No outro você jamais tirará ferias, sua jornada de trabalho será de 24h por dia e todos os dias você trabalhará, mas receberá até mesmo por aquilo que você não merecia, e, boa parte do seu salário será recebido somente no céu.

 

8) Não oferto nem dizimo porque nunca sobra nada. Nunca sobra nada porque não oferta nem dizima!

 

9) Ainda não estou preparado(a).

 

10) Só fiz porque todo mundo fez.

 

2. O que podemos colocar no lugar das desculpas?

 

2.1. A Ousadia (2Tm 1:7)

 

Antes de sermos usados por Deus, precisamos ser ousados. Na verdade, uma conversão genuína, por si só, já é uma atitude ousada. Nela dizemos não para o inimigo, para o mundo, para nós mesmos e para o homem. Boas desculpas são as maiores inimigas da ousadia! Enquanto continuarmos justificando nossos pecados, jamais faremos aquilo que nunca fizemos. Precisamos de ousadia para dizer não para as mesmas desculpas de sempre e para o homem! (Gálatas 1:10)

 

a) Ser ousado é:

. Ir além do esperado / não se conformar com o mundo / fazer algo que normalmente não faríamos / ampliar nossa visão e conquistar fronteiras / ser obediente, em meio a uma sociedade rebelde / saber esperar no Senhor / saber dizer “não” as coisas deste mundo / ser revolucionário(a) que marca não só esta geração, mas a geração seguinte / ser ousado é ser testemunho vivo e santo do poder de Deus.

 

 2.2. O Compromisso

 

. Exemplo: A festa dos animais da fazenda para o fazendeiro

 

. Leiam Lucas 14:25-27. Neste texto vemos o nível de compromisso exigido para sermos discípulos de Cristo. Compromisso com Deus exige renúncia. Renunciar as filosofias e ideias deste mundo e aplicar-se às disciplinas espirituais: vida de oração, meditação na Palavra, comunhão, evangelismo, discipulado. O compromisso com Deus exige perseverança, não podemos deixar-nos ser vencidos pelo cansaço. Vivemos num mundo ativista onde o corre-corre da vida nos leva à fadiga, roubando-nos o tempo para o exercício espiritual. Não podemos acomodar-nos, mas lutar com todas as nossas forças em busca daquilo que nos faz andar em intimidade com o Pai.

 

Conclusão

 

. Desculpas só são boas justificativas para não darmos nosso melhor.

. Ousadia é não olhar para as desculpas e fazer aquilo que ninguém faria.

. Compromisso é entrega total!

 

 

 

 

 

 

                                 

Lição: CHEGA DE MORNIDÃO – Ap 3.15-16

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Em Ap 3.15-16 é a única vez na Bíblia que alguém é capaz de provocar náuseas em Deus a ponto de ser vomitado. O morno é o cristão sem utilidade, sem compromisso, uma mistura de mundanismo e religião. Religioso para não desprezar ao Senhor, mas mundano(a) demais para não assumir uma posição firme ao lado d’Ele.

 

 

1. OS SINAIS DA MORNIDÃO ESPIRITUAL

 

1.1. CONVENIÊNCIA

 

As coisas de Deus (espirituais) são feitas quando é possível, quando não atrapalha, quando tudo já estiver terminado, quando não houver mais nada pra fazer e se restar alguma vontade.

 

1.2. INDIFERENÇA

Participação mínima nas atividades da igreja. E quando ela surge, o alimento espiritual lhe parece não apetitoso, sendo assim, aquela vinda a igreja se torna o prato da crítica, da murmuração, fofoca e insubmissão.

 

1.3. RELACIONAMENTO AFETADO

 

Intolerância, falta de perdão, impaciência, rebeldia e arrogância. O cristão morno não é morno para tudo. Observe abaixo que a mornidão ataca apenas uma área da sua vida: a espiritual.

ü       Não é morno para o seu trabalho;

ü       Não é morno para o seu time de futebol;

ü       Não é morno para o seu ídolo musical;

ü       Não é morno para a internet;

ü       Não é morno para a academia;

ü       Não é morno para as rachas de bola aos finais de semana;

ü       Não é morno para as paixões mundanas.

 

2. ATITUDES PARA ACABAR COM A MORNIDÃO

 

2.1. ORAÇÃO (v 18: Compres de mim ouro provado no fogo).

Quando somos despertados espiritualmente, há um preço a ser pago nos pés do Senhor. Deus não quer que usemos a oração como um seguro contra o inferno. Ele quer um relacionamento e não uma religião. A oração é uma licença na terra para a interferência divina. (At 4. 29,31).

 

2.2. A BUSCA PELO ESPIRITO SANTO

O poder vem do Espirito. Só podemos testemunhar d’Ele, mediante o poder d’Ele em nossas vidas. Receber para testemunhar. O Espírito do Senhor é sobre mim. Porque me ungiu para pregar boas novas aos cativos. Unção para pregar, Ninguém segurou Jesus cheio do poder e da unção do Espirito. Nem Pedro, nem os demais apóstolos, nem a igreja primitiva, nem esta geração.

 

2.3. VIVER A PALAVRA (Jo 15. 3)

A Palavra de Deus é viva e grande é o seu poder.

ü  A Abraão: Deus lhe falou: “Serás pai de multidões”.

ü  A Moisés: Bradou Deus no meio da sarça: “Moisés! Moisés!”

ü  A Ezequiel: Por 50 vezes: “Veio a palavra do Senhor a mim”

ü  As águas purificadoras da Palavra: “Vós já estais limpos pela Palavra que vos tenho falado” (Jo 15.3)...(compres de mim... roupas brancas).

 

CONCLUSÃO

 

 

Somos resultado do poder da Palavra. Não devemos apenas ouvir sermões, mas fazer o que a Bíblia diz: “Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito”.

. Quais suas atitudes para não ser um cristão morno?

 

 

 

 

  

 

 

Lição: REASSUMINDO A POSIÇÃO PERDIDA – Gn 1.26-28

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

No capítulo 1 de Gênesis, Deus decide criar o homem e dar-lhe posição de domínio sobre o mundo. No capítulo 2, Deus cria o homem e lhe dá acesso a um relacionamento direto e transparente com Ele e confirma a posição de domínio do homem sobre a criação. No capítulo 3, o homem perde sua posição (esconde-se com vergonha devido ao pecado) e constroi uma barreira na relação com Deus (veste-se).

 

Pergunta: Quais as posições que o homem perdeu por causa do pecado (desobediência)?

 

DESENVOLVIMENTO

 

1. O PRIMEIRO E O SEGUNDO ADÃO

Jesus nos reconduz à posição perdida no Éden. A comparação entre Adão e Cristo feita por Paulo em 1 Co 15:45-49, considera Adão “pai da humanidade” e diz que por meio dele o pecado entrou no mundo. A obra de Cristo reverteu a destruição do relacionamento que existia entre o Criador e a criatura antes da queda. O primeiro Adão causou a morte. O segundo Adão (Cristo) enfrentou essa morte e a venceu. O Adão do Éden introduziu o pecado. O Adão do Getsêmani (Cristo) é o “Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo 1.29). O primeiro Adão foi o responsável pelo rompimento com o Criador. O segundo Adão é o agente de restauração e reconciliação (Ro 5.19).

 

2. REASSUMINDO A POSIÇÃO PERDIDA

 

2.1. A posição que o mundo oferece (viver fora da dependência de Deus, ser independente)

 

Antes da queda, o homem vivia sobre a dependência de Deus, e tudo que precisava Ele concedia (Gn 2:15). Deus conhece nossas necessidades, tanto fisiológicas como afetivas e emocionais (Gn 2.18). O criador conhece a criação e delegou ao homem a responsabilidade para cuidar e administrar o mundo. Mas, a insatisfação e o desejo desenfreado pelo conhecimento do que não era devido conhecer, e questionar, gerou desobediência (Gn. 3:1-6). Observe que a tentação está relacionada com a dúvida sobre a Palavra de Deus. Dúvida, que gerada, conduz à incredulidade, que por sua vez leva à desobediência. É dessa mesma forma que Satanás age hoje, colocando dúvidas, de forma sutil, em relação a integridade da Palavra de Deus, sua bondade, retidão e santidade, gerando nos corações a incredulidade. Assim, o homem vive cada vez mais egocêntrico, rival e independente de Deus. 

 

2.1. O Padrão de Deus (viver dentro de sua dependência, ser dependente).


A Bíblia ensina que sem fé é impossível agradar a Deus, e que o justo viverá pela fé (Hb. 11:15). Em Mt. 6:25-34, Jesus ensina a viver de acordo com o propósito que Deus estabeleceu, não se preocupando com o que vestir, comer ou beber, pois tudo que nós precisamos o Pai concede. Quando Jesus falou aos discípulos que estava os enviando como ovelhas no meio de lobos (Mt. 10:16), Ele estava declarando a dependência deles. Sabemos que as ovelhas não têm a menor chance com os lobos, mas a dependência do poder de Deus as livra de todo mal.

 

COCLUSÃO

 

Temos que reassumir a posição perdida no Éden. Posição agira nos foi outorgada por Cristo. Posição que nos dá o privilégio de governar os destinos de tudo que existe (VALORIZE-SE), posição que nos permite ouvir a voz de comando de Deus, posição de não mais nos escondermos do Senhor (APAREÇA), pela vergonha de não obedecê-Lo, posição que nos ofereça um relacionamento com Deus direto, genuíno, verdadeiro, sincero e sem barreiras construídas por nossas próprias mãos e que nos permita estarmos sempre diante d’Ele para levar outros a Ele (PRODUZA). Esta postura de assumirmos nossa posição em Deus revolucionará nossa geração (INSPIRE).

 

DESAFIO

 

1. Qual será a partir de hoje seu posicionamento nas diversas áreas de sua vida?

 

 

 

 

 

 

               

Lição: Tornando-me discípulo – Marcos 8:34-38

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

. Significado de Discípulo no dicionário:Aquele(a) que aprende, ou recebe instrução de alguém. Aluno(a); estudante. Aprendiz. Seguidor(a) de uma doutrina. Significado de discípulo a luz da Palavra: Leiam juntoso texto de Marcos 8:34-38.

 

DESENVOLVIMENTO

 

1. QUATRO PASSOS PARA TOMAR POSIÇÃO DE DISCÍPULO:

 

1.1 VOCÊ TEM QUE QUERER

 

a) Alguém que não quis: Esaú. Por não entender a importância e por querer saciar um desejo passageiro, isso é, a fome; ele entregou seu direito de primogenitura a Jacó. Hoje deveríamos servir ao Deus de Abraão, de Isaque e de Esaú, mas Esaú não quis a coisa certa. Leiam Hebreus 12:16.

 

b) Alguém que quis: Jesus: Mesmo quando parecia que Ele não queria, Ele quis. Ele não queria passar por toda a dor que passou, mas queria fazer a vontade de Deus. Leiam Lucas 22:42. Precisamos compreender que, por mais que não queiramos sentir dores, teremos que senti-las se quisermos tomar posição de discípulos. Nosso único querer deve ser querer fazer o querer d’Ele!

 

1.2. VOCÊ DEVE NEGAR A SI MESMO. Por que este é o 2º passo? Responderemos com as perguntas:

  • Quem conhece alguém que quer ser líder de célula, mas não se doa por isso?
  • Quem conhece alguém que quer casar, mas não se esforça para isso?
  • Quem conhece alguém que quer dizer não ao pecado, mas não sabe dizer não às más influencias?

 

a) Discípulo é aquele que reproduz o que o seu mestre faz ou fez! (Lucas 6:40). Portanto, se Jesus negou a si mesmo, devemos nos negar também. (1 João 3:16).

 

b) Alguém que não negou a si mesmo: O Jovem rico. (Lucas 18:18-23). Homens que se negaram: Abraão: Deixou tudo para trás e ficou conhecido como Pai de Multidões; Zaqueu: Desceu depressa, quando o Senhor Jesus ordenou e deu metade dos seus bens; Paulo: Leia Filipenses 3:7-9.

 

1.3. VOCÊ DEVE TOMAR A SUA CRUZ

a) Tomar a Cruz é o 3º passo porque só conseguiremos fazê-lo após querer cumprir a vontade de Deus e após negar a si mesmo! Tomar a sua cruz significa que você carregará sobre seus ombros:

. O peso de viver numa sociedade que lhe rejeita pelo que você crê

. A responsabilidade de andar em santidade mesmo com todas as oposições do mundo

. O compromisso de confiar no Senhor em as adversidades (doenças, morte, falência, demissão, etc.)

 

b) Negar a si mesmo é interno (o homem pode não ver, mas Deus está vendo)! Tomar a sua cruz é externo (o homem vê e Deus usa a ocasião = Testemunho)!

