LIÇÃO DE CÉLULA – EU SOU A OFERTA! – Gênesis 4:1-5
PROGRAMAÇÕES NO TEMPLO (Av. Pedro Miranda, 1171)
. Domingo: 8h – EBD / 9h15 / 10h - NCI, no Templo.
. Domingo: 16h / 17h30 / 19h30 – Cultos de Celebração no Templo e Culto infantil no Anexo.
. Segunda a sexta: 12h – Nação das Causas Impossíveis.
. Segunda: 19h30 - Super Célula Rede de Casais
. Segunda a sexta: de 6h às 7h – Oração no Templo.
. Quarta: 19:30 - Culto do Sobrenatural – MISSÃO COM HOMENS E REDE NCI.
. Quinta: 08h00 – Círculo de Oração / 20h - Células
. Sexta: 19h30 – Culto Missão com Mulheres. / 21h30 – Intercessão pelas Redes e Palavra de excelência.
. Sábado: 16h – Super Célula Rede TID.
LOUVOR E ADORAÇÃO: Se você tem motivos para louvar a Deus faço isto agora!
Leia na sua Bíblia o texto de Gênesis 4:1-5. Compartilhe com o grupo a seguinte pergunta: “Porque Deus aceitou a oferta de Abel e recusou a de Caim?”. Vejamos alguns pontos:
I. ABEL USOU O SACRIFÍCIO Gn 4.3-4
1. Abel sacrificou um animal, oferecendo-o ao Senhor, obedecendo os princípios da lei mosaica, mesmo antes que a lei fosse dada no Monte Sinai.
2. Caim antes de oferecer sua oferta de cereais ao Senhor, deveria ter oferecido um sacrifício de sangue, pois o sangue simbolizava o perdão de pecados. O próprio Deus sacrificou um animal para fazer vestimenta e cobrir Adão e Eva.
3. Para que ofertemos para Deus, é necessário passarmos pela expiação de nossos pecados, que só pode acontecer mediante a aceitação do sacrifício do Cordeiro de Deus.
Expiação significa reconciliar-se com Deus por meio de um sacrifício de alguém em substituição ao pecador arrependido. Lembre-se de que a pena estabelecida por Deus ao pecador no jardim do Éden foi a morte. Essa morte é a total separação da presença de Deus. No Antigo Testamento, os substitutos que davam a vida no lugar dos pecadores arrependidos eram os animais. Eles eram sacrificados no lugar do pecador arrependido. Morriam em seu lugar. Dessa forma Deus se satisfazia e perdoava o pecador. Ou seja, sacrifício era aceito por Deus. Jesus Cristo é chamado na Bíblia de “Cordeiro de Deus”. Ele é o nosso substituto. Jesus fez expiação pelos nossos pecados. Ou seja, Ele, um inocente, deu a sua vida, o seu sangue no lugar do nosso, para nos reconciliar com Deus, para que Deus perdoasse os nossos pecados. "No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Jo 1.29.
II. CAIM CUMPRIU APENAS UM RITUAL, ABEL USOU SEU CORAÇÃ
1. Não adianta tentarmos agradar a Deus, somente com aparência religiosa. Deusconhece nossa real intenção e não receberá nossa oferta. Veja o que está escrito em 1 Sm 15.22: "Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros".
2. A oferta de Caim foi recusada, porque faltou o sentimento da verdadeira adoração a Deus. Não podemos nutrir uma relação com Deus de forma apática, fria, distante, banal, superficial. Isso mostra o quanto não o conhecemos, fazendo com que erremos no momento de ofertar e talvez até sermos confundidos com o ímpio (quem não tem fé, incrédulo), a exemplo de Caim. “Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas...” (Hebreus 11:6)
III. ABEL OFERECEU DAS PRIMÍCIAS
1. "Caim trouxe do fruto da terra", Provavelmente, pegou do que sobrava e trouxe ao Senhor.
2. "Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas...". Deusquer das suas primícias, e não da última parte do que você recebe.
CONCLUSÃO
Davi, o grande rei de Israel conhecia bem o Senhor e expôs a forma correta de ofertarmos a Ele: "Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus" (Sl 51.17).
COMPARTILHAMENTO
1. O que mais chamou a sua atenção na lição de hoje?
. ORAÇÃO: Desafie a todos a ofertarem a sua vida ao Senhor
. EVANGELISMO: Programe a ida da caravana da sua célula para o Culto de Celebração do próximo domingo