 

c) Quando Jesus negou a si mesmo no Monte das Oliveiras, estava só Ele e o Pai! Quando Jesus tomou sua cruz todos o viram! Ele era o centro das atenções! E foi nesta Cruz que Ele pagou um altíssimo preço. Preço de coisas que Ele não fez. Preço de coisas externas.

 

d) Para se tornar discípulo(a) de Jesus, temos que saber lidar com as adversidades de forma que elas não lhe deixem pelo caminho e a vitória sobre elas sirva para engrandecer o Senhor e para a multiplicação e expansão do Reino d’Ele!

 

1.4. VOCÊ DEVE SEGUIR

a) Para seguirmos Cristo é necessário que tenhamos nos enquadrado nos 3 requisitos anteriores, pois, sem eles, certamente ficaremos pelo caminho. Seguir fala de andar junto, e quem anda junto, reproduz! Seguir a Jesus fala de estarmos onde Ele está!

 

DESAFIO:

 

a) Como podemos gerar discípulos(as) em nossa célula?

 

 

 

 

  

 

 

Lição - MINHA GRANDE COMISSÃO - Mateus 28.18-20

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

A transformação de vidas é o que celebraremos na Festa de Multiplicação do próximo final de semana. Transformar vidas é uma missão que Cristo deu para todos os seus discípulos. A chamada grande comissão não se limita às cerca de 500 pessoas que viram Jesus subir aos céus há dois mil anos atrás. Ela é a comissão de Cristo à igreja de hoje. Ela é a comissão de Cristo a você.

 

DESENVOLVIMENTO

Baseado em Mateus 28.18-20, vejamos o que significa fazer parte da grande comissão:

 

1. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações

1.1. Como você entende esta ordem de Jesus: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações”?

• Alguns estudiosos dizem que a melhor tradução para a palavra grega correspondente a “ide” não é esse imperativo, mas o gerúndio “indo”. Essa tradução nos transmite a ideia de movimento. O sentido do texto ficaria assim: enquanto você estiver indo por este mundo, faça discípulos, ou seja, enquanto estiver trabalhando, estudando, viajando, etc, faça discípulos.

 

1.2. Quais são, hoje, os “indos” da sua vida, ou seja, quais são as atividades que você desenvolve no dia-a-dia? Você tem feito discípulos enquanto as desenvolve, tem pregado o evangelho às pessoas com quem você se relaciona? Se não o faz, pare e pense: como poderia fazê-lo?

 

2. Batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo

2.1. Qual é, para você, o significado do batismo cristão? Por que batizar as pessoas faz parte da comissão de Cristo à igreja? Qual a importância de um novo discípulo de Cristo ser batizado?

 

2.2. O batismo, sendo um evento público, é a oportunidade de manifestar aos presentes a sua fé em Cristo. É um testemunho, a partir de um ato externo, de uma transformação interna, que ocorreu no coração. É uma confissão pública que se faz do compromisso que se tem com Jesus. Além disso, o batismo também aponta para um compromisso com a Igreja de Cristo.

 

2.3. O primeiro aspecto do cumprimento do “ide” de Jesus é levar as pessoas a se comprometerem com Ele e com sua igreja. Você, no cumprimento da grande comissão, tem se empenhado em levar as pessoas a se comprometerem com Cristo e com a igreja?

 

3. Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado

3.1. Devemos ensinar o que Jesus ordenou. Para ensinarmos o que Jesus ordenou, primeiramente, devemos conhecer. Só ensinaremos, de fato, aquilo que soubermos.

 

3.2. Aquilo que já aprendemos de Cristo devemos compartilhar com outros. Sendo assim, mesmo um novo convertido tem algo a dizer, pois já experimentou e aprendeu alguma coisa. Você tem ensinado a outros o que tem aprendido de Cristo? Seu ensino tem sido teórico ou pratico, ou seja, você tem ensinado apenas o que sabe ou o que tem praticado?

 

CONCLUSÃO

Cristo deseja que você encare a grande comissão como sendo sua. Isso trará transformação ao mundo. Para tanto, onde quer que você esteja, faça discípulos. Compartilhe com as pessoas o que você tem experimentado de Cristo e leve-as a assumir um compromisso com Ele e com sua igreja. Esse compromisso é a única esperança para este mundo caído.

 

DESAFIOS

Desafie sua célula a CELEBRAR NA FESTA DA MULTIPLICAÇÃO e participar da Conferência nos dias 28, 29 e 30 de novembro e compartilhe o evangelho com alguém do seu trabalho ou escola durante a semana. Se já tem feito isso, desafie essa pessoa a se comprometer com Cristo e a se comprometer com a igreja e faça discípulos.

 

 

 

 

 

                   

 

LIÇÃO - UMA AGENDA COMO DEUS QUER - Lucas 10.25-37

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. . Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC)

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

“Não tenho tempo pra nada”, “estou na correria”, “estou perdendo tempo”, são frases muito comuns hoje em dia. Estamos mergulhados em uma agenda de intermináveis compromissos. Isso tem sido tão prejudicial à vida, que mudanças no comportamento têm sido notadas. Mesmo quando não há nenhum compromisso marcado, continua-se correndo e reclamando da falta de tempo, o que é chamado de síndrome da pressa. Será que Deus está preocupado com a correria em que estamos vivendo? Será que Ele gostaria de interferir nos compromissos diários de nossas agendas? Será que Ele tem um modelo de agenda para seguirmos? É sobre isso a ministração da célula de hoje, com base na parábola do bom samaritano.

 

DESENVOLVIMENTO

Leia com todos: Lucas 10.25-37. A parábola do bom samaritano, contada por Jesus para ilustrar o segundo grande mandamento (“amarás o teu próximo como a ti mesmo”), apresenta 3 tipos de agenda: egoísta, exclusivista e altruísta (aquele que visa beneficiar o outro).

 

1. Uma agenda egoísta

A agenda egoísta é representada, na parábola, pelos ladrões. Naquele dia, aqueles homens saíram de suas casas ou de seu esconderijo com um alvo em mente. Um compromisso estava marcado: aproveitar-se de alguém, roubando-lhe seus bens preciosos. Eles tinham uma agenda egoísta. Aproximaram-se de uma pessoa pensando no que ela poderia lhes oferecer, em como poderiam se beneficiar dela. Não se preocuparam com a vida do homem que descia de Jerusalém para Jericó. Importavam-se apenas consigo mesmo. Quando sugaram tudo o que podiam daquele homem, deixaram-no estirado no chão. Será assim a nossa agenda? As pessoas que estão em nelas são apenas aquelas com as quais podemos lucrar? Temos tido uma atitude egoísta para com elas? Estamos dispostos a nos relacionar com pessoas que não têm nada para nos oferecer?

 

2. Uma agenda exclusivista

O sacerdote e o levita tipificam a agenda exclusivista. Ambos saíram de casa tão preocupados com seus afazeres, que não viram o homem que havia sido assaltado. Quando o viram deitado no caminho, pensaram nos seus muitos compromissos religiosos e passaram de largo, ignorando-o. Tinham uma agenda exclusivista. Em suas vidas, só havia espaço para eles mesmos. Não tinham tempo para o outro. Pelo contrário, o outro poderia atrapalhar o andamento de suas vidas.  Será assim a nossa agenda? Será que apenas nós ocupamos os horários disponíveis em nossas agendas? Temos tido uma atitude exclusivista para com o próximo?

 

3. Uma agenda altruísta

O bom samaritano fala da agenda altruísta, uma agenda como Deus quer. Diz a Bíblia que aquele homem “seguia o seu caminho” (Lucas 10.33). Ele com certeza tinha muito que fazer, negócios para realizar. Entretanto, quando viu um homem semimorto no chão, esqueceu seus compromissos e foi ajudá-lo. Do seu próprio suprimento de viagem tirou óleo e vinho para tratar as feridas. Colocando-o sobre seu animal, levou-o para uma hospedaria, onde pôde melhor cuidar de seus ferimentos. Permaneceu mais de um dia com aquele homem e doou dinheiro para a sua total recuperação e só então foi cumprir com seus compromissos, mas sem deixar de lado o necessitado, dizendo que voltaria para ver como ele estava. Ele tinha uma agenda altruísta. Para ele, amar pessoas era prioridade. O outro nunca era uma fonte de benefícios ou um problema, mas uma oportunidade de amar. Será assim a nossa agenda?

 

CONCLUSÃO

O nosso ego talvez seja o maior adversário que enfrentamos para sermos cristãos autênticos. Jesus afirmou: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23). Ser discípulo de Jesus passa pela negação do nosso eu e pelo abandono de uma agenda egoísta e exclusivista. O tipo de agenda ensinado pela Bíblia é a altruísta. As palavras “próximo” e “outro” e a expressão “uns aos outros” aparecem diversas vezes no Novo Testamento, mostrando a importância de uma atitude altruísta. Somos desafiados, então, a mudar a nossa agenda, abrindo espaço para o outro em nossa vida diária.

 

DESAFIOS

 

1. Que mudanças você precisa fazer para que em 2014 sua agenda se torne altruísta?

 

 

 

 

 

 

  

Lição: COMPROMISSO TOTAL E RENDIÇÃO A DEUS - João 15:14

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

Introdução: O Nosso Deus é um Deus de compromisso, Ele está comprometido conosco 24 horas, Ele tem uma aliança conosco e um compromisso de nos guiar, nos guardar, nos proteger, nos fortalecer, nos curar e nos suprir em todas as nossas necessidades, conforme estabelecido em Deuteronômio 29:10-12. Além disso, Deus requer uma rendição absoluta, uma entrega incondicional a Ele de nossa parte, que permita a ação do Espírito Santo, nosso personal trainer para as coisas espirituais, para assim poder realizar sua obra completa em nossa vida e nos transformar à imagem e semelhança de Cristo (Gênesis 1:26-28).

 

1. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE RENÚNCIA 
"Se alguém vem a mim e não aborrece a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs e ainda a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo" (Lc 14:26,27).
a) Renúncia do Eu (nossa vontade)
b) Da carne (desejos pecaminosos)
c) Do pecado (atitudes que nos afastam de Deus)

2. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE DISCIPLINA 
a) Disciplina de oração diária
b) Disciplina na leitura e meditação diária da Palavra de Deus
c) Disciplina do jejum

d) Disciplina em oferecer um tempo de qualidade para o Senhor
d) Disciplina no relacionamento com o Espírito Santo - Ef 05:18
e) Disciplina na comunhão com a igreja - Rm 12:1-12

3. O COMPROMISSO COM DEUS EXIGE PERSEVERANÇA
a) Vencer o cansaço
b) Vencer a comodidade
c) Os falsos sentimentos
d) As condições adversas. 

4. O QUE DETERMINA O NOSSO COMPROMISSO COM DEUS
a) O nosso amor a Jesus - Jo 15:13
b) O nosso desejo de exercitar os dons que recebemos
c) A consciência do nosso chamado - Jo 15:1-4,16; Mt 28:19,20.

5. RENDIÇÃO A DEUS

Rendição significa ceder a propriedade, abdicar o controle do que achamos que a nós pertence: a nossa propriedade, nosso tempo, nossos "direitos". Quando nos entregamos a Deus, estamos simplesmente reconhecendo que o que “possuímos” na verdade pertence a Ele. Ele é o doador de todas as coisas. Como administradores da Sua propriedade, temos a responsabilidade de cuidar daquilo que Deus nos deu, mas ao nos render a Ele, devemos admitir que Ele está no controle de tudo, inclusive de nossas circunstâncias. Render-se a Deus nos ajuda a abrir mão de tudo que pode estar nos atrapalhando do melhor de Deus para nossas vidas. Ao entregar-nos a Ele, deixamos de lado o que nos impediu de querer os caminhos de Deus em primeiro lugar.

 

CONCLUSÃO

Qual o seu nível de compromisso com o Senhor? Total ou parcial?

 

 

 

 

 

 

 LIÇÃO: UMA COISA - Salmos 27:4

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

Introdução: Buscamos muitas coisas na vida, mas só uma realmente importa. Pedimos muitas coisas boas ao Senhor, porém, grande parte delas com a motivação errada. Muitos dizem amar ao Senhor, mas não sabem sequer descrevê-Lo. Para vivermos um compromisso total e uma rendição absoluta é necessário  mantermos o foco no nosso alvo maior, numa única coisa, e é sobre isto que vamos conversar hoje.

 

1. O QUE É ESTA UMA COISA?

 

1.1. Leiamos Salmos 27:4. Viver na casa do Senhor fala sobre estar a todo momento na presença d’Ele. Esta é a uma coisa que deve ser o nosso alvo maior: Buscar sempre mais de Deus, estar sempre na Sua presença! Não é errado almejarmos coisas ou cargos. Mas, nenhum outro alvo pode ser mais importante do que a presença de Deus em nossas vidas! Pois, se colocarmos as demais coisas à frente, certamente estaremos em descumprimento com a Palavra de Deus e perderemos o foco. Responda:

a) Na eternidade haverá profissões, esportes, TV, namoro, internet e outras atividades que nos fazem perder o foco de Deus?

b) Na eternidade haverá a presença de Deus?

 

1.2. Somos chamados a trazer o Reino de Deus a Terra e no Reino de Deus há um relacionamento intenso com o Rei. Quantos já abriram mão de Deus e do seu Reino por sonhos e projetos pessoais? Jamais podemos nos deixar levar por nossas vontades. Precisamos trazer a realidade uma condição que nos posicione como empreendedores desse Reino. Quem se submete ao Senhor a fim de viver um Compromisso Total/Uma Rendição Absoluta abre mão de seus sonhos e projetos para fazer a vontade do seu Senhor e então, respaldados pela Palavra de Cristo, sendo fiéis ao compromisso assumido com Ele, seremos abençoados, pois Ele se encarregará de suprir TODAS as nossas necessidades.

 

2. QUAL É A MOTIVAÇÃO CORRETA?

2.1. Leiamos 1Coríntios 10:31. Dizemos que vivemos para a glória de Deus, portanto, tudo o que buscamos e fazemos deveria ser com este fim. Mas será isto verdade? Uma rendição absoluta inclui abrir mão de status e do ego. Portanto, devemos nos perguntar: Qual minha motivação para vir a célula? O que me leva a fazer o que é certo? Porque quero ser de Cristo? Porque devo ler e obedecer a Bíblia?

 

2.2. Não podemos convidar uma pessoa a ter um compromisso com Jesus pela necessidade de receber uma benção simplesmente, pois a ausência da benção pode ser o motivo dela abandonar a Jesus. Nossa motivação deve estar ligada a uma atitude de gratidão e de amor por tudo o que o Senhor é para nós. Outras coisas surgem ao longo da vida: sonhos, projetos, objetivos, alvos, metas e etc. Mas, de que adianta vivermos em função destas coisas se não temos a motivação certa para buscá-las? Nossa motivação vai determinar aonde chegaremos.

 

3. COMO DESCREVEMOS ALGUÉM QUE AMAMOS?

 

3.1. Quando amamos alguém, suspiramos só de pensar naquela pessoa, queremos estar sempre perto dela, temos uma infinidade de palavras para descrever o quanto ela é importante para nós e dificilmente conseguimos descrevê-la sem derramar uma lágrima. Dizemos amar muito ao Senhor, mas talvez não sabemos nem descrevê-Lo. Somos cheios de frases prontas e fórmulas de como se fazer isso ou aquilo para Deus, mas, na verdade, não nos relacionamos com Ele de forma que o conheçamos profundamente.

 

3.2. Davi, o homem segundo o coração de Deus nos dá uma aula sobre isso em Salmos 103:8-19. Que tal declarar para Ele agora o que Ele significa para nós?

 

CONCLUSÃO

 

O que mais importa não é como você faz, mas porque você faz e por quem você faz.

 

 

 

  

 

 

Lição: UM EXÉRCIO QUE SE LEVANTA – Joel 2.1-11

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: A adoração é o reconhecimento da soberania de Deus. Não cante. Adore!

 

INTRODUÇÃO:

O capítulo 2 de Joel fala de um exército que se levantará por este tempo, quando a voz do Senhor soar: "Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no Santo monte; pertubem-se os moradores da terra, porque o dia do Senhor vem, já está próximo". (Joel 2:1). É a convocação do Senhor dos Exércitos. E em Joel encontramos as principais características dessa poderosa força invasora:

 

1. Um povo numeroso (Jl 2.11).

Há um mover de Deus na terra e Seu povo começa a responder sua convocação. Do meio do povo se levanta um povo de características distintas, que assume a identidade de guerreiro. Um verdadeiro exército se levanta e suas fileiras são engrossadas cada dia.

 

2. Uma força devastadora(Jl 2.3).

Pelo poder de Deus o exército deixa atrás de si as fortalezas inimigas destronadas. Fortalezas que escravizam os homens.

 

3. Uma força veloz (Jl 2.4).

Há pressa na execução da obra, pois o dia do Senhor está próximo. As vidas têm de ser arrebatadas das trevas antes daquele dia. Há que correr com determinação. A ordem é avançar depressa.

 

4. Uma força de combate (Jl 2.5b).

Uma força agressiva. A igreja tem se sustentado por muito tempo numa atitude passiva, quando muito, defensiva. Agora, porém, é chegada a hora da batalha, do ataque decisivo.

 

5. Um povo temido (Jl 2.10).

“Diante deles, treme a terra, e os céus se abalam... Diante do exército de Deus, os demônios estremecem, pois sabem que um povo escolhido se levanta para destruí-los.

 

6. Uma força corajosa (Jl 2.7)

A ousadia e a coragem dadas por Deus é característica desse exercito preparado e equipado.

 

7. Uma força invasora. (Jl 2.7 e 9).

Satanás tem instalado suas forças nas nações. É tempo de tomar os reinos para Jesus.

 

8. Uma força ordenada. (Jl 2.7 e 8).

Há posições e tarefas designadas para cada um de nós. Veja onde você pode servir.

 

9. Uma força imbatível. (Jl 2.8b).

Não há possibilidade de recuo. Eles virão por certo, mas o exército de Deus não se deixará esmorecer.

 

10. Uma força imprevisível. (Jl 2.9).

Não adianta apenas se defender e contra atacar, precisamos atacar e surpreender as forças inimigas.

 

11. Um povo poderoso. (Jl 2.2,5 e11).

A força deste exército esta em Deus. Creia, não há barreiras que suportem o poder deste exército.

 

DESAFIO:

Deus pode contar com você nesse exército?

 

 

 

 

 

 

 

 Lição: Chamados para Fora

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

Louvor e Adoração: Celebrem ao Senhor!!

 

Quebra-Gelo:Quais os convites mais comuns que você recebe?

 

INTRODUÇÃO

 

Recebemos convites diversos para sairmos para os mais variados tipos de lugares. Deus e o inimigo também nos chamam todos os dias para fora. Hoje, veremos alguns.

 

1. O inimigo nos chama para fora da obra de Deus

 

. Somos dia após dia convidados para vivermos uma vida relaxada. E o principal motivo para que isso aconteça são as mentiras do inimigo lançadas sobre as nossas vidas e os acontecimentos do dia-a-dia. Abaixo algumas desculpas para esta acomodação:

 

a) "Não tenho como me integrar na obra da Deus, pois meu dia é muito cheio”

 

b) "Ainda não estou capacitado para a obra"

 

c) "Ainda não senti Deus falar ao meu coração. O dia em que eu sentir coloco minha casa a disposição para uma célula e me torno um líder". Cuidado!! O ócio pode produzir pecados! Lembremos daquela frase popular: "mente vazia é oficina do diabo". Vejamos o que aconteceu com Davi: 2 Samuel 11:1-4.

 

2. Deus nos chama para fora da zona de conforto

 

. A zona de conforto nos lembra as desculpas/justificativas para não somarmos na obra de Deus. Vejamos as respostas de Deus para elas: a) Mateus 6:33; b) Juízes 6:14-16 e c) João 14:23.

 

. É para fora destas desculpas/justificativas que Deus, dia após dia, nos chama. Interessante é que Ele nos recompensa quando tomamos a atitude de cumprir Sua vontade. (Atos 7:2-7).

 

. Abraão foi chamado para fora da sua terra para receber as promessas de Deus. Abraão poderia usar desculpas, mas optou por obedecer. Hoje, servimos ao Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó.  

 

. Deus nos chama para fora das 4 paredes: Marcos 16:15-20

 

3. O inimigo nos chama para fora de uma vida de santidade

 

. Dinheiro, falsas amizades, relacionamento, doenças, preocupações, impulsos, vícios, status,... é isso que o inimigo nos apresenta todos os dias em busca de nos desviar de uma vida de Santidade. Ele nos oferece o melhor que ele tem na tentativa de nos fazer pecar. Ele lança mentiras sobre as nossas vidas:

a) Para agradar a Deus, basta que você seja um frequentador de cultos e célula;

b) Para que você possa abençoar a vida dos outros, é necessário que sua vida esteja nos eixos primeiro.

 

4. Deus nos chama para fora da religiosidade

 

. Não devemos viver de saudosismo, nem de tradições. O tempo de Deus é Agora! (Mateus 15:1-6). Assim como os fariseus anulavam a Palavra de Deus por causa de uma tradição, nós, como povo de Deus, também fazemos o mesmo por causa de uma vida religiosa/de tradições.

 

5. O inimigo nos chama para fora dos valores eternos

 

. O diabo é o Pai da Mentira e sabe nos enganar melhor do que ninguém para nos causar destruição e morte. Olhe a sua volta e veja quantos entretenimentos existem que podem tirar o seu foco do que é eterno: Relacionamentos, TV, Internet, Redes Sociais e etc. E o que podemos falar das responsabilidades então? (Trabalhe muito, estude muito, ganhe muito dinheiro...).

 

Conclusão:

 

. Assim como Deus chamou Lázaro para fora da morte física (João 11:38-44), Ele nos chama para fora da morte eterna. Ainda que estejamos presos e digam que não tem mais jeito. Ele quer nos trazer à vida. Ainda que estivermos enrolados, o Senhor dará ordem aos que já estão vivos para ajudar a desenrolar.

 

Desafio:

. Saia da zona de conforto e traga sua célula para o Culto de celebração de domingo!!

 

 

 

  

 

                    

LIÇÃO: Chamados para um Propósito - Jeremias 1:4-10

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Leiamos o texto de Jeremias 1:4-10. Deus nos criou com um propósito claro e definido. Neste texto vemos que o desejo de Deus era usar Jeremias e estas palavras são para nós também. Deus anela usar nossa vida para influenciar outros e não ser influenciado pelo mal. Mas muitos, como Jeremias, pensam em recusar este chamado. Ao perceber a seriedade do chamado, Jeremias buscou uma saída fácil: "sou uma criança!", ele estava dizendo: "não estou preparado; não sou capaz; sou convertido há pouco tempo e não posso me comprometer". Jeremias se via assim. Mas Deus não vê como vê o homem! Ele o via como um profeta às nações, capaz de cumprir seu chamado. Nosso chamado é para fazer discípulos (Mt. 28:18-20). Deus nos vê como aqueles que levarão Sua Palavra que transformará vidas, cidades e nações. Vejamos algumas afirmações que Deus fez a Jeremias e o faz para você também.

 

Desenvolvimento

 

1. O Senhor nos livrará do medo

1.1. Devemos enfrentar o medo, que é como um gigante que tenta deter o cumprimento do chamado. O medo deposita pensamentos negativos em nossa mente e nos debilita na conquista, não permitindo que alcancemos o nosso objetivo. O medo é duvidar da bondade e cuidado de Deus e isso, muitas vezes é consequência da nossa falta de intimidade com o Senhor, pois quando estamos em Sua presença nos sentimos protegidos, cuidados e amados. Muitos têm medo de se comprometer, de ser líder de células, casa anfitriã. Quando somos livres do medo novas forças vêm e aquilo que antes parecia impossível agora é possível. Deus diz que nunca nos deixará e estará conosco sempre (Mt. 28.20).

 

2. O Senhor porá em nossa boca as Suas Palavras

2.1. Deus estava afirmando a Jeremias que não era com suas palavras, talentos ou capacidade que ele seria usado, mas com as Palavras de Deus. É a capacidade que vem de Deus que nos permite cumprir o chamado, por isso não se preocupe, o Senhor te capacita. Quando passamos tempo na presença do Senhor, Sua Palavra é plantada na nossa vida e do fruto dessa palavra logo compartilhamos com aqueles que nos rodeiam, porque o Espírito Santo nos fará lembrar de todas as coisas. Ao compreender que quem te chama é o Senhor do universo, tua confiança crescerá, sabendo que é o Senhor quem vai te fazer apto e capaz de cumprir Seu chamado e Sua missão.

 

3. O Senhor nos dará da Sua autoridade e da Sua força

3.1. As palavras do versículo 10 do texto que lemos declaram que Deus estava delegando Sua autoridade ao profeta. Quando Deus nos chama Ele dá autoridade para falar em Seu nome. Deus já tem nos dado autoridade para falar às pessoas, para orar pelos enfermos e vê-los sarados, para transformar as circunstâncias. Creia, declare, confesse e verás vida e bênção, não só naqueles que te rodeiam, mas na tua cidade e nação, pois este é o desejo de Deus.

 

3.2. Para cumprir o propósito de Deus temos que nos esforçar, mas só conseguiremos com a força de Deus. Ele nos chama para arrancar e derrubar todo o pecado e suas influências; para edificar uma nova geração, uma grande descendência para Deus; e para plantar o Reino de Deus na terra. Tudo isso você poderá fazer, mas somente com a força de Deus.

 

CONCLUSÃO E DESAFIO

 

Deus deseja que cada um de nós cumpra com o propósito para o qual fomos chamados. O que você vai fazer com o teu chamado? O teu futuro depende da decisão que você toma hoje. O tempo não para. Não deixe o tempo passar, decida hoje aceitar o chamado de Jesus. Deus tem te dado Sua própria vida para que você gere outras vidas n’Ele. Se hoje você soubesse quanto tempo ainda teria de vida, será que você viveria da forma como estás vivendo hoje? O que realmente é importante para você? O que temos feito com o tempo e a vida que Deus nos deu? Aceitar o chamado de Deus muda nossa vida.

 

 

 

 

 

                 

LIÇÃO -  VENCENDO O EU

 

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h30 / 18h10 / 19h40 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Na lição de hoje veremos que nossa maior luta é contra alguém que pensamos ser nosso maior aliado, mas que, na verdade, está todos os dias querendo tomar o controle da nossa vida, o nosso EU.

 

1. O diabo já está derrotado

 

1.1. Vamos ler Hebreus 2:14-15. Neste texto aprendemos que:

a) Jesus derrotou o diabo!

 

b) Como então perder para alguém que já é um derrotado?

R= Podemos perder para nós mesmos.

 

c) O quê isto significa?

R= Então, ao perder para nós mesmos estamos dizendo que perdemos não por aquilo que o inimigo é ou fez, mas sim pelo que fizemos de errado!

 

d) A prova disso é como encaramos as mais variadas situações de nossas vidas:

1) Problemas = Oportunidades de crescimento ou oportunidades de jogar a toalha (...não passar no vestibular ou concurso; demissão; fechamento de uma célula; surto de esfriamento dos membros da célula; término de um relacionamento)

 

2) Tentações = Oportunidade de mostrar fidelidade ao Senhor ou oportunidade de saciar prazeres carnais

. Uma das maiores comprovações de que o inimigo está derrotado está Romanos 8:28

 

2. Não é a isca que morde o peixe. É o peixe que morde a isca

 

2.1. Vamos ler Tiago 1:13-15. Neste texto aprendemos que:

 

a) Somos tentados por causa dos nossos maus desejos!

 

b) Como seriamos convencidos a pecar contra Deus se isto não fosse algo agradável a nossa carne?

 

3. Como podemos dizer NÃO a tentação?

 

3.1. Vamos ler Jeremias 17:9. Neste texto aprendemos que:

 

a) Pecar ou não pecar é decisão que tomamos. Mas será que podemos fazer isto por nós mesmos?

 

b) Antes de decidirmos não pecar, precisamos tomar uma decisão mais importante ainda!

R= Entregar nosso coração para a única pessoa capaz de sondá-lo/esquadrinhá-lo.

 

4. Como Deus pode nos ajudar a dizer não a tentação?

 

4.1. Vamos ler Hebreus 2:14-18.

 

5. Então... quem sentará no trono do seu coração: Deus ou o seu EU?

 

5.1. Vamos ler Êxodo 3:13, 14 e Isaías 42:8

 

CONCLUSÃO

Quais as situações de sua vida que gostaria de mudar?

 

DESAFIOS

Planeje com sua célula

a) Como levar pessoas ao Encontro com Deus

b) Como trazer convidados na próxima reunião

c) Como levar pessoas ao culto de celebração do domingo

 

 

 

  

 

Lição: APROFUNDANDO-SE EM DEUS - Lucas 5:1-11

 

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo e Curso para juvenis no Auditório.

. Sexta, 19h30 – Culto da Palavra, no Templo.

. Domingo, 7h30 – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h00 / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sábado 12h e 18h – Nação das Causas Impossíveis.

 

LOUVOR E ADORAÇÃO: Celebrem ao Senhor!!

 

INTRODUÇÃO

 

Diga não à superficialidade?

A superficialidade é contentar-se com um nível raso de conhecimento de Deus; é descompromisso com a obra de Deus; é comprar um livro pela capa; é ver um filme pelo trailler; é comprar um carro fazendo apenas um test drive; é comprar algo apenas por um comercial de TV; são a maioria das postagens no facebook; é a falta de discipulado; é pouca ou nenhuma leitura da Palavra e oração; é ser influenciado por modismos (músicas, comportamentos, gírias, filmes, etc.); são pessoas voltadas para satisfazer os desejos de seu coração; é quando não nos arriscamos para Deus; é chegar atrasado no culto e na célula; é dizer que ama a Deus, mas não transmitir isto com atitudes.

 

INTRODUÇÃO

 

Lendo o texto de Lucas 5:1-11, vemos percebemos o desejo de Jesus em quer nos levar a níveis mais profundos.

 

1. DEIXE DE SER MULTIDÃO – (Leiam novamente Lucas 5:1-3)

1.1. A multidão se contentava apenas a ter um relacionamento superficial com Cristo, não assumindo um compromisso mais sério, o que significaria renúncia. Observe que Cristoaproveitava qualquer situação como palco para ensinar a quem quisesse o escutar e buscar a mudança

 

2. O CONVITE A NIVEIS MAIS PROFUNDOS – (Leiam novamente Lucas 5:4)

2.1. Nas horas que Jesus passava a sós com um número menor de pessoas (discípulos), Ele desvendava alguns dos mistérios mais profundos da vontade de Deus.

 

3. RENUNCIAR AOS PADRÕES - (Leiam novamente Lucas 5:5-6)

3.1. Pedro, André, Tiago e João eram pescadores profissionais, ganhando as suas vidas na carreira que aprenderam e praticaram neste mesmo lago. Afinal, quem era este carpinteiro para ensinar quatro pescadores como pescar?

 

3.2. Quando Pedro deixou de confiar na sua própria experiência e na sua própria sabedoria, ele escutou a Jesus, e o resultado foi surpreendente!

 

4. RESULTADO DA PROFUNDIDADE - (Leiam novamente Lucas 5:7-9)

4.1. Os 4 vivenciaram o que em toda a vida de pescaria e experiências nunca tinham alcançado. Buscar um nível mais profundo em Deus provocará em nossas vidas o contato direto com o sobrenatural, com o milagre e uma pescaria de almas sem limites e surpreenderá a todos.

 

5. PROFUNDIDADE EM DEUS GERA MUDANÇAS RADICAIS - (Leiam novamente Lucas 5:10-11)

5.1. Da mesma forma que haviam sido treinados para pescar peixes, aqueles homens, se seguissem as instruções de Jesus iriam ser treinados para “pescar” homens e se tornarem “discípulos”.

 

DESAFIOS

 

. Marque abaixo os níveis de profundidade que você decide alcançar em Deus?

(   ) orar diariamente pela célula

(   ) jejuar pela célula

(   ) discipular uma pessoa

(   ) buscar um(a) discipulador(a)

(   ) visitar semanalmente pessoas e convidá-las à célula

(   ) levar minha célula ao culto

 

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: ENCONTRO COM DEUS - Parte IIGênesis 32.22-32        

 

     

PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 

 . Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

 

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

 

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

 

. Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

 

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

 

 

 

 LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

 

 

 

Introdução

 

“Vi a Deus face a face”

 

“Encontrar-se com Deus!!”. Será que as pessoas em geral entendem o que isso significa? Um encontro com Deus seria algo literal ou apenas um modo de dizer? Seria real ou uma experiência limitada a ideias e sentimentos? Jacó encontrou-se com Deus. E ele disse ter visto a Deus com os olhos que a terra haveria de comer; face a face, olhos nos olhos. O encontro com Deus é algo literal e real, mesmo que não seja físico, mas, sim, espiritual. O fato de, cotidianamente, não vermos e tocarmos em Deus fisicamente, já que ele é espírito, não quer dizer que não possamos estar em sua presença, pela fé. Como foi a experiência de encontro com Deus de Jacó? O que podemos aprender com ela? Essa história está registrada em Gênesis 32.22-32 e nos oferece quatro lições:

 

 

 

        Desenvolvimento

 

  1. O encontro com Deus é individual e pode ser solitário. A Bíblia diz que “Jacó ficou sozinho” (v.24);

 

 

 

 O encontro com Deus pede perseverança e persistência. A Bíblia diz           que Jacó lutou com um homem até o amanhecer, não se deixou ser                 dominado por ele e não o deixaria ir até que ele o abençoasse (vv.24-26);

 

 encontro com Deus transforma a identidade e o caráter. A Bíblia diz que o nome de Jacó foi mudado para Israel (vv.27-28), ou seja, de “ele agarra o calcanhar” ou “ele age traiçoeiramente” para “ele luta com Deus”;

 

  • O encontro com Deus é memorável. A Bíblia diz que Jacó, na luta, teve sua coxa deslocada,  passou a andar mancando e que, por isso, os israelitas passaram a não comer o músculo ligado à articulação do quadril. Além disso, ele chamou ao lugar da luta Peniel, porque ali havia se encontrado com Deus (vv.30-32).

 

 E aí? Você já se encontrou com Deus? Gostaria de experimentar isso?

 

 

 

 

 

               LIÇÃO: VIDA CONTAGIANTE – UM PROPÓSITO – Lucas 15:1-32              

 

                     PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

 . Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

 

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

 

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

 

. Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

 

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

 

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

 

 

 

LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

 

Introdução

 

 

 

A palavra contágio pode ser encarada de duas formas: negativa, pelo contágio de uma doenças ou por algo que cause dor e sofrimento e positiva, quando nos contagiamos pelas coisas bonitas e boas que impactam a nossa vida. Vamos conversar hoje sobre como TRAZER ÀS PESSOAS A CRISTO.Tomemos por base o capítulo 15 do evangelho de Lucas. No livro de Efésios2:10 (leia) está expresso que fomos criados com um propósito e no capítulo 15do evangelho de Lucas, Jesus revela uma forma de colocarmos isto em prática e vivermos uma vida contagiante!

 

  

 

Desenvolvimento

 

Neste capítulo existem 3 fios condutores comuns nas 3 histórias (ovelha perdida, dracma perdida e filho pródigo): Algo de grande valor se perdeu  / O que se perdeu deve ser procurado / Quando encontrado deve ser festejado.

 

 

 

 I - Vamos agora analisar a 3ª história contado por Jesus, a do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32). Por esta história aprenderemos que a VIDA CONTAGIANTE floresce e frutifica...

1.  Em um ambiente de amor e liberdade – Lucas 15:11-12“Jesus continuou: "um homem tinha dois filhos. o mais novo disse ao seu pai: 'pai, quero a minha parte da herança'. assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.”

 

 2.  Em um ambiente de graça e restituição – Lucas 15:22 "mas o pai disse aos seus servos: 'depressa! tragam a melhor roupa e vistam nele. coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.

 

 3.  Em um ambiente de alegria e festa – Lucas 15:23 “tragam o novilho gordo e matem- no. vamos fazer uma festa e alegrar-nos.”

 

 4. Em um ambiente de ressurreição e vida – Lucas 15:24 “pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. e começaram a festejar o seu regresso.”

 

 5.  Em um ambiente de confronto e do tratamento da inveja e do egoísmo – Lucas 15:25-29 "enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. quando se aproximou da casa, ouviu a música e a dança. então chamou um dos servos e perguntou-lhe o que estava acontecendo. este lhe respondeu: 'seu irmão voltou, e seu pai matou o novilho gordo, porque o recebeu de volta são e salvo'. "o filho mais velho encheu-se de ira, e não quis entrar. então seu pai saiu e insistiu com ele. mas ele respondeu ao seu pai: 'olha! todos esses anos tenho trabalhado como um escravo ao teu serviço e nunca desobedeci às tuas ordens. mas tu nunca me deste nem um cabrito para eu festejar com os meus amigos. mas quando volta para casa esse teu filho, que esbanjou os teus bens com as prostitutas, matas o novilho gordo para ele!'

 

 6.  Em um ambiente de discipulado e maturidade espiritual – Lucas 15:31-32 "disse o pai: 'meu filho, você está sempre comigo, e tudo o que tenho é seu. mas nós tínhamos que celebrar a volta deste seu irmão e alegrar-nos, porque ele estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi achado' ".

 

  

 

Conclusão

 

Existe um preço e uma recompensa para esta vida contagiante: você será criticado e caluniado injustamente (Mateus 5:11-12) e você será uma pessoa abençoada! (Mateus. 6:20-21). Para viver uma VIDA CONTAGIANTE comece já a orar, fazer uma lista de quem você vai contagiar, perceba as suas necessidades de mudança, promova ações de amor que engrandecem a Jesus, impacte com sua célula além das reuniões, ouse com criatividade sob a direção de Deus, etc...

 

 

 

 

 

LIÇÃO: VIDA CONTAGIANTE – UM SONHO – Mt. 5:13 e 14                      

 

          PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

. Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

  

LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

 Introdução

 Jesus não nos passou uma tarefa, um simples trabalho, Ele nos entregou uma missão de transformação, nossa e de nós para os outros. A máxima para o contágio é ser AUTÊNTICO: é realmente crer e viver o evangelho de Jesus. Antes mesmo de sonhar (nosso futuro) precisamos reavaliar quem realmente somos (nosso presente). De nada adianta sonhar se as ações e atitudes que nos constroem não condizem com a conquista de nossos sonhos. “Os cristãos devem ser as boas novas antes de pregar as boas novas.”. Será que o sonho que você tem para sua vida é o mesmo que Deus sonhou para você? Uma coisa é certa: se você não tiver amor por você mesmo e pelos outros seja qual for seu sonho, ele nunca se realizará! Assim vamos VER HOJE de que forma transformamos nosso sonho em realidade:

 

 I.    VOCÊ DEVE VIVER DE FORMA ÍNTEGRA - “Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus.” – Gn. 6:9

1. O que você faz para construir uma vida íntegra?: Seja você mesmo (Sl. 139:14); seja verdadeiro, seja autêntico quanto ao fracasso, viva coerente com suas palavras. Mas, para que viver assim? Jesus nos ensinou: “Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” (Mt. 5:16). Nossas ações levam os olhos das pessoas para Deus, porque vivemos e falamos em nome d’Ele. A forma como conduzimos nossa vida, gera implicações diretas para salvação ou perdição eterna das outras pessoas!

 

II. VOCÊ DEVE VIVER COM COMPAIXÃO - “O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram.” – Mt. 25:40.

1. A famosa Parábola do Bom Samaritano (Lucas 10:30-37) nos faz concluir alguns fatos:

a. Não fuja da realidade do problema - v. 31 - Aproxime-se! (atenção).

b. Não ignore a realidade do problema - v. 32  - Dê de si! (cuidado).

c. Faça sua parte diante da realidade - v. 33 - Dê do seu! (dinheiro).

  

III. VOCÊ DEVE VIVER DE FORMA SACRIFICIAL -  Lc. 19:1-10

1. O que é Sacrificar-se? É dar de si mesmo. Vamos avaliar os sacrifícios de Zaqueu para conhecer Jesus:

  1. a.  Doar do seu tempo - v. 4:“Assim, correu adiante e subiu numa figueira brava para vê-lo, pois Jesus ia passar por ali.” - Subiu antes e ficou esperando! Ele parou tudo para investir tempo na vida de Jesus.
  2. b.  Doar do seu serviço para glória de Deus v. 7: “Todo o povo viu isso e começou a se queixar: "Ele se hospedou na casa de um 'pecador'” - Ministério da hospitalidade.
  3. c.  Doar do seu dinheiro e recursos v. 8: “Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais" - Deu o que mostrava exatamente onde estava seu coração, e mostrou quem de fato era dono do seu dinheiro.

 

CONCLUSÃO

 Agora você entende que seu sonho deve estar intimamente ligado aos planos de Deus? E que ele só será possível se você passar a ser autêntico e amar aos outros? Disse Jesus: “O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos.” (Jo15: 12-13). Nosso sonho maior é amar como Jesus nos amou... amar sem parar!

 

 

 

 

 

 

LIÇÃO: VIDA CONTAGIANTE – UMA OPORTUNIDADE – Lucas 7:34             

                          PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 . Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

 LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

Introdução

Jesus era alegre e amigo de todos, numa época de preconceitos e religiosidade. Não perdia oportunidade de estar com pessoas e viver um relacionamento contagiante. Ele não se preocupara com sua reputação, pois sabia “quem era” e “qual era a sua missão”. "A vida é um presente, e nos oferece o privilégio, a oportunidade, e a responsabilidade para devolver algo tornando-se mais." O evangelismo está relacionado às oportunidades! Jesus e João Batista foram criticados porque não perderam a oportunidade de influenciar pessoas, João foi acusado de ter demônios (Lc. 7:33) e Jesus de ser um comilão e um beberrão (Lc. 7: 34).   

  COMO VENCER AS BARREIRAS PARA CRIAÇÃO DE OPORTUNIDADE DE EVANGELIZAÇÃO?

 1.   VOCÊ PRECISA CORRIGIR DISTORÇÕES TEOLÓGICAS Jo. 17:6-26

1.1. Alguns enfatizam versos bíblicos como “amizade com o mundo, significa inimizade com Deus!” - “não sois do mundo” – “apartai-vos do meio deles”. Em Tiago 4:4, “mundo” não se refere às pessoas, mas, a comportamento. Devemos seguir a ordem de Cristo em alcançar as vidas sem cair em pecado. Tiago 1:27, diz que devemos nos manter incontaminados do mundo, isto é: devemos estar no mundo com uma missão.

 a.   Jesus não quer que você deixe de atuar no mundo. Leia João 17:15

 b.   Jesus disse que estar no mundo foi sua missão. Leia Lucas 19:10.

 c.   Paulo nos advertiu contra os laços e alianças com pessoas que não edificam. Leia II Coríntios 6:17.

 2.   VOCÊ PRECISA ARRISCAR SUA REPUTAÇÃO POR AMOR AOS PERDIDOS - Mt. 9:12-13

2.1. O que adianta ter uma boa reputação de religiosidade e ser goleado pelo diabo no evangelismo pessoal? Precisamos arriscar nossa reputação para alcançar vidas para Jesus! Em Lc 7:34, Jesus foi acusado de ser beberrão e glutão. Em Mt. 9: 12-13 Jesus disse que andava com estas pessoas porque precisam de médico, pois estavam doentes.

3.   VOCÊ PRECISARÁ PASSAR POR DESCONFORTO PESSOAL - Lc. 10:3.

3.1. Disse Jesus: “Vão! Eu estou mandando vocês como ovelhas para o meio de lobos.” Fomos colocados no mundo para nos sentir confortável ou para cumprir nossa missão? Leia Lc 5:27-29.O desconforto é recompensado quando, uma vida é resgatada, liberta e passa a viver a mesma nova vida que você! Não existe vida cristã e Igreja sem sacrifício, risco, ação, busca. Conviver com pessoas sem Jesus, deve ser encarado sempre como uma grande oportunidade.

 4.     VOCE PRECISA ACEITAR QUE TEM UM CHAMADO PARA CONTAGIAR - Mc. 1:17-18

Jesus lhes disse: — Venham comigo, que eu ensinarei vocês a pescar gente. Então eles largaram logo as redes e foram com Jesus.”

 4.1. Faça uma lista das pessoas que você tem pra contagiar, evangelize e ore por ela. Esse é o desafio!

 

 

 

 

 LIÇÃO: VIDA CONTAGIANTE – UM INVESTIMENTO – 1Pe 3:1                

 

 LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

   Introdução

  1- COMO CONTAGIAR E ALCANÇAR O CORAÇÃO DAS PESSOAS PARA JESUS?

  a)     Creia no poder da presença de Jesus que habita em você! - “Estejam sempre preparados para responder a qualquer pessoa que lhes pedir a razão da esperançque há em vocês” 1 Pedro 3:15. Esteja 100% convicto da presença de Jesus em você!

  b)     Esteja sempre alerta e preparado para agir! - “... Esteja preparado a tempo e fora de tempo.” – 2 Timóteo 4:2. Sua agenda é guiada por Deus. Não desperdice nenhuma oportunidade!

  4 pontos principais para apresentar a mensagem do Evangelho a qualquer pessoa: 

 

DEUS

NÓS

JESUS CRISTO

VOCÊ / EU

É Amor 1 Jo 4:16b

Somos rebeldes Rm 3:23

Expressou o amor Jo 1:1,14

Precisamos decidir Jo 1:12

É Santo 1 Pe 1:15,16

Somos falidos Ef 2:1,2

Manteve a santidade 1Pe 2:24

 

É Justo 2 Ts 1:6

 

É a justiça de Deus Ef 2:8,9

 

  Quando a oportunidade de contagiar chegar, não se admire caso não se sinta preparado! Isso é um bom sinal! Apóie-se completamente na sabedoria que o Espírito Santo fornece!

  2- QUAIS SÃO OS EFEITOS DO CONTÁGIO?

  2.1. O contagiado pode aceitar a Jesus. O contagiado pode rejeitar a Jesus. O contagiado pode aceitar a Jesus posteriormente - "...assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei." Isaías 55:10,11

 3- COMO IREMOS SUPERAR AS BARREIRAS QUE IMPEDEM PESSOAS DECIDIREM POR JESUS?

  3.1. REJEITE ideias erradas com sinceridade e discernimento – 1 Pe 3.16a - “Porém, façam isso com educação e respeito”. Pessoas tem perguntas das quais realmente precisam de respostas. Em nossa cultura é comum pessoas terem em seus discursos: Exemplos deficientes, Ensinamentos errados, Temores naturais.

 3.2. REBATA bloqueios para se acreditar na Bíblia – 2 Tm 3.16a -“Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino...”.É comum as pessoas questionarem a veracidade do Cristianismo. Seu papel é se esforçar ao máximo para dar uma resposta digna! Lembre-se: perguntas demonstram interesse!

 3.3. RESPONDA aos receios morais com a graça de Deus – Jo 3.16 - “Porque Deus amou tanto o mundo que deu seu único filho, Jesus, para que todo aquele que nele crer, não pereça, mas tenha a vida eterna!”. Muitas pessoas estão esperando melhorar espiritualmente para vir para igreja. Muitos acreditam que a igreja é um lugar para pessoas perfeitas. Devemos encorajá-las a virem como estão, pois na Igreja serão tratadas.

  CONCLUSÃO

Sua posição revela o caráter de Deus. Mesmo não tendo resposta pra tudo, sua conversa deve ser recheada de três atitudes: GENTILEZA, RESPEITO E HUMILDADE!

 

 

 

 

 

LIÇÃO: VIDA CONTAGIANTE – UMA RECOMPENSA – João 21:14-25            

 

              PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

. Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

 . Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

 . Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

 . Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 . Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

 . Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

 . Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

 UVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

   Introdução:

 Precisamos estar prontos para as oportunidades concedidas por Deus para falar de Cristo a outros, ensiná-los a ter a atitude certa para alcançar o verdadeiro arrependimento e a aprender com a simplicidade de Jesus. Para isto:

  1. Devemos estabelecer com os outros um processo progressivo - Mc 10.17

 Exemplo: Ouvir as pessoas; criar conexões com elas; ter compaixão delas; oferecer Jesus como salvador; orar por elas; celebrar os frutos; ajudá-las a crescer. Para que isto aconteça é necessário que haja discipulado e isto só acontece com nascimento natural ou com adoção. Ou seja, você gera um(a) filho(a) na fé ou você adota um(a) filho(a) espiritual na igreja.

 2. Para sermos efetivos em nossa missão devemos entender com base em João 21: 14-25:

 2.1. Que nossa maior recompensa é servir às pessoas - vs. 15-17

 Pergunta: você já pensou nesta afirmação: a maior recompensa é servir?

 2.2. Que seremos confrontados nas áreas que precisam de maior crescimento - v. 17b

 Pergunta: o que você fará a partir de hoje com as áreas que precisam melhorar em sua vida?

2.3. Que chegará o dia em que a única coisa que importará será gerar relacionamento com as pessoas - v. 18

 Afirmação: um dia as pessoas se tornarão mais imporatntes do que as coisas!

  2.4. Que nunca iremos melhorar por nós mesmos - vs.19-21

 Afirmação: Precisamos morrer para nossos desejos e nos submeter a Deus todos os dias!

 2.5. Que Jesus não tem compromisso com nossas preferências pessoais - vs. 22-23

 Afirmação: A preferência deve ser de Jesus e não nossa!

 2.6. Que o agir e o alcance do Senhor são ilimitados - v. 25

 Pergunta: você está disposto para agir e alcançar os propósitos de Deus?

  Conclusão:

 Qual é a maior recompensa que você espera nesta vida?

 “todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.” 1Co 9.25

 

 

 

 

 

LIÇÃO: MAIS DE DEUS, MENOS DISTRAÇÕES – João 3:25-30                

 

     PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

  . Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

 . Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

 . Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

 . Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

 . Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

 . Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

 . Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

  LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

  Introdução

  Em João 2:25-30, João Batista fala de nosso papel e sobre quem é o centro de tudo o que fazemos, pois, quando evangelizamos alguém, estamos “indo à frente de Jesus”, e de maneira alguma fazemos isto para sermos reconhecidos, mas sim para que as pessoas reconheçam quem Ele é. Este texto nos lembra que temos que apresentar Jesus com palavras e com ações. A Bíblia fala que Jesus, mesmo sendo tentado, jamais pecou. E isto aconteceu porque Jesus, mesmo sendo homem, se esvaziou dos impulsos da natureza humana e se encheu de Deus. Por isso, podemos afirmar que uma vida vitoriosa tem como ingrediente principal a intimidade com Deus. Intimidade que vem por meio uma vida de oração que ativa em nós Fé, Esperança, Amor, Paz e muito mais. Hoje é o dia em que você começará a se esvaziar das distrações que atrapalham sua vida de oração e intimidade com Deus.

  1. Distrações Populares:

 1.1 Redes Sociais / 1.2 Televisão / 1.3 Relacionamentos

 1.4 Dinheiro. A busca desenfreada por dinheiro leva a falência. Falência espiritual.

1.5 Ativismo. Muitos estão envolvidos em atividades, mas sem um propósito para isso. Fazem porque gostam e não sabem se é a vontade de Deus. É o que nós chamamos de obra sem fé.

 2.  Porque damos atenção as Distrações?

 2.1 Porque são atrativas: A todo momento temos diante de nós inúmeras situações em que podemos nos distrair, ou seja, perder o foco daquilo que é a vontade de Deus. Essas coisas nos chamam.

 2.2 Porque são prazerosas: Não perdemos nosso tempo com distrações simplesmente porque não há mais nada a fazer, pois na verdade há muito o que fazer (Lc 10:2 - A Seara é Grande).

 2.3 Porque são viciantes: Tudo aquilo que gostamos e praticamos com certa frequência torna-se algo necessário para nós. Para alguns a declaração é do tipo "é impossível viver sem isso".

 2.4 Porque não sabemos dizer "não": Embora não seja pecado fazer determinadas coisas, há momentos em que precisamos dizer não para elas.

2.5 Porque não valorizamos o que realmente importa: As distrações só tem um lugar privilegiado nas nossas vidas até entendermos que há coisas que realmente são importantes.

3.  Como abriremos mão das distrações?

3.1 Faça uma auto-análise: Olhe a sua volta e veja quais frutos estão sendo produzidos por meio das suas distrações e quais serão produzidos se você realmente se focar naquilo que importa.

3.2 Desfaça a inversão de valores: Se não houver a conscientização de que, no lugar das distrações, será colocado algo muito mais precioso e poderoso, de nada adiantará.

3.3 Conheça o poder da oração: Procure tomar conhecimento de testemunhos de pessoas que vivem uma vida de intimidade com Deus.

3.4 Viva o poder da oração: Somente uma vida de intimidade com Deus pode lhe levar a dizer não para as distrações. 

3.5 Divulgue o poder da oração: Quando testemunhamos o que vivemos como fruto de uma vida de oração, contagiamos outros a viverem uma vida de intimidade com Deus e ganhamos aliados que nos estimularão por meio de seus testemunhos a continuarmos a viver uma vida de oração. 

 

 

 

 

  LIÇÃO: MAIS DE DEUS, MENOS DO MUNDO - Mateus 19.16-23                               PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)

 

  . Domingo, 9h15 – Universidade da Liderança de Células - ULC, no Jardim de Oração.

. Domingo, 8h – EBD / 10h - NCI, no Templo.

. Domingo, 16h / 18h / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.

. Segunda a sexta, 12h – Nação das Causas Impossíveis.

. Segunda a sexta de 6h às 7h – Oração no Templo.

. Terça, 19h30 – Centro de Treinamento em Excelência Cristã (CTEC) e Universidade da Liderança de Células - ULC

. Quarta, 19h30 – Nação das Causas Impossíveis (NCI), no Templo.

  LOUVOR: Deixe o Espírito Santo te usar na seleção do louvor e celebrem ao Senhor!

Introdução

Ao contrário do que o jovem esperava, Jesus lhe dá 4 diretrizes para ter a vida eterna:

1º - "vai, vende tudo o que tens". Jesus não questiona, não argumenta, não senta com o pecador e tenta firmar um contrato bom para ambas as partes.  

2º - "e dá-o aos pobres". Para quem deveria entregar? Manda-o dar aos pobres, isto é, dividir com quem encontrasse e que fosse necessitado. 

3º - "e terás um tesouro no céu". Quem sabe ao medir suas riquezas, contar sua fortuna e as comparar com "um tesouro no céu", apenas um, seu coração já deve ter-se posto em tristeza e lamentação, pois não entendia como poderia ser mais benéfico trocar "tudo" o que tinha, por apenas "um" tesouro, e que ainda estava nos céus.

4º - "e vem, e segue-me". O que levaria um jovem a largar toda sua riqueza e seguir um homem que sequer tinha uma casa própria ou um lugar adequado para banhar-se? 

Façamos agora uma aplicação das verdades deste episódio:

1. Ele era um jovem. Mesmo sendo jovem, ele morreu, pois decidiu seguir os prazeres desse mundo em lugar do tesouro nos céus. Você já teve atitudes semelhantes a dele?.

2. O jovem correu. Ele correu até Jesus e "retirou-se triste". Um homem triste não corre mais, suas forças logo acabam, sua esperança é atacada pelos ladrões do desespero e em breve o máximo que deseja é a morte. Quantos num primeiro momento vão até Cristo, correm até Ele, dizem ter entregado suas vidas ao Salvador, leem a Bíblia, oram, buscam estar na Igreja, mas nunca "venderam tudo o que tinham e seguiram o Senhor". 

 3. Ele era rico. Jesus não nos ensina a vender tudo o que temos, mas, nos alerta para um grande perigo: pode ser que até mesmo suas pequenas moedas estejam lhe fazendo errar o alvo e seguir o caminho largo. Nenhum de nós é como esse jovem rico em sua riqueza, no entanto, todos nós temos alguma riqueza e Cristo nos chama a "vendê-las" e não mais nos apegarmos a elas.

4. Ele era pobre.  As palavras de Jesus eram para que o jovem entendesse sua pobreza espiritual. Cristo deve vir em primeiro lugar. Devemos cessar de gastar o tempo com este mundo e dedicar a vida, cada minuto e segundo na obra do Senhor, do contrário nos retiraremos como o nosso jovem, triste, sem mais esperança de ter a vida eterna.

5. Podemos ser ainda piores que o jovem rico. Note a ligação: obedecer aos mandamentos, fazer a vontade de meu Pai e então ter um tesouro nos céus. Você talvez afirmou confiar no Senhor e agradeceu a Ele por não ser semelhante ao jovem, mas sua vida ecoa as palavras do salmista que afirma ter, "o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite" (Sl 1.2)?

Conclusão: Se há alguém que tem vivido semelhante ao nosso jovem, isto é, achando-se rico, tendo a presunção de ser um crente fiel e desejoso da vida eterna, mas que na verdade nunca renunciou suas "riquezas" e desejos, lhe digo: olhe para a cruz.

 

 

 

 

LIÇÃO: MAIS DE DEUS, MENOS IMATURIDADE – 1Co 13:11

 Introdução

 Temos a oportunidade de escolher aquilo que desejamos fazer. Porém há aqueles que só fazem o que querem; aqueles que fazem o que deve ser feito, mas não sabem porque, e aqueles que fazem o que deve ser feito porque compreendem a importância das atitudes que devem ser tomadas. A pergunta que responderemos hoje é: QUAL A DIFERENÇA ENTRE ESTES TRÊS TIPOS DE PESSOAS?

 1. Imaturos

 Fazem porque querem e pronto. Não há um "porquê" para suas atitudes, pois a base pura e simples é "porque eu quero". As atitudes são tão infundadas que podem ser, rapidamente, substituídas por outras. Estas são facilmente induzidos ao erro. (Efésios 4:11-14)

  • Irresponsabilidade é seu sobrenome. O importante é fazer, não importa as consequências. (Eclesiastes 11:9)
  • São carentes de fundamentos básicos para a vida. (Hebreus 5:11-13)
  • Não podem ser confrontadas, pois, se forem, abrem logo o berreiro. (1 Co 3:1-2)
  • Não sabem esperar o tempo determinado das coisas. Desconhecem o valor das coisas a sua volta. (Esaú - Gn 25). Não compreendem que tudo tem um preço e não estão dispostas a pagá-lo.

 2.  Imaturos disfarçados de maduros

 São os que fazem uma capa de maduros, mas, quando a situação aperta, mostram total imaturidade. São conhecidos também como RELIGIOSOS. Fazem porque alguém os influencia a fazer, mas não entendem o propósito. (1 Co 3:1-11)

  • Não vivem conforme princípios, mas sim conforme regras. Quem se baseia em princípios usa de sabedoria nas decisões, mas quem se baseia em regras não sabe o que fazer em muitas situações.

 3.  Maduros

 São os que estão sempre buscando mais de Deus. (Hb 5:14). Conhecem os princípios divinos. Amam fazer a vontade de Deus porque sabem que ela é boa, perfeita e agradável (Rm12:2).

  • A base de tudo é a Palavra de Deus. São pessoas decididas naquilo que crêem.
  • São pessoas que sabem ser confrontadas, pois são muito mais comprometidos com o crescimento do Reino de Deus do que com seu ego.
  • Estão dispostos a esperar para terem aquilo que é excelente no lugar daquilo que é bom.
  • Sabem mensurar o valor das coisas e tomam suas atitudes de acordo com as prioridades.

 Conclusão

 Como podemos amadurecer em Deus?

 Esteja aberto para a operação do Espírito Santo (caso ainda não tenha entregado a sua vida a Jesus, não perca tempo). Procure estratégias que nasceram no coração de Deus para seu amadurecimento (célula, discipulado, CTEC,...). Esvazie-se de si mesmo e encha-se de Deus por meio de uma vida de intimidade com Ele (leia a Bíblia, ore, viva os propósitos de Deus, jejue,...).

Crescer não é fácil, pois pressupõe estarmos atentos o tempo todo às conseqüências de nossas atitudes. Mas, sem este exercício tão necessário ao amadurecimento, ficaremos estagnados em infantilidades e perderemos a chance de vivermos para os propósitos de Deus para conosco.

 

 

 

 

LIÇÃO: REAÇÃO TRAZIDA PELA LUZ – Êxodo 3 e Atos 9                      

 

INTRODUÇÃO:

 

A palavra REAÇÂO significa “esforço provocado em sentido contrário a uma ação”.  REAÇÂO também significa alterar o estado das coisas, ou seja, mudar atitudes que paralisam/sair da rotina. Hoje, compartilharemos sobre o significado de uma REAÇÃO motivada por Deus. Geralmente, reagimos a estímulos, então, uma REAÇÃO em Deus é ativada quando reagismo ao Seu amor e ao Seu comando em obedecer Sua vontade. Para entendermos melhor tomaremos por base a história de Moisés e Paulo. O momento da REAÇÂO de Moisés (Êxodo 3) acontece quando Deus lhe chama em meio a uma intensa luz dentro de uma sarça ardente. Já o momento da REAÇÂO de Paulo (Atos 9) acontece na estrada de Damasco quando ele cai do cavalo motivado pelo surgimento de uma grande luz. Suas biografias trazem os resultados das reações provocadas por essa LUZ que nos servem de exemplo para a nossa própria produção de REAÇÕES EM DEUS.

 

1- COMO ERAM ANTES E DEPOIS DA REAÇÃO:

 

 

 

MOISÉS (ANTES)

PAULO (ANTES)

a) Fugitivo / medroso / vivia escondido

 

a) Agarrado a religiosidade.

 

b) Acomodado, por 40 anos vivendo no deserto

 

b) Visão míope de Deus.

 

 

 

 

MOISÉS (DEPOIS)

PAULO (DEPOIS)

a) Corajoso. Assume o desafio de confrontar Faraó e todo o Egito

 

a) Conhece o verdadeiro Evangelho que é vida e liberdade em Cristo e desbrava as fronteiras para a proclamação do Reino de Deus

 

b) Sai de sua zona de conforto/estabilidade e vai ao Egito libertar seu povo

 

b) Alarga sua visão do Reino de Deus

 

 

3- SEMELHANÇAS ENTRE MOISÉS E PAULO

3.1. Chamados diretamente pelo próprio Deus;

3.2. Influenciaram multidões: Moisés (Israel) e Paulo (gentios);

3.3. Sofreram oposição: Moisés (Faraó e dos hebreus) e Paulo (judeus);

3.4. Precisaram de pessoas ao seu lado: Moisés (Arão) e Paulo (Barnabé)

4- A NECESSIDADE DA REAÇÃO

4.1. Como temos reagido? O que temos, ou melhor, o que não temos feito para agradar ao Senhor?

4.2. Não temos tempo a perder, pois fomos chamados pelo Senhor para ativar neste mundo os valores e princípios de Deus. Fomos selecionados por Deus assim como Moisés e Paulo para fazer a diferença. Então, sejamos mais ousados, corajosos, criativos e mais preparados para isso.

DESAFIO

Devemos reagir ao comodismo, à estagnação, às tentações, ao pecado, às frustrações, a sermos infrutíferos, a uma vida sem a benção de Deus, etc e levar esta REAÇÃO às famílias, ás células, à igreja, ao trabalho, à escola e faculdade, à vizinhança, aos relacionamentos, etc...

 

 

 

 

 

LIÇÃO: REAGINDO AOS ATAQUES DO INIMIGO – Ezequiel 33:1-9

INTRODUÇÃO:

É impossível falarmos de REAÇÃO sem lembrarmos da 3ª Lei de Newton que diz que toda ação produz uma reação. Temos uma reação para tudo o que acontece em nossas vidas. Ignorando, reagindo negativamente ou positivamente, de alguma forma, reagimos. Será sobre estes tipos de reação que conversaremos hoje.

1. REAÇÃO DE INDIFERENÇA

1.1. Uma das formas de reagir é ignorar. Às vezes, agimos como se nada estivesse acontecendo, portanto reagimos com indiferença. Quando agimos deste modo não queremos encarar a realidade: jovens perdidos, famílias sendo destruídas, drogas para todo o lado, pessoas se prostituindo, células fechando, relacionamentos corrompidos. Como se o combate a estas mazelas da sociedade não fizesse parte de nossa missão como igreja. Pense nisso: "Aqueles que ignoram a realidade dos dias de hoje serão tão culpados das mazelas de amanhã  quanto aqueles que as provocarem."

1.2. Devemos ignorar as mentiras que dizem que não podemos mais fazer nada e encarar de frente as mazelas da sociedade cumprindo nosso papel como igreja.

2. REAÇÃO NEGATIVA

2.1. Em muitas situações temos boas intenções, mas não temos boas reações. Por quê? Alguém já dizia que de ‘boas intenções o inferno está cheio’, para mostrar como muitas pessoas têm boa intenção, mas não sabem controlar seus impulsos, reagindo de maneira negativa. Intenção é a vontade ou propósito da pessoa. Reação é a atitude que a pessoa tem em resposta à situação presente. Certamente você já deve ter caído em alguma armadilha para reagir negativamente. Por isso precisamos aprender como determinar nossas intenções e controlar nossas reações. Jesus orou no Getsêmani, em seguida se entrega à cruz. Se Ele reagisse negativamente seu sacrifício não seria perfeito. (João 18:1-12)

2.2. Temos que buscar sabedoria por meio de um relacionamento intenso com o Espírito Santo para não reagir negativamente, de forma explosiva (afetando outros e mostrando desequilíbrio) ou de forma implosiva (afetando nossa saúde e gerando doenças). (Tiago 1:19-20 /Provérbios 12:25)

3. REAÇÃO POSITIVA

3.1. Para os mal intencionados, vemos que a falta de sabedoria é o principal motivo de reagirem negativamente. Entretanto, confira a solução para este problema em Tiago 1:2-8.

3.2. Outro fato que leva a reagirmos mal é a soberba. A soberba mostra um comportamento que diz com atitudes "Eu sou auto-suficiente. Não preciso de Deus!" ou "Deus me abençoa porque sou o cara". A Bíblia diz que Deus resiste ao soberbo (Tiago 4:6). Portanto, o soberbo vive conforme a sua própria vontade o que o conduz ao erro.

3.3. Muitos reagem negativamente por desistirem, por não se manterem firmes em meio às provas. (Tiago 1:12).

3.4. Por fim, muitos reagem negativamente porque atribuem ao inimigo, as pessoas ou, até mesmo, a Deus a culpa de suas derrotas. (Tiago 1:13-15)

 

 

 

 

 

                               LIÇÃO: REAGINDO AOS GICANTES DA VIDA –  1Samuel 17                     

 

INTRODUÇÃO:

Para ativarmos as REAÇÕES que Deus espera que aconteçam, precisamos de sabedoria, disposição, atitude e alvos. Hoje, veremos isso na vida de alguém que literalmente enfrentou um gigante. E quais seriam os GIGANTES DE SUA VIDA que tentam anular e neutralizar a sua REAÇÃO? Os gigantes (adversidades), para NEUTRALISAR nossa REAÇÃO usam a afronta, que produz medo e tenta nos colocar em um ciclo perigoso: nos pressionar, nos acuar, nos fazer recuar, nos fazer desistir e por fim nos derrotar. Somos convocados nesta noite, assim como Davi, a REAGIRMOS.

1. QUAL A REAÇÃO DOS QUE NÃO CONFIAM EM DEUS?

1.1. Sofrem da “sindrome de gafanhotos”. Em Números 13:28 e 29 temos o relato de 10 espias enviados à Terra Prometida, mas que voltaram derrotados propagando que lá era impossível entrar, pois era uma terra de gigantes. Estagnação e paralisia. Pessoas até posicionadas “vou enfrentar a adversidade!”, mas, na verdade quando chega a hora não demonstram atitude e iniciativa. Supostamente preparados, porém, sem a mínima vocação para a REAÇÃO - 1Samuel 17:16

2. QUAIS AS REAÇÕES DE DAVI QUE DEVEMOS COPIAR?

2.1. Não abandona suas ovelhas e assume o seu encargo - 1 Samuel 17:20

2.2. Não reconhece as dificuldades - 1 Samuel 17:26

2.3. Resiste à oposição - 1 Samuel 17:28

3. QUAIS AS REPERCUSSÕES ÀS NOSSAS REAÇÕES?

3.1. Inspiram e chamam a atenção - 1 Samuel 17:21

3.2. Contagiam - 1 Samuel 17:34-37

3.3. Levam a criarmos nossas próprias técnicas para vencer gigantes - 1 Samuel 17:38-40

3.4. Geram confiança inabalável - 1 Samuel 17:45-47

3.5. Causam REAÇÃO em outros - 1 Samuel 17:52

3.6. Atraem as bênçãos de Deus - 1 Samuel 17:25

4. QUAL O ADESTRAMENTO PARA VENCER GIGANTES?

4.1. Pastorear ovelhas. O hábito de afugentar os inimigos das ovelhas deu habilidade a Davi para usar a funda - 1 Samuel 17:15 – Salmo 23

CONCLUSÃO

Assim como Davi, devemos ficar indignados contra os gigantes da nossa vida (frustração, preguiça, inércia, desânimo, desemprego, doença, depressão, drogas, pornografia e tantos outros) que agem de forma semelhante a Golias: nos iludem com a impressão que são invencíveis. Porém, ficam desorientados quando REAGIMOS. (1 Samuel 17:42). Portanto, REAJA EM DEUS nesta noite contra o gigante que te afronta e veja ele cair por terra em nome do Senhor dos Exércitos. Lembre: Jesus é da mesma linhagem real de Davi e se permanecermos fiéis ao nosso compromisso com Cristo teremos este mesmo DNA: VENCEDORES DE GIGANTES E DIVULGADORES DA GLÓRIA DE DEUS.

DESAFIO

A REAÇÃO de Davi derrotando Golias deu ânimo novo ao exército de Israel para avançar contra seus adversários. Que tal hoje também decidirmos avançar em direção aos propósitos de Deus para nossas vidas, famílias, células e igreja? Seja um campeão de Deus!! 

 

 

 

LIÇÃO: REAGINDO A MENSAGEM DA CRUZ – Isaias 27:2-5

INTRODUÇÃO:

 

Durante a vida, recebemos muitas mensagens. Boas ou ruins, importantes ou não, nenhuma outra mensagem pode ser melhor ou mais importante do que a Mensagem da Cruz, pois, após conhecê-la, temos a oportunidade de mudar nosso destino eterno, nossos conceitos e nosso estilo de vida. Portanto, conversaremos hoje sobre como devemos reagir a Mensagem da Cruz para podermos viver o melhor de Deus aqui na terra.

 

1. RECEBA A MENSAGEM DA CRUZ

 

1.1. Essa etapa funciona como a contemplação de um bem que precisamos apenas resgatar. Este bem é a Salvação. O preço já foi pago, cabe a nós apenas recebê-la. Veja como resgatar esse maravilhoso presente: Leia Rm 10:9-13. Talvez você pense "está muito fácil". E é neste pensamento que muitos se perdem, pois pensam que devem fazer algo muito além de confessar e crer para serem merecedores da salvação. (Lucas 23:39-43)

 

1.2. Não há pessoas que não possam receber a mensagem da Cruz, há pessoas que não querem receber. Pois todos nos encontramos na mesma situação antes de receber esta mensagem (Rm 3:23). Decida hoje receber esta mensagem que mudará sua vida. Confesse que Jesus Cristo é o Senhor e creia de todo o coração que Ele ressuscitou dos mortos.

 

2. VIVA A MENSAGEM DA CRUZ

 

2.1 Se você quiser saber se alguém recebeu genuinamente a mensagem da Cruz em sua vida, basta ver se esta pessoa procura viver esta mensagem, pois aqueles que a recebem genuinamente são profundamente tocados e isto, por sua vez, provoca uma revolução no seu estilo de vida. A mensagem da Cruz não existe apenas para ser recebida, mas também para ser vivida (Mateus 16:24-25). A mensagem da Cruz fala sobre entregar sua própria vida, não apenas para benefício próprio, mas também para benefício do Reino de Deus, ou seja, fala sobre negar a si mesmo e investir sua própria vida em outros, mesmo que não mereçam. Por isto esta mensagem é motivo de escândalo para muitos, pois foge aos padrões de comportamento humano. Mas, nossa vida deve ser a resposta a essas pessoas (Romanos 6:1-4).

 

3. DIVULGUE A MENSAGEM DA CRUZ

 

3.1. Receber a Mensagem da Cruz fala sobre salvação e vivê-la fala sobre um estilo de Vida Vitorioso, mas para que tomemos  conhecimento desta mensagem é necessário que haja quem pregue. O Senhor tem levantado um grande exército que tem buscado fazer isto, mas sempre tem lugar para mais um (2 Tm 4:2-4)e (Romanos 1:16-17). Não é na hora mais cômoda, mas sim na hora necessária que temos que divulgar a mensagem da Cruz. Para aqueles que crêem e desfrutam de uma vida com Deus não há espaço para vergonha na hora de pregar esta mensagem, pelo contrário, há um informe prazer, pois é isto que move nossas vidas.

 

Conclusão

 

Receber, Viver e Divulgar a Mensagem da Cruz é fazer aquilo que Jesus fala em Mt 16:24-25, pois, o mundo, hoje,  vive uma inversão de valores: o que é certo agora é errado e o que é errado agora é certo. Logo, sua reação a esta mensagem deve ser baseada nestes três tópicos que acabamos de conversar para que você viva a Vida de Deus.

 

 

 

LIÇÃO: CHAMADOS PARA CONQUISTAR – Josué 1:1-13                      

INTRODUÇÃO:

Este mês de setembro será de novas conquistas, de ampliarmos horizontes ainda não alcançados. À Moisés o Senhor disse “Manda ao povo que marche!”. À Josué ordena: “Levanta-te agora, passa o Jordão, tu e todo este povo”. Não podemos nos conformar. Temos que seguir a jornada de conquistas evangelizando, discipulando, ensinando e enviando a conquistar as multidões. A trajetória de liderança de Josué é inspiradora. Vejamos quais as características para uma conquista:

ALGUÉM CHAMADO PARA CONQUISTAR (Nm 13.2,8)

Josué participou de todas as etapas da conquista de Canaã. Da análise da terra (espionagem) a sua posse. Deus também tem chamado você para conquistar. O Senhor conta com você. Vamos até o final de 2014 nos firmar mais, dar mais frutos e que esse fruto permaneça.

ALGUÉM OTIMISTA, DE ÂNIMO, CORAJOSO (Nm 13.30)

Junto com Calebe, não aceitou o pessimismo da maioria (Nm 13.28,29), mas  contestou-os dizendo “Subamos animadamente e possuamos a terra”. Deus nos tem chamado para sermos ousados.

ALGUÉM CHEIO DO ESPÍRITO SANTO E SABEDORIA (Nm 27.18, 20)

“Porque Moisés tinha posto sobre ele as suas mãos” (Dt 34.9b). Isto é unção, transferência de autoridade espiritual delegada por um líder. Para crescermos em unidade temos que estar debaixo desse princípio bíblico. 

ALGUÉM CHAMADO COMO SERVO (Js 1.1)

“Moisés servo do Senhor... Josué servo de Moisés”. Josué não nasceu liderando, mas aprendeu com Moisés. A autoridade é conquistada também pela submissão e não apenas pela aptidão (Fp 2.5-13).

ALGUÉM QUE SABE QUANDO DEUS FALA E ESTÁ PRONTO A ATENDER O CHAMADO (Js 1.1) 

“Disse o Senhor a Josué...” Deus falou, fala e continuará falando com seus servos de muitas maneiras (Hb 1.1,2). O líder é o primeiro com quem Deus fala (Nm 12.6-8). Só ouve a voz do Senhor e o atende, aquele que tem intimidade com o Senhor. 

ALGUÉM LEVANTADO E ESCOLHIDO POR DEUS (Js 1.3)

Um servo nas mãos do Senhor se transformou num grande general. Para conquistarmos temos que nos levantar e exercer liderança. Isso requer atitude e compromisso com aquele que nos chamou.

ALGUÉM CHAMADO PARA “PASSAR O JORDÃO” (Js 1.2)

Fomos chamados para ir além e não parar, ainda que nosso Jordão seja uma coisa boa. Siga adiante, pois temos um chamado a ser concluído em 2014. Faça deste mês de setembro um tempo de renovação de compromissos. De crer nas promessas que herdamos como Josué. O Senhor cumprirá suas promessas em nossas vidas neste ano, Creia!!.

 

 

 

 

LIÇÃO: PREPARAÇÃO PARA A CONQUISTA – Josué 1:10-11/3:1-17

 

INTRODUÇÃO:

 

A vida cristã é uma vida de conquistas. Somos primeiramente conquistados por Deus e depois somos chamados a conquistar, a tomar posse das promessas de Deus para nós. Vamos conhecer alguns passos de Josué na preparação para entrar na terra prometida.

 

1. EQUIPANDO-SE PARA ENTRAR NA TERRA (Js 1:1)  

 

O trecho de 1.10-11 nos faz lembrar a travessia do mar vermelho, onde o povo não se preparou para atravessar, mas agora é diferente, o povo deveria se preparar. Deus sempre providenciou tudo o que precisavam no deserto, assim como providencia para nós, às vezes não percebemos esta ajuda. No entanto, a orientação agora era para que providenciassem o mantimento. Isso mostra que chega a hora de tomar posse das promessas e “arregaçar as mangas”.

 

2. MOVIMENTO E DIREÇÃO PARA CONQUISTAR (Js 3:3)

 

O povo recebeu instruções (Js 3:2-4) para marchar de outro jeito. A arca da aliança representava a presença do Soberano (Js 3.11) entre o povo, e quando fosse erguida pelos sacerdotes seria o sinal para que saíssem de suas posições e a seguissem. Isto mostra que numa conquista pode haver movimento e direção. O movimento da arca seria o agir de Deus. Fique atento para o agir de Deus em sua vida, pois Ele está lhe dando a direção a seguir.

 

3. SANTIDADE PARA CONQUISTAR (Js 3:5)

 

A palavra “santifiquem-se” de forma geral significa separação. Sabemos que a santidade é um processo contínuo, depois que conhecemos a Cristo a cada dia ficamos mais parecidos com Ele. A santidade tem que ser crescente para as conquistas, isso nos dá ideia de continuidade. A Bíblia apresenta três conotações sobre santidade: posição, condição e disponibilidade. O povo estava na posição de escolhidos por Deus – Deus me olha através do sangue de Jesus e me enxerga puro e santo. A condição era o exercício da posição, pois o santificar significa caminhar em fé com Deus por meio de um relacionamento íntimo com Ele (oração, jejum, Bíblia) e disponibilidade para Deus, significa não deixar de seguir a direção dada por Ele.

 

CONCLUSÃO:

 

Josué orientou o povo a preparar provisão, a sair de suas posições, a seguir a direção da arca e se santificar. Toda a preparação culmina quando o povo passa o Jordão. Deus entregou a terra prometida aos israelitas; mas eles deveriam ocupá-la. Essa combinação de desafio e oportunidade é a maneira como Deus opera em nossa vida. Para os cristãos a promessa de vitória sobre o pecado foi alcançada por Cristo. No entanto, é preciso reivindicar isso mediante uma vida de fé na obra de Cristo e de fidelidade a Ele (Rm 3-8). A herança da terra serve de modelo para a vida cristã. Assim como tinham que ocupar o território para recebê-lo de Deus, devemos tomar posse de suas bênçãos espirituais em Cristo (Ef 1:3).

 

 

 

 

 

LIÇÃO: IMITADORES DO GRANDE CONQUISTADOR – Josué 17:14-18              

 

Espaço do Líder:

 

. Estamos no Propósito de 21 DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM pela Conferência QG 2014. Mobilize sua célula:

. 1º período: 19 a 25/09 – Oração nas supervisões

. 2º período: 26/09 a 02/10 – Oração de 6h às 7h no Auditório

. 3º período: 03 a 09/10 – Oração de 21h às 22h no Auditório

. Adquira o Manual “21 dias na vida de um líder” no valor de R$-10,00 na Estação da Bíblia

. 27/09, 9h – 2ª Pré-Conferência no Seminário Loucos por Jesus, no Templo Central. Ingresso: R$-20,00

. 27/09, 19h – Mulheres do QG, no Templo.

. 28/09, 9h – A Rede QG vai às ruas para divulgar a Conferência 2014. Saída em frente da igreja

INTRODUÇÃO:

 

Muitas coisas podem ser conquistadas na vida, mas ninguém nunca conquistou e conquistará o que Jesus conquistou na Cruz: nossa salvação. Portanto, servimos ao maior conquistador de todos os tempos. Nem os mais ricos e influentes da sociedade conseguirão conquistar lugares e riquezas que se comparem ao valor de uma vida. Precisamos entender que fomos conquistados para conquistar. Jesus fez a parte mais difícil, cabe a nós tomarmos posse dessas conquistas e aderir ao estilo de vida do Grande Conquistador. E, é justamente sobre este estilo de vida que vamos conversar hoje:

 

1. SOMOS UM POVO NUMEROSO E ABENÇOADO (Josué 17.14)

 

Nós (Igreja de Cristo) somos um povo numeroso e abençoado, pois o amor do Grande Conquistador nos alcançou. O fato de sermos numerosos e abençoados tem um propósito: sermos conquistadores. Como a Igreja Primitiva cresceu tanto? Porque havia unidade entre os irmãos. Onde um estava, sempre outros estavam. A necessidade de um era a necessidade do outro. A unidade é tão poderosa que Jesus diz: “Digo a verdade: Tudo o que vocês ligarem na terra terá sido ligado no céu, e tudo o que vocês desligarem na terra terá sido desligado no céu. “Também digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai que está nos céus. Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles”. (Mateus 18:18-20)

 

2. FOMOS CHAMADOS PARA "LIMPAR O TERRENO" (Josué 17. 15)

 

Deus tem falado claramente a sua Igreja para entrar nas casas, prédios, empresas, escolas, universidades, bairros, cidades e em todos os lugares e "limpar o terreno", dominar e estabelecer o Reino de Deus. Pois este é o estilo de vida do Grande Conquistador. Quando Jesus entra num lugar, as coisas velhas são passado e tudo se faz novo (2Co 5:17). Somos sal da terra e luz do mundo. Quando chegamos em um lugar em trevas, elas se dissipam, ou seja, limpamos o terreno. Somos agentes de transformação. Fomos chamados para implantar o Reino de Deus e onde quer que Ele nos mande, a ordem é esta: limpem o terreno.

 

3. NÃO HÁ LIMITES PARA NÓS (Josué 17. 16-18)

 

Após receber a direção de Josué, os descendentes de José ficaram receosos com a dificuldade que enfrentariam para conquistarem um novo território. Talvez nós também estejamos apenas enxergando as dificuldades, mas veja a resposta de Deus para as nossas vidas nos versículos 17 e 18. Creia, temos autoridade para conquistar novas vidas e lugares, não importa quão difícil isso seja. A medida que conquistamos mais territórios e vidas para Jesus, os lugares tornam-se pequenos demais para nós. Por este motivo, Deus nos envia a lugares desconhecidos para que conquistemos outras famílias e lugares. Quando ativamos o estilo de vida do Grande Conquistador em nossas vidas, não há limites para nós.

 

CONCLUSÃO

 

Fomos chamados para continuar a obra do Grande Conquistador. Portanto, vamos visualizar o terreno que está a nossa frente e avancemos. E, independente de quanto já conquistamos, todo dia teremos novas oportunidades de falarmos do amor de Deus e conquistar mais vidas. Não há limites para nós!! 

 

 

 

LIÇÃO: DO COMUM AO EXTRAORDINÁRIO - Mc 4.20                       

INTRODUÇÃO:

Você tem o DNA do extraordinário, mas talvez viva como uma pessoa comum. Você tem uma semente plantada por Deus em você para fazer grandes coisas. Uma semente é uma promessa, ela pode se tornar uma grande árvore que vive muitos anos ou pode deixar de existir sendo apenas uma promessa. Davi nasceu com seu DNA de rei, de alguém que marcaria para sempre a história. Para viver o propósito de Deus ele precisou romper todos os seus limites. Vamos aprender com Davi para romper todos os limitadores e viver tudo que Deus tem para nossas vidas:

1 – VIVA A REDENÇÃO DO SEU HISTÓRICO FAMILIAR - 1 Sm 16.11

Davi foi esquecido por seu pai. Ele tinha um problema de paternidade. Davi foi rejeitado pelos seus irmãos, que o mandaram de volta para casa e o criticaram quando ele foi vê-los na batalha.  

2 – SUPERE SEU LIMITADOR SOCIAL E FINANCEIRO - 1 Sm 16.1b

Davi era de família pobre e morava em Belém, uma cidade inexpressiva e pequena em Israel. Ele sofreu preconceito até dos seus irmãos (1 Sm 17.28). Viva suas oportunidades, busque fazer a vontade de Deus, faça tudo que você puder fazer e seja feliz com o que Deus te dá! 

3 – ROMPA SEUS LIMITES DE REFERENCIAIS - 1 Sm 18.9-11

O rei da nação era Saul, e ele foi um limitador que Davi teve que superar. Davi não teve um bom exemplo de rei, pois Saul foi medíocre, medroso, rebelde e que tentou matá-lo por ciúmes. Às vezes, os que precisam ser um referencial para você falham. Mas, Davi encontrou liderança, cobertura e crescimento no próprio Deus que não deixou que nada faltasse.

4 – ALCANCE MATURIDADE EMOCIONAL E ESPIRITUAL - 1 Sm 17.33

Davi era muito jovem quando foi chamado. Abrão era muito velho. Não importa. Não permita que a desconfiança da sua idade seja um limitador. Davi era o mais novo e parecia o menos preparado para o desafio, mas na verdade ele era o único preparado por Deus para vencer gigantes. Não importa o que as pessoas pensam, cresça e demonstre que você tem andado com Deus.

5 – SUPERE SEUS MEDOS - Sm 17.32

Todos estavam com medo, mas Davi sabia quem estava com ele!Para que o DNA da semente germine e frutifique, você precisará superar todos os seus medos. Você terá desafios muito grandes. Nada que é bom vem fácil. Tudo tem um preço. Por isso, seja corajoso.

6 – EXERÇA O PRINCÍPIO DA HONRA EM UM MUNDO DESLEAL - 1 Sm 24.6-7

Davi exerceu honra e lealdade na pior situação possível. O seu líder chegou a persegui-lo e tentar matá-lo algumas vezes. Mas Davi fiel até o fim.

7 – ASSUMA SUA VERDADEIRA IDENTIDADE EM CRISTO - 2 Sm 2.4

A linhagem real de Davi era espiritual e não terrena. Você também tem uma linhagem real.

CONCLUSÃO -Jo 12.24

Uma semente não pode germinar na sombra. Ela precisa do sol. Renuncie o pecado e entregue-se a Cristo. Busque o Sol da Justiça e você vai começar a viver de verdade! Por enquanto você é apenas uma semente. Você não pode viver à sombra de outras pessoas. Busque sua própria experiência com Deus. Davi teve a experiência dele, outras pessoas de Deus tiveram também. É o momento de você ter a sua. Ele te chamou para o extraordinário, se afaste do mal e entregue-se ao chamado de Cristo. Ele mesmo fará acontecer o que precisa acontecer na sua vida